COMEÇOU – Retorno dos Jogos Estudantis de Niquelândia após 17 anos resgