Niquelândia

Foco In Cena: CBA/Votorantim garante oficinas de teatro, dança e artes plásticas para jovens

Pais e mães também serão capacitados em oficinas de corte e costura; de culinária; e de plantio de mudas: responsabilidade social

Projeto cultural idealizado pela empresa Cena Empresarial (de Goiânia) – em parceria com a planta da Companhia Brasileira de Alumíno (CBA/Votorantim Metais) em Niquelândia – está ofertado oficinas de teatro, dança e artes plásticas para 80 crianças e adolescentes em situação de risco social, na cidade do Norte do Estado.

“Foco In Cena” é o nome da atividade iniciada em abril e que terá sequência ao longo deste ano de 2018, com atividades também voltadas ao pais e mães dos jovens-beneficiários do projeto (como oficinas de corte e costura, culinária e plantio de mudas) que possuem grande grau de aproveitamento pelos adultos.

Segundo a diretora Renata Caetano, da Cena Empresarial, o objetivo é utilizar a arte como instrumento de educação para que os participantes reflitam sobre os desafios das relações humanas, com foco no incentivo à mobilização para a construção de uma vida melhor na comunidade niquelandense, com ênfase em três plataformas: 1)Artes; 2)Saúde, Meio- Ambiente e Sustentabilidade; e 3) Economia Criativa e Solidária. Renata crê que o trabalho contribuirá para formar cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel transformador na sociedade local.

ATIVIDADES PREVISTAS – O projeto “Foco In Cena” prevê, em sua “Plataforma das Artes”, a realização da oficina “Aprendizes do Corpo Inteiro” com enfoques divididos por módulos dos seguintes temas: em abril, no primeiro mês de atividades, as consequências do “Bullying” foi amplamente debatido.

O termo em inglês, como se sabe, diz respeito aos atos de violência física ou psicológica (intencionais e repetidos) praticados por um indivíduo (ou grupo de indivíduos no ambiente escolar, por exemplo. Tais situações constrangedoras provocam dor e angústia em suas vítimas, já que normalmente são covardemente executadas por meio de uma relação desigual de poder.

Neste mês de maio e também em junho, o trabalho enfocará “Literatura Africana”, seguido por “Meio Ambiente (em agosto e setembro); e por “Temas Universais” (em outubro  e novembro). A “Plataforma das Artes” quer mostrar às crianças e jovens a importância – pela percepção corporal – das emoções e dos sentimentos no trato com o outro e consigo mesmo.

Na “Plataforma Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, os trabalhos serão destinados às mães e pais de crianças e jovens contemplados pelo projeto, objetivando promoção de hábitos alimentares saudáveis com o resgate dos saberes de usos caseiros de plantas medicinais, por meio de atividades de criação de horta.

Por último, na “Plataforma Economia Criativa e Solidária”, o projeto Foco In Cena vai contribuir para a melhoria da renda das famílias, por meio da profissionalização em oficinas de corte e costura.

“Com o Foco In Cena, acreditamos que ampliaremos os horizontes de crianças, jovens e suas famílias, com atividades que os ajudem a vislumbrar caminhos que estão ao alcance deles para crescer”, disse o gerente geral da CBA/Votorantim Metais em Niquelândia, Marcos Antônio Augusto. (com informações da assessoria de imprentsa da CBA/Votorantim)

Atividades de expressão corporal, como dança, também estão sendo ministradas no Projeto Foco In Cena, em Niquelândia (Foto: Divulgação/CBA)

Veja também

Botão Voltar ao topo