Niquelândia

Incentivo à leitura marca evento da Educação na Semana das Crianças

Secretaria Municipal de Educação fecha trânsito na Avenida Brasil com palco e estandes das escolas municipais, estaduais e particulares para garantir realização do "1º Criarte - Quem Lê Faz Arte": conhecimento como mola propulsora ao sucesso

Projeto de incentivo à leitura organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Niquelândia, o 1º Criarte – “Quem Lê Faz Arte” – foi realizado entre a manhã da quarta-feira (10) e a noite da quinta-feira (11) em comemoração antecipada ao feriado nacional do Dia das Crianças e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira (12).

O prefeito Fernando Carneiro (PSD); a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliana Alves Campos; e o vice-prefeito Saullo Adorno (PTB) – bem como outros integrantes da atual gestão municipal – prestigiaram o evento organizado pelo titular da pasta da Educação em Niquelândia, professor Wesley Campos. Ele próprio foi uma das atrações para a criançada, ao vestir-se com uma pesada – e quente – fantasia do Pica-Pau, lendário personagem da história dos desenhos animados.

“Existem ‘verbas carimbadas’ para realizarmos eventos como esses e posso dizer que isso aqui (o 1º Criarte) não foi um gasto e sim um investimento na Educação de Niquelândia, que realizamos com muita honra e muita satisfação”, comentou o secretário municipal de Educação de Niquelândia, Wesley Campos, em entrevista ao Portal Excelência Notícias. Na foto, fantasiado de Pica-Pau, Wesley aparece junto do prefeito Fernando Carneiro (PSD) e da primeira-dama Juliana Campos (Foto: Euclides Oliveira)

Nos dois dias de evento, um trecho da Avenida Brasil – principal corredor comercial do município do Norte do Estado – ficou interditado nas imediações de uma agência bancária e da Praça do Tucunaré Azul para que uma grande estrutura com toldos servisse como palco de apresentações teatrais e culturais.

Participaram alunos e docentes de seis escolas municipais da área urbana; de onze escolas municipais da zona rural; de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS); de cinco escolas estaduais; de duas escolas particulares; da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); bem como funcionários públicos lotados no Centro Cultural Senador José Ermírio de Morais; e na Biblioteca Municipal.

Estrutura com tendas montadas na Avenida Brasil garantiu que escolas das redes pública (municipal e estadual) e particulares de Niquelãndia mostrassem seu trabalhos à comunidade. O único ponto negativo foi o fechamento da avenida e os prejuízos à circulação de veículos na região central da cidade, onde o trânsito ficou ainda mais caótico com dois dias de interdição do principal corredor comercial da cidade (Foto: Euclides Oliveira)

Em tendas menores – instaladas nos dois lados da avenida e na Rua Romão Rocha, que faz lateral com o prédio do Poder Executivo – tais instituições mostraram à comunidade niquelandense o que estão fazendo para estimular e envolver as crianças e adolescentes do município com atividades de leitura (algo tão difícil hoje, na era dos smartphones) de tal forma que a comunidade em geral também se envolva nesse processo de letramento, sempre com foco na auto-estima.

De acordo com Wesley Campos, houve diversas atividades culturais nos dois dias de realização do 1º Criarte em Niquelândia, a saber: coreografias; paródias; desenhos; pinturas faciais; contação de histórias; arrecadação de livros literários; estandes temáticos; área de lazer; praça de alimentação; brincadeiras dirigidas; e show com palhaços, dentre outras atrações.

Na Rua Romão Rocha, lateral à sede do Poder Executivo, houve atividades recreativas e de lazer às crianças que participaram ativamente da extensa programação do 1º Criarte – Quem Lê Faz Arte, em Niquelândia (Foto: Euclides Oliveira)

Com atividades notadamente diferente das realizadas pelos alunos em sala de aula, o secretário destacou que o evento objetivou a alegria na promoção da aprendizagem através de momentos de descontração e de socialização; o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas; das capacidades interpretativas e criativas; auxílio no desenvolvimento pessoal e na construção da própria identidade; e a conscientização sobre seus direitos e deveres ainda na idade escolar, para que sejam adultos responsáveis no futuro.

Wesley Campos, titular da pasta da Educação, com o vereador Jonas Barbosa, na entrega de bicicleta para estudante sorteada com o prêmio doado pelo representante do Legislativo, ao final do evento na noite da quinta-feira/11 [Foto: Elaine Alves]
Na abertura do evento, em entrevista à imprensa local, o secretário municipal de Educação também rebateu críticas nas redes sociais sobre os custos necessários à realização do evento num momento em que a administração do prefeito Fernando Carneiro ainda enfrenta dificuldades para colocar os salários do funcionalismo público em dia.

Segundo Wesley, além do apoio de entidades-parceiras à minimização do que foi investido na estrutura do 1º Criarte, existem verbas específicas para eventos públicos que ofereçam estímulo à melhoria/aprimoramento da Educação da Rede Pública, cuja finalidade não pode ser desviada e/ou direcionada para suprir despesas com pessoal.

Crianças formaram filas na Rua Romão Rocha, ao lado de uma agência bancária, para receberem pinturas faciais coloridas e divertidas, um dos pontos altos da extensa programação do 1º Criarte: Educação nas ruas, como atividade transformadora, mostrando o trabalho das escolas à população de Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
O QUE DISSE O SECRETÁRIO – “Fizemos essa longa programação, com muita festa, muita alegria e muita brincadeira para comemorarmos o Dia das Crianças, mas sem nos esquecermos da leitura e da escrita. Para nós, esse foi um evento muito importante para alavancarmos a Educação de Niquelândia, mais uma vez. Conseguimos parceiros à realização do evento mas é claro que nós (o Executivo) tivemos que entrar com algum recurso, também. Porém, existem ‘verbas carimbadas’ para tal finalidade e posso dizer que isso aqui (o 1º Criarte) não foi um gasto e sim um investimento na Educação de Niquelândia, que realizamos com muita honra e muita satisfação. Estive com o novo secretário de Finanças e ele já se pronunciou que na próxima semana, certamente, fará o pagamento dos profissionais da Educação, referente ao mês de setembro. É bem verdade que ainda vivemos dias difíceis por esse aspecto, mas precisamos olhar à frente, buscando novos rumos para a Educação. Mostrar para a comunidade em geral, o que está sendo feito em sala de aula, que nos garantiu nota 5,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi um dos nossos objetivos com a montagens desses estandes”, comentou o secretário de Educação de Niquelândia.

Nos estandes montados pelas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares de Niquelândia, o público pôde conferir os trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, frutos de ações educacionais que nem sempre chegam ao conhecimento de uma cidade do porte de Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo