Niquelândia

Sebrae promove curso sobre empreendimento coletivo em parceria com o pacto de Niquelândia

A capacitação é mais uma etapa para a criação da associação que terá o nome de Razem Elias Abrão, pioneiro na piscicultura em Serra da Mesa.

Em continuidade ao processo de criação da Associação de Aquicultura e Guias de Pesca Esportiva de Serra da Mesa “Razem Elias Abrão” – Aquamesa, participantes da palestra “Despertando para o Associativismo”, realizada no dia 26 de junho, em Niquelândia, agendaram o próximo encontro para os dias 10 e 11 de julho, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia – Acin. A associação levará o nome de Razem Elias Abrão, fundador da empresa Lake´ Fish e pioneiro na piscicultura em Serra da Mesa. Durante o encontro será promovido curso, realizado pelo Sebrae, com o tema “Planejando o Empreendimento Coletivo, abrangendo a piscicultura, guia de pesca esportiva e pousadas.

As parcerias são fundamentais para a criação da associação (Fotos: Pacto de Niquelândia)
As parcerias são fundamentais para a criação da associação (Fotos: Pacto de Niquelândia)

Durante a palestra do encontro anterior, foram abordadas as características das pessoas jurídicas e direito privado, a cooperação, participação e estrada grupal, associativismo e cooperativismo, o despertar para o associativismo e apresentação e integração árvore de valores. O palestrante, Ronaldo Adriano, consultor do Sebrae, pontuou que com a capacitação, os participantes passam a reconhecer valores, princípios e atitudes indispensáveis ao sucesso de um empreendimento coletivo. E, também decidir sobre a sua participação direta no processo desse empreendimento.
“O ditado, a união faz a força, expressa bem a ideia do que é o associativismo. O objetivo é contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios, desenvolvendo as atividades geradoras de emprego e renda, e fomentando o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais”, explicou Ronaldo.

A capacitação visa despertar na comunidade a importância do associativismo (Fotos: Pacto de Niquelândia)
A capacitação visa despertar na comunidade a importância do associativismo (Fotos: Pacto de Niquelândia)

A coordenadora de infraestrutura e Meio Ambiente do Pacto de Niquelândia, Geane Cristine, falou da importância das parcerias, destacando o papel do Sebrae Goiás e da Acin, para a criação da associação. “Em nome da Rubia Karla, que é a gerente regional do Sebrae e do Almir Pedrozo eu agradeço a todas as parcerias que ai nos possibilitar organizar e incentivar a produção, fomentando a economia do município e região. E, consequentemente, o aumento no número de emprego e na renda, além do fortalecimento do comércio local”, finalizou Geane.

Durante a palestra foi agendada a próxima a reunião para a criação da associação (Fotos: Pacto de Niquelândia)
Durante a palestra foi agendada a próxima a reunião para a criação da associação (Fotos: Pacto de Niquelândia)

Durante a palestra, o analista ambiental do Ibama e coordenador do Projeto de Monitoramento de Peixes de Serra da Mesa, Ar Soares, explanou sobre as ações desenvolvidas pelo Ibama, na região. O coordenador Regional do Senar Goiás, apresentou os serviços de assistência técnica e capacitações que são oferecidos para os participantes do segmento.

Veja também

Botão Voltar ao topo