Niquelândia

Legado Verdes do Cerrado receberá R$ 26 milhões em investimentos da CBA/Reservas Votorantim em 2019

Montante servirá para reforço do potencial da reserva para o desenvolvimento local, projetos de ecoturismo, de educação/conservação ambiental, atividades da “nova economia”; oportunidades para a realização de novas pesquisas científicas; e atividades para geração de negócios sustentáveis em Niquelândia

Para impulsionar o ecoturismo, a educação e a conservação ambiental dos 27 mil hectares de área do bioma Cerrado sob sua proteção, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) irá investir R$ 26 milhões neste ano à manutenção de programas, projetos, campanhas e eventos da “Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado”, em Niquelândia.

A partir acesso pelo quilômetro 210 da rodovia BR-414, pelo Núcleo Engenho, percorre-se mais 30 quilômetros até a área do Legado Verdes do Cerrado, inaugurado em março de 2017 pela CBA.

De acordo com Reginaldo Gratão, gerente da reserva, a articulação de novas parcerias fortaleceu os esforços da Reservas Votorantim para seguir com o trabalho de conservação do Cerrado, feito pela empresa há 40 anos.

Ainda segundo ele, 2018 apresentou saldo favorável à consolidação dos projetos da etapa inicial, com foco na ampliação da atuação socioambiental em novas iniciativas.

“Acreditamos que com o apoio e o engajamento de empresas, entidades, instituições, podemos avançar ainda mais e gerar resultados duradouros para o meio ambiente e para as pessoas”, afirmou o gerente.

CINCO VEZES MAIS MUDAS NESTE ANO – Dentro do conceito conhecido como “Nova Economia”, o Viveiro Engenho terá sua capacidade de produção de mudas aumentada: as atuais 60 mil mudas/ano serão 300 mil mudas/ano, ao final de 2019.

As mudas são comercializadas para empresas, entidades e produtores rurais, além de serem doadas à comunidade em iniciativas de responsabilidade socioambiental.

O banco de sementes do Legado Verdes do Cerrado também está sendo estruturado para profissionalizar a coleta de sementes. Para garantir um plantio de mais qualidade no Viveiro Engenho, as sementes serão tratadas, empacotadas e armazenadas em ambiente refrigerado.

AGROFLORESTA – Também para movimentar a Nova Economia, a agrofloresta a ser implantada este ano prevê o plantio e comercialização, na região, de mudas de espécies frutíferas. Nessa área, anteriormente, eram plantadas mudas de eucalipto.

Ainda em 2019, o Legado Verdes do Cerrado anunciará  investimentos ao estímulo da apicultura; da produção de soja; ao confinamento de gado sustentável; ao arrendamento de reserva legal; e também consultorias ambientais.

PARCERIA COM A FAEG JOVEM – Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes também está mantido em 2019 pelo Legado Verdes do Cerrado, com a previsão de que quatro nascentes sejam recuperadas na região, a exemplo do trabalho feito em 2018 no cercamento da nascente Taquari [Foto: Divulgação/CBA]
ECOTURISMO – Lançado em outubro de 2018, o Legado Experience é a primeira iniciativa de ecoturismo realizada para revelar o potencial de turismo e lazer que a região oferece.

Em 2019, serão realizadas oito edições do Legado Experience. As atrações serão divulgadas em breve para a população, com foco no respeito à natureza; e no estímulo a economia local, reforçando parcerias com empresas, entidades e instituições.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL  – Em 2019, o Legado Verdes do Cerrado continua executando o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) com consultorias para profissionais da rede municipal de ensino e mobilização social. Realizado em parceria com o Instituto Votorantim, o PVE existe há 10 anos em Niquelândia através da CBA. Em 2018, chegou a Uruaçu sob coordenação do Legado.

Através da “Campanha Cerrado Vivo” foram desenvolvidas ações educativas para sensibilizar a comunidade a evitar queimadas. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, houve palestras nas escolas municipais e estaduais e para a comunidade rural, além da realização de oficina de combate a incêndios e produção de abafadores.

CAMPANHA CERRADO VIVO CONTINUA – Trabalho realizado ano passado pelo Legado Verdes do Cerrado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, garantiu palestras nas escolas e nas comunidade rurais. O trabalho ofertou também oficina de combate a incêndios e produção de abafadores [Foto: Divulgação/CBA]
Já o Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes também está mantido em 2019, com a previsão de que quatro nascentes sejam recuperadas na região.

Fruto de parceria com a Faeg Jovem de Niquelândia em 2017, o programa oferta condições adequadas para proprietários de áreas rurais conservarem as matas e nascentes que passam pelos limites de suas fazendas.

PESQUISAS CIENTÍFICAS –  Edital lançado no ano passado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) selecionou, para 2019, quatro projetos científicos de pesquisadores que buscam aprimorar estudos da fauna e flora do Cerrado. Eles terão início em fevereiro.

Dois estudos já realizados continuarão sendo desenvolvidos na área do Legado Verdes do Cerrado. Um deles versa sobre a qualidade da água do Rio Traíras (orientado pela professora Cássia Monalisa, da UEG Niquelândia).

O outro trata-se de uma pesquisa de alometria, para estimar o volume de biomassa e carbono de árvores do Cerrado (orientado pelo professor Fabio Venturoli, da Universidade Federal de Goiás/UFG).

PVE EM URUAÇU – Realizado em parceria com o Instituto Votorantim, o Programa Parceria Votorantim Pela Educação/PVE foi implantado em Uruaçu pelo Legado Verdes do Cerrado em 2018. A iniciativa é mantida há 10 anos pela CBA/Votorantim em Niquelândia [Foto: Divulgação/CBA]

Veja também

Botão Voltar ao topo