Uruaçu

Paróquia São José Operário é ‘visitada’ por ladrões na madrugada

Crésio Rodrigues da Silva, pároco da igreja em Uruaçu, relatou na delegacia prejuízo de R$ 5 mil com a ação dos marginais, que levaram objetos sacros usados em missas

A Paróquia São José Operário – no Setor Aeroporto, em Uruaçu – foi ‘visitada’ por ladrões na madrugada desta quinta-feira (8), provando assim que a bandidagem sequer tem escrúpulos com as coisas de Deus e com a própria Igreja Católica.

De acordo com a ocorrência registrada pelo pároco Cresio Rodrigues da Silva na Delegacia da Polícia Civil do município de 40 mil habitantes, ele trancou o local por volta das 22 horas na noite da quarta-feira (7) como de costume.

Por volta das 7h30 de hoje, o secretário da paróquia chegou para trabalhar e logo notou que o cadeado da porta lateral da igreja havia sido arrombado.

Na sequência, percebeu também que a porta de acesso à sacristia também foi violada. O religioso, na DP, atestou que os criminosos fizeram “total baderna” na igreja, revirando gavetas e armários.

Num primeiro momento, padre Crésio relatou ao delegado Bernardo Comunale que subtraídos objetos sacros como uma patena (recipiente semelhante a um prato, utilizado nas missas onde se consagra o pão e o vinho); uma âmbula (recipiente com tampa utilizado para guardar e distribuir as hóstias sagradas durante a Comunhão); e um cálice (recipiente quase cilíndrico usado na consagração do vinho, pelo sacerdote).

Fora isso, os larápios também furtaram uma caixa de retorno de som. O religioso estimou os prejuízos da Paróquia São José Operário em R$ 5.000,00 inicialmente.

Porém, o valor pode aumentar já que padre Crésio faria um levantamento mais minucioso do que teria sido levado, para apresentar à autoridade policial. A Polícia Técnico-Científica de Uruaçu periciou a igreja para a coleta de impressões digitais que possam identificar os autores do delito.

“Eles vasculharam tudo. Foi uma verdadeira invasão.  Não temos pistas de quem é a pessoa; ou de quem são as pessoas que entraram aqui (na paróquia). E não foi a primeira vez, comigo foram três vezes (que ocorreram furtos). Mas antes, com outros colegas (ex-párocos) já houve invasão e furto/roubo nesta igreja. É uma pena, uma grande pena”, comentou padre Crésio em áudio enviado ao WhatsApp do Portal Excelência Notícias às 21h45 desta quinta-feira (8).

Porta arrombada e armário revirado na Sacristia da Paróquia São José Operário, em Uruaçu: Igreja Católica segue como alvo de ladrões em várias cidades do Norte do Estado (Fotos: Reprodução/Whats App  – Montagem: Portal Excelência Notícias)

Veja também

Botão Voltar ao topo