Porangatu

Sebrae faz balanço da 1ª fase do Programa Líder no Norte do Estado

Municípios da região estão na lista de 370 cidades em 16 Estados que o Sebrae Nacional colocou na lista de maior potencial de crescimento no Brasil

Articulação, planejamento e gestão regional com foco na mobilização, qualificação e integração de lideranças para o desenvolvimento dos 370 municípios de 16 estados que integram 31 regiões com maior potencial de crescimento no Brasil. Essas são as metas do Programa Líder do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, em Goiás, escolheu o Norte do Estado como uma das novas vitrines do País em empreendedorismo integrado com o Poder Público, com a iniciativa privada e também com o chamado Terceiro Setor.

Porangatu; Alto Horizonte; Campinorte; Colinas do Sul; Estrela do Norte; Mara Rosa; Minaçu; Niquelândia; Nova Iguaçu de Goiás; Trombas; e Uruaçu são as cidades que integram o Programa Líder Norte do Sebrae.

Após um ano de atividades, o resultado da primeira etapa desse trabalho de longo prazo – que contou com sete reuniões anteriores distintas – foi exposto na manhã do sábado (5) em grande evento no auditório da Associação Comercial e Industrial de Porangatu (ACIAP), com a presença de diversas autoridades políticas como deputado federal Daniel Vilela/MDB, que é pré-candidato ao Governo de Goiás; do prefeito-anfitrião Pedro Fernandes (PSDB); do diretor-técnico do Sebrae em Goiás Wanderson Portugal; e do superintendente da entidade no Estado, Igor Montenegro.

Na oportunidade, foram apresentadas as opções estratégicas do projeto para o Norte Goiano nas áreas de Gestão, Agronegócio, Turismo, Educação e Logística. Prevê-se a elaboração de um Pacto de Cooperação Regional; a criação da Fundação de Desenvolvimento; a implantação de cursos de nível superior focados na avocação econômica regional; bem como a diversificação/criação de novas vias de escoamento da produção de grãos e outros insumos/produtos, além do melhoramento das vias já existentes.

A segunda fase do programa tratará, efetivamente, da implantação do projeto que visa garantir dias melhores para a Região Norte, que transforme a realidade das famílias como parte integrante do surgimento de um novo retrato socioeconômico do país.  Porangatu, como se sabe, é cidade-polo da Região Norte onde o Sebrae possui um escritório regional atualmente sob a gerência de Rubya Karla Araújo.

Ela sucedeu o então gerente Augusto Almeida Netto na unidade, que hoje atua como gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae na capital. Outra presença importante em Porangatu foi de André Ligório, um dos coordenadores nacionais do Programa Líder, representando o presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ligório crê que o Norte Goiano está se apossando do próprio futuro com a aplicação do Programa Líder no plano regional.

Os professores Inocêncio Magela Oliveira e Augusto Portugal atuaram como instrutores do Sebrae em todos os encontros de capacitação. O prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz, o Cabo Borges (PSD); e o chefe do Executivo de Porangatu tiveram 100% de comparecimento nas atividades. De acordo com Pedro Fernandes, o êxito desse processo depende do envolvimento de várias mãos sem vaidades pessoais; sem questões religiosas; e sem paixões partidárias

“Atingimos todas as metas estabelecidas para esta primeira fase. A participação efetiva dos agentes nos encontros foi um ponto determinante, o que demonstrou o grande interesse da sociedade em construir de forma significativa o desenvolvimento da Região Norte através do Programa Líder”, comentou a gerente regional do Sebrae em Porangatu.

Superintendente do Sebrae em Goiás destaca experiência de pequena cidade portuguesa que se tornou a segunda maior produtora mundial de energia solar

De acordo com o superintendente do Sebrae em Goiás, Igor Montenegro, a comunidade dos municípios do Norte Goiano incluídas no Programa Líder precisam preparar-se de forma constante para reinventar e recriar mecanismos para a superação dos desafios que irão surgir com o advento de novas tecnologias que implicarão em novas metodologias na economia mundial que terão reflexo direto no mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com ele, o Governo de Goiás tem sido um grande parceiro do Sebrae no desenvolvimento do empreendedorismo no Estado com diversas parcerias em ações nas áreas de Informação e Orientação ao Empresário; de Simplificação do Ambiente Empreendedor; de Abertura e Fechamento de Empresas; de Atendimento aos Empreendedores; e de Fortalecimento ao Ecossistema de Empreendedorismo.

Segundo Igor Montenegro, anos atrás ele esteve em Portugal numa comitiva da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (Sudeco) para conhecer as experiências do país europeu – língua-mãe do Brasil – para melhorar a vida dos portugueses na cidade de Amareleja, de 5 mil habitantes na região do Alentejo, distante 210 quilômetros de Lisboa.

Lá, nessa localidade, Igor Montenegro disse ter presenciado o compromisso da sociedade portuguesa com o desenvolvimento onde um grupo de pessoas decidiu que Amareleja seria a sede do maior empreendimento de geração de energia solar de toda a Europa. Ideia essa que era o sonho deles e que pouca gente acreditava, segundo Igor, que isso pudesse ocorrer.

