Niquelândia

Legado Verdes do Cerrado comemora 1º ano de fundação

Reserva Ambiental da CBA/Votorantim teve resultados expressivos em 2017

Com 27 mil hectares de área do bioma Cerrado protegidos pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a “Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado” completou seu primeiro ano de criação entre a manhã e a tarde da sexta-feira (23) em Niquelândia. Na oportunidade, representantes das entidades-parceiras da iniciativa foram recepcionados na entrada do Núcleo Engenho (quilômetro 210 da rodovia BR-414) pelo diretor das Reservas Votorantim, David Canassa, em programação aberta com um plantio de mudas; seguida pela caminhada pela “Trilha do Campo Cerrado” e almoço-festivo no Mirante do Engenho (onde há belíssima vista panorâmica da Natureza). O término se deu com nova caminhada, desta vez pela Trilha do Rio Traíras (que exigiu um pouco mais dos convidados, por conta do relevo bastante acidentado) onde ainda é possível ver suas águas completamente límpidas.

No rol de parceiros do projeto – que também possui 5 mil hectares dedicados à pecuária, produção de soja e silvicultura – estão o Instituto Votorantim; as Reservas Votorantim; a Confederação Nacional da Agricultura (CNA); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrado; a Conservação Internacional; a Universidade de Brasília (UnB); a Universidade Federal de Goiás (UFG); o Governo de Goiás (por meio da UEG e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Secima) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Ou seja, trata-se de uma verdadeira soma de esforços à conservação das nascentes do Rio Traíras (de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia); do Rio do Peixe; e do Rio São Bento, que fazem parte do Núcleo Engenho; e Santo Antônio da Serra Negra (nas proximidades do Lago da Serra da Mesa).

Segundo o diretor de Reservas Votorantim, o mapeamento feito no Traíras reafirmou a qualidade de suas águas; sua conservação; e sua importância para a população do município do Norte do Estado, com uma descoberta interessante: dentro do Legado, o Traíras possui 90 quilômetros de extensão, em vez dos 50 quilômetros inicialmente previstos.

Em linhas gerais, segundo Canassa, houve significativo avanço no desenvolvimento das novas atividades anunciadas em março de 2017 como viveiro de mudas de frutos do cerrado; de reflorestamento; de educação ambiental, ecoturismo e apicultura. No caso específico das abelhas, destacou o diretor, elas são importante indicador de qualidade ambiental pois, quando morrem, é sinal de que alguma coisa na plantação não está indo muito bem.

“Trata-se de uma nova proposta de trabalho no campo com utilização deste território (o Legado) da forma mais inteligente possível, unindo conservação com negócios tradicionais. Na área conservada, neste primeiro ano, avançamos bastante com as pesquisas com o apoio das três universidades (UEG/UFG/UnB); do Serviço Florestal Brasileiro; e das outras entidades. Inclusive, outras universidades estão se aproximando do Legado para dar início em outros trabalhos. Através da UFG, houve um estudo de Alometria que servirá de base de cálculo à medição da quantidade de carbono que todo Cerrado brasileiro guarda, junto com pesquisadores de outras unidades de conservação”, comentou David Canassa.

Segundo ele, a primeira colheita de soja plantada em 500 hectares de área da reserva, neste primeiro ano, foi vendida para o exterior. E o sucesso dessa atividade duplicou a área plantada para 1.000 hectares em 2018. Na sequência das atividades do Legado Verde do Cerrado neste ano, o diretor espera ampliar a inteligência no desenvolvimento dessas atividades tradicionais, a partir da integração lavoura-pecuária-floresta; e da pesquisa sintrópica para estudar como alimentos plantados no modo convencional se comportam em sistemas agroflorestais manejados (caso do Legado Verde do Cerrado) que seguem os princípios da agricultura sustentável.

GALERIA DE IMAGENS

Catireiros Os Soberanos, de Niquelândia
Catireiros Os Soberanos, de Niquelândia, durante evento que marcou o 1º ano da reserva (Foto: Euclides Oliveira)
David Canassa, diretor de Reservas Votorantim
David Canassa, diretor de Reservas Votorantim, fez balanço e apresentou planos para 2018 (Foto: Euclides Oliveira)
Giuliano (Legado) deu orientações para a caminhada na Trilha do Rio Traíras
Giuliano (Legado) orientou participantes para a difícil caminhada na Trilha do Rio Traíras (Foto: Euclides Oliveira)
Foto-Parceiros do projeto Legado Verde do Cerrado foram recebidos na reserva pela CBA
Parceiros do Legado Verde do Cerrado participaram de um almoço festivo no evento da CBA (Foto: Euclides Oliveira)
Plantio de mudas para marcar o 1º ano do Legado Verde
Entidades-parceiras do projeto plantaram mudas para marcar o 1º ano do Legado Verde (Foto: Euclides Oliveira)
Rio Traíras, ainda protegido, dentro do Legado Verde do Cerrado
Rio Traíras, ainda protegido, dentro do Legado Verde do Cerrado (Foto: Euclides Oliveira)
Rio Traíras, ainda protegido, dentro do Legado Verde do Cerrado
Rio Traíras possui 90 quilômetros de extensão dentro da área do Legado Verde (Foto: Euclides Oliveira)
Trilha do Rio Traíras
Participantes abusaram do protetor solar e mangas compridas para suportar o sol forte (Foto: Euclides Oliveira)
Trilha do Rio Traíras
Caminhada na Trilha do Rio Traíras apresentou certo grau de dificuldade para os novatos (Foto: Euclides Oliveira)
Trilha do Rio Traíras
Trilha do Rio Traíras: rara contemplação da Natureza em área preservada pela CBA/Votorantim (Foto: Euclides Oliveira)
Trilha do Rio Traíras
Vista panorâmica da área do Legado Verde do Cerrado, pela Trilha do Rio Traíras (Foto: Euclides Oliveira)

     

    Veja também

    Botão Voltar ao topo