DE OLHO EM 2028 | Vice-prefeito Gervam Freitas oficializa apoio a Lissauer Vieira após rompimento com prefeito em Niquelândia
Encontro político reuniu cerca de 300 pessoas e marcou a retomada das articulações políticas do vice-prefeito da cidade do Norte, que caminhará com o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás como pré-candidato a deputado estadual e com Professor Alcides como pré-candidato a deputado federal, no pleito marcado para outubro
O pré-candidato a deputado estadual Lissauer Vieira (PL) esteve em Niquelândia por dois dias seguidos onde visitou lideranças políticas na companhia do vice-prefeito da cidade do Norte do Estado, Gervam Freitas (Novo), objetivando as eleições marcadas para o próximo dia 4 de outubro.
Na noite da quinta-feira/23 Lissauer participou de uma reunião política organizada pelo vice-prefeito de Niquelândia no Casa Bela Eventos, na presença da ex-secretária de Cultura, Claudia Nogueira, esposa de Gervan; e do ex-prefeito de Colinas do Sul, Iran do Lago Ferreira (PL), representando o deputado federal Professor Alcides (PSDB), diante de um público de aproximadamente 300 pessoas.
Na cidade, com apoio de Gervam, Lissauer fará dobradinha com Alcides, que é pré-candidato a reeleição. Em 2022, Professor Alcides recebeu 2.001 votos e foi o candidato mais votado para o Congresso Nacional, em Niquelândia.

A movimentação pré-eleitoral de Gervam e Lissauer tem características distintas, mas que se entrelaçam perfeitamente: de um lado, Lissauer busca retomar sua cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), após quatro anos de ausência.
No Parlamento Goiano, Lissauer cumpriu dois mandatos consecutivos, tendo sido eleito nas eleições de 2014 e reeleito no pleito de 2018.
Entre 2019 e 2022, por dois biênios seguidos, o então deputado estadual foi presidente da Alego e conseguiu concluir a obra da nova sede do parlamento goiano, o Palácio Maguito Vilela.

Como se sabe, o projeto original se arrastava havia cerca de 17 anos e foi oficialmente inaugurado por Lissauer no final de abril de 2022, em substituição definitiva à antiga sede, o Palácio Alfredo Nasser.
Há quatro anos, dada a positiva repercussão de seu trabalho político, o então parlamentar ensaiava uma pré-candidatura a deputado federal.
Todavia, dada a morte de seu pai – o pecuarista Carlos Vieira, ocorrida em fevereiro de 2022 – Lissauer havia decidido a não se candidatar a nenhum cargo público.

Em 2024, já como ex-deputado estadual, Lissauer disputou a Prefeitura de Rio Verde – seu principal reduto eleitoral, onde é produtor rural – mas acabou derrotado pelo então candidato e atual prefeito da cidade do Sudoeste Goiano, Wellington Cariijo (MDB).
Do outro lado, no mesmo pleito de 2024, o então empresário do ramo de cópias e encadernações, Gervam Freitas, é eleito vice-prefeito de Niquelândia em chapa pura do Partido Novo, encabeçada pelo empresário do ramo de telecomunicações e internet e atual prefeito Eduardo Moreira, atualmente no MDB.

Ambos nunca haviam disputado eleições majoritárias na cidade e, por cerca de um ano no exercício dos respectivos cargos públicos, Eduardo e Gervam mantiveram excelente parceria político-institucional em prol das principais necessidades da administração pública do município.
Porém, no começo deste ano de 2026 – por razões que jamais foram bem explicadas (ao menos publicamente) – escancarou-se o rompimento político entre o prefeito e o vice-prefeito de Niquelândia, depois que o chefe do Executivo afastou Gervam Freitas da função simbólica de “prefeito da zona rural” do município do Norte.
Em abril deste ano, pouco tempo após o distanciamento político entre o prefeito e o vice-prefeito, a esposa de Gervam Freitas foi exonerada da pasta que ocupava desde janeiro de 2025.

Gervam Freitas limitou-se a dizer que pensou em não se envolver mais com a política local por ficado “triste e desiludido” com alguns acontecimentos, sem mencionar quais.
Segundo o vice-prefeito, no entanto, sua decisão foi refletir e conversar com algumas pessoas, entre elas a esposa Claudia Nogueira, familiares e amigos.

Gervam disse que procurou ouvir opiniões e ideias, por considerar que, em momentos de raiva e decepção, o silêncio pode ser mais importante que uma manifestação pública equivocada.
Ele afirmou que repensou tudo para desenhar uma alternativa que lhe permitisse cumprir seu mandato como vice-prefeito de Niquelândia com trabalho, transparência e responsabilidade – ajudando as pessoas dentro do que estiver ao seu alcance – mesmo não estando mais diretamente envolvido com a atual administração do município.
A PALAVRA DO VICE-PREFEITO – “Eu precisava, naquele momento, buscar novos parceiros, de forma criteriosa. Pedi a Deus que me mostrasse uma pessoa para a qual eu poderia dar o meu voto de confiança, novamente. Foi assim que sentei com o Lissauer, que conversamos, para que ele fosse o meu pré-candidato a deputado estadual. Eu disse a ele que nosso time era pequeno, mas que tínhamos uma seleção de parceiros de qualidade. Hoje, posso dizer que faremos um trabalho muito expressivo em prol dele, aqui em Niquelândia, às próximas eleições”, afirmou o vice-prefeito Gervam Freitas, no seu pronunciamento.

O QUE DISSE LISSAUER VIEIRA, EM NIQUELÂNDIA – Durante o evento político na noite da quinta-feira/23 em Niquelândia, o pré-candidato a deputado estadual Lissauer Vieira detalhou sua trajetória pessoal, o cenário político atual e as potencialidades econômicas do município.
Ele destacou que a passagem pela cidade do Norte do Estado também teve como objetivo ampliar o contato com a população, conhecer as demandas locais e estabelecer novas relações.
Ao abordar sua trajetória pública, Lissauer afirmou que o trabalho realizado ao longo dos anos, o relacionamento construído com lideranças e o compromisso com a ética contribuíram para a receptividade que, segundo ele, tem encontrado em cerca de 100 municípios goianos onde possui bases eleitorais consolidadas.

Também mencionou a atuação do deputado federal Professor Alcides, a quem classificou como municipalista, ressaltando a importância da representação política em Brasília para a destinação de recursos aos municípios que tanto precisam de apoio, como é o caso de Niquelândia.
Na avaliação de Lissauer, políticas de desenvolvimento devem priorizar a geração de oportunidades de trabalho e renda.
O pré-candidato a deputado estadual defendeu investimentos que incentivem os pequenos produtores, possibilitem a atração de novas indústrias e proporcionem melhorias na infraestrutura e no fornecimento de energia, criando condições para ampliar a atividade econômica no município.

“Tive a oportunidade de percorrer a cidade ao lado de Gervam. Visitamos diversos estabelecimentos comerciais, restaurantes e também concedi entrevistas a veículos de comunicação. Durante esse percurso, pude perceber o carinho que a população de Niquelândia tem por ele. Isso é perceptível nas ruas, quando as pessoas o chamam para conversar e demonstram proximidade. Gervam tem comprometimento, compromisso e credibilidade na cidade para seguir em frente”, afirmou o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás.
Ao comentar as dificuldades e frustrações enfrentadas pelo casal no atual ambiente político niquelandense, Lissauer Vieira defendeu que as adversidades sejam utilizadas como estímulo para a continuidade dos projetos e objetivos defendidos pelo grupo encabeçado pelo vice-prefeito.

Ao encerrar o discurso, Lissauer reafirmou a parceria política com Gervan Freitas e declarou que pretende manter uma atuação pautada pela responsabilidade e pela busca de recursos e investimentos que possam resultar em benefícios para Niquelândia e na melhoria da qualidade de vida da população.
“Mas, para isso, precisamos pensar passo a passo, dia após dia e eleição após eleição. Agora, temos o desafio de 2026, que, certamente, representará mais um degrau e mais um passo em direção ao projeto de 2028. Não tenho dúvida de que a semente já está plantada. Vamos regá-la, cuidar dela e colher seus frutos daqui a dois anos”, afirmou Lissauer Vieira, que também cumpriu agenda política em Niquelândia nesta sexta-feira/24, antes de seguir viagem para Minaçu, também no Norte do Estado.