Viajaram a Europa toda e foram até a China para conseguir investidores à ousada iniciativa já que o entorno de Amareleja é uma das regiões com maior incidência de sol de toda a Europa.

A cidade conseguiu tal investimento e, segundo o presidente do Sebrae Goiás, Amareleja hoje se destaca não apenas na Europa mas em todo o mundo na produção de energia solar, estando hoje em segundo lugar atrás apenas da China.

Por isso, segundo Igor, o Norte de Goiás precisa acreditar nas suas potencialidades e buscar todas as maneiras possíveis de crescer cada vez mais no cenário goiano e nacional.

“Mas nada disso teria acontecido em Portugal se não fosse o sonho e o trabalho do povo daquela cidade. E a única exigência que eles fizeram, para os investidores, que os empregos gerados pela usina de energia solar, fossem gerados na própria cidade e que os impostos fossem reinvestidos naquela região, que era uma das mais pobres de Portugal e de toda a Europa. Por isso é que trago a vocês a esperança de que é possível fazer do Projeto Líder, desenvolvido aqui na Região Norte, um projeto de impacto que será modelo para a implantação em todo o Estado. Em nível nacional, o Líder começou no Sul do Brasil e quando foi concluído por lá, outros cinco Estados poderiam desenvolver a segunda fase do programa; e lutamos para que Goiás fosse um desses Estados. Conseguimos vencer e aí veio outra decisão difícil, de escolher qual região de Goiás abrigaria o Líder, porque todas as regiões são importantes. Pensando muito nas necessidades e características de cada uma delas, decidimos escolher a Região Norte por causa da sua gente; da sua sociedade articulada; da sua capacidade de união; por causa da força do seu empreendedorismo; e do dinamismo de sua economia, mas que ainda possui inúmeros desafios para enfrentar. Sabíamos, por esse conjunto de fatores, que o Líder Norte seria crucial para a implantação desse projeto nas demais regiões do Estado. Em nenhum momento, o Norte de Goiás decepcionou o Brasil porque esse foi um dos melhores palcos do Líder em nosso País”, discursou Igor Montenegro. Na oportunidade, o presidente do Sebrae anunciou que os municípios goianos do Entorno de Brasília serão os próximos a serem atendidos pelo programa.

Igor Montenegro, superintendente do Sebrae em Goiás, destacou experiência de cidade portuguesa como referência positiva para que o Norte de Goiás intensifique seu crescimento econômico (Foto: Euclides Oliveira)

OUTROS LÍDERES QUE ESTIVERAM EM PORANGATU – Além dos nomes já citados nesta reportagem do Portal Excelência Notícias (único veículo de comunicação de Niquelândia que fez cobertura presencial do evento em Porangatu) participaram do evento na Aciap o ex-deputado federal Carlos Alberto Leréia, de Minaçu, em nome do governador José Eliton Júnior (PSDB); o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), Gustavo Dourado; o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Pedro Chaves (MDB), os deputados estaduais José Nelto (Podemos) e Júlio da Retífica (PTB), ex-prefeito de Porangatu e ex-presidente da Aciap; o prefeito de Campinorte, Francisco Correa Sobrinho, o Chicão (PROS); a analista de Relacionamento com as Comunidades da Yamana Gold/Mineração Maracá, Josielle Padilha Silvestre; o gerente-geral da planta da Companhia Brasileira de Alumínio/CBA – Votorantim de Niquelândia, Marcos Antônio Augusto; e o mobilizador do programa Parceria Votorantim Pela Educação/PVE, João Montenegro.

Representantes do “Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento de Niquelândia” também participaram do evento representando o município, com destaque ao pronunciamento da ex-secretária de Cultura da cidade, Ana Mathilde Martins de Souza, sobre os aspectos que desenvolveu em seu Grupo de Trabalho para fomentar as expressões artísticas, culturais e turísticas dos municípios atendidos pelo Líder Norte.

Por fim, participaram do evento diversos vice-prefeitos; presidentes de associações comerciais; de sindicatos rurais; e de câmaras municipais; bem como secretários municipais de várias cidades e demais vereadores de diversas localidades.

O advogado e presidente da Aciap, Márcio Luís da Silva – que cumpre seu segundo mandato à frente da entidade classista porangatuense, também participou ativamente da mesa de trabalhos no último final de semana juntamente com as autoridades e com o corpo diretivo do Sebrae Goiás.

“Meu Norte Goiano é assim, de riquezas, minérios sem fim. De água doce e cristalina, lindas cachoeiras, ouro na bateia. Frutos do Cerrado, cheiro do piqui. Ê meu Norte de Goiás, lugar de se viver. O coração do Brasil está no Norte Goiano”. Esse foi um dos trechos da Canção do Norte Goiano, apresentada em vídeo no evento, que foi aplaudida de pé por todos os presentes. (com informações da assessoria de imprensa da Gerencia Regional do Sebrae em Porangatu)

Líderes da Região Norte em momento de puro congraçamento no encerramento da primeira fase do Programa Líder do Sebrae, em Porangatu (Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo