Niquelândia

Salários em dia e iluminação natalina tiram prefeitura da escuridão administrativa em 2018

Taxa de Iluminação Pública cobrada nas contas da Enel garantem investimento de R$ 100 mil na decoração natalina das principais praças, monumentos e avenidas da cidade com lâmpadas em led, após regularização da folha de pagamento do servidor público, por determinação do prefeito Fernando Carneiro (PSD)

Hoje, a reportagem é diferente, fora do padrão tradicional que costumamos publicar, com o objetivo de lhe fazer pensar e tocar o coração de todos os moradores de Niquelândia, através do Portal Excelência Notícias.

Já ouviu falar de trevas? No dicionário, trevas é definido como um lugar de densa escuridão onde não se sabe onde começa e nem onde termina.

AVENIDA BRASIL – Trecho entre as praças Silva Júnior e Luiz Taveira, devidamente decorado para o Natal [Foto: Elaine Alves]
Seja por falta de recursos públicos ou mesmo por incapacidade dos antigos gestores da cidade do Norte do Estado, a escuridão administrativa retirou – da população inteira, por quase uma década – o direito de apreciar o colorido das luzes que anunciam a chegada do Menino Jesus, sempre no dia 24, na véspera do Natal.

Aos munícipes, portanto, restava somente a iluminação pública comum – normalmente sem graça – que é vista por todos nós o ano inteiro.

PRAÇA DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ – Por tratar-se de uma praça grande com bastante árvores, os troncos foram ornamentados com iluminação em mangueiras de led; bem como a gruta onde fica a imagem de Nossa Senhora; todo o contorno da fachada da Igreja Matriz; também foram colocados tubos led em algumas das árvores; mangueiras de led no Cruzeiro que fica centro da praça; e também em algumas paineiras desse tradicional espaço público de Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
Mas 2018 está acabando mais feliz, porque o iluminado prefeito Fernando Carneiro (PSD) colocou a folha de pagamento em dia (dos seis meses de seu mandato) do funcionalismo público.

E, de quebra, ainda conseguiu investir R$ 100 mil na decoração de Natal, nas principais ruas e avenidas da cidade, tirando Niquelândia das trevas.

PRAÇA SILVA JÚNIOR – Iluminação no obelisco (monumento em homenagem aos 250 anos de fundação da cidade – 1735/1985) com lâmpadas estrobo, com intenso pisca-pisca na cor branca; arranjos nos canteiros dos jardins da praça; revestimento/contorno do tronco dos ipês com mangueiras de led; e tubos led nas copas das árvores, dando a ideia de um pingo de luz caindo. A reativação da fonte luminosa, após problemas técnicos, fechou o pacote de ornamentação da praça [Foto: Elaine Alves]
O material foi comprado em Goiânia, no mês de setembro, de uma empresa especializada em decoração natalina, mediante licitação.

Luz colorida depende de energia, não apenas daquela que pagamos na conta da Enel Distribuição. Aliás, a legislação em vigor diz que a Taxa de Iluminação Pública cobrada justamente nessas contas pode ser aplicada não apenas nas lâmpadas comuns.

PRAÇA CISALPINO CALDEIRA BRANT – Ornamentação das palmeiras imperiais da rotatória onde está instalada a fonte luminosa, com iluminação em leds [Foto: Elaine Alves]
Esse dinheiro não só pode, como deve ser aplicado, no colorido das lâmpadas que avivam nosso sentimento cristão, segundo o chefe do Executivo.

Mas luz colorida também depende da disposição em fazer, em querer o melhor para Niquelândia.

AVENIDA BRASIL – Foram colocadas 12 estruturas metálicas, no formato de mãos, recobertas com lâmpadas coloridas, nos postes de iluminação pública. A principal avenida de Niquelândia também recebeu parte do total de 20 estruturas metálicas na forma de sino, bastante iluminadas [Foto: Elaine Alves]
Energia essa que a elétrica primeira-dama Juliana Alves Campos tem de sobra, com um coração alegre, à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia.

Porém, decoração não depende apenas de energia, mas também de engenharia, planejamento, gestão.

AVENIDA GETÚLIO VARGAS – Recebeu parte do total de 20 estruturas metálicas na forma de sino, bastante iluminadas, que foram compradas pelo município [Foto: Elaine Alves]
Foi onde entrou também o trabalho do secretário municipal de Urbanismo, Wendell Vitor de Morais (que é arquiteto e urbanista) na execução do serviço com sua equipe de funcionários, implantando as decorações natalinas nos principais pontos da cidade.

Segundo ele, deu-se preferência à iluminação de Natal com lâmpadas em led no sentido de economizar energia; e também porque já existe uma forte tendência, entre as indústrias que fornecem/fabricam esse tipo de material, do predomínio das lâmpadas em led num futuro não muito distante.

PRAÇA LUIZ TAVEIRA/TUCUNARÉ AZUL – Na replica da Serra Negra (onde fica o morro, na parte mais elevada, próximo da cachoeira), foram distribuídas 150 lâmpadas estrobo, com luz branca intensa, em pisca-piscas; contorno nos troncos das árvores e nas palmeiras, com mangueiras de led e piscas em led [Foto: Elaine Alves]
ROTATÓRIA DO POSTO CANOEIRO – Foram instalados 10 refletores coloridos junto à imagem do santo-padroeiro de Niquelândia, São José; e dois pinheiros com 10 metros de altura cada um, com mangueiras de led.

A PALAVRA DO PREFEITO – “Meu objetivo era fazer esta ornamentação de Natal em toda cidade. Porém, como ainda temos poucos recursos, não foi possível cumprir essa meta neste ano. Mas para o ano que vem – como esse material que usamos agora foi comprado e ficará nos estoques da prefeitura – teremos mais recursos em 2019 para investirmos de tal forma que a população dos outros setores possam receber também esse colorido especial, que faz bem para a alma e os corações de todos nós”, comentou o prefeito Fernando Carneiro

Veja também

Botão Voltar ao topo