Goiânia

CONSUMO CONSCIENTE – Saneago alerta para importância de economizar água durante estiagem em Goiás

Segundo a companhia, órgãos oficiais de meteorologia apontam a possibilidade de formação de um Super El Niño: fenômeno pode contribuir para temperaturas elevadas no Centro-Oeste e para o agravamento da irregularidade das chuvas

A possibilidade de chuva nos próximos dias deve trazer algum alívio para o calor em Goiás, mas não representa, por enquanto, o fim do período de estiagem.

De acordo com a Saneago, as precipitações previstas tendem a ocorrer de forma isolada e passageira, sem volume suficiente para recuperar a umidade do solo e os níveis dos mananciais.

Diante desse cenário, a companhia reforça a necessidade de que a população mantenha hábitos de consumo consciente de água, mesmo nos dias em que houver registro de chuva.

“A chuva pontual não significa que o período de estiagem terminou. Precisamos de chuvas regulares e em quantidade suficiente para recuperar os mananciais. Por isso, é importante que a população continue utilizando a água tratada de forma consciente e evitando desperdícios”, afirma a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato.

A preocupação também está relacionada às condições climáticas previstas para o segundo semestre de 2026.

Segundo a companhia, órgãos oficiais de meteorologia apontam a possibilidade de formação de um Super El Niño, fenômeno que pode contribuir para temperaturas elevadas no Centro-Oeste e para o agravamento da irregularidade das chuvas

“Estamos entrando em um período que exige atenção. A colaboração da população é fundamental para que possamos atravessar a estiagem com segurança, principalmente porque as condições climáticas podem favorecer temperaturas mais altas e períodos mais prolongados sem chuva”, destaca Camila.

MEDIDAS SIMPLES AJUDAM A REDUZIR O DESPERDÍCIO – Entre as principais recomendações estão a redução do tempo de banho, a verificação periódica de vazamentos nas instalações hidráulicas e o uso da máquina de lavar somente quando houver quantidade suficiente de roupas.

A Saneago também orienta que a rega de jardins seja feita, preferencialmente, no início da manhã ou no final da tarde, quando a evaporação é menor.

Para atividades domésticas, a recomendação é substituir a mangueira pelo balde e, sempre que possível, reaproveitar a água utilizada na lavagem de roupas para outras finalidades.

A lavagem de calçadas, garagens e veículos também deve ser reduzida durante o período de estiagem.

Nos condomínios, síndicos e administradores podem contribuir para diminuir o consumo por meio do monitoramento do volume utilizado, da identificação de aumentos fora do padrão e da realização de inspeções para localizar possíveis vazamentos.

“São medidas simples, mas que, quando adotadas por um grande número de pessoas, representam uma economia significativa de água. O consumo consciente precisa fazer parte da rotina, especialmente durante a estiagem”, explica a superintendente.

SANEAGO REFORÇA ESTRUTURA DE ABASTECIMENTO – A companhia afirma que também vem adotando medidas para reforçar a segurança hídrica dos municípios onde atua. Entre as ações estão a execução de novas redes de abastecimento, a perfuração de poços e a interligação de sistemas.

Segundo a Saneago, o planejamento para o período de estiagem faz parte do calendário operacional da empresa e envolve obras, manutenções e investimentos realizados ao longo do ano.

Atualmente, a companhia atende 223 municípios em Goiás. De acordo com a Saneago, os sistemas de abastecimento estão operando com qualidade e regularidade.

Mesmo assim, a empresa ressalta que o período de seca exige cautela e que a manutenção de hábitos de consumo responsável é importante até que as chuvas ocorram de forma regular e contribuam efetivamente para a recuperação dos mananciais.

“Temos trabalhado para garantir a segurança do abastecimento, mas a participação da população também é indispensável. Enquanto as chuvas não se regularizam, cada litro de água economizado faz diferença”, conclui Camila Roncato. [Com informações da Gerência de Relacionamento com a Imprensa/GRI da Saneago, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo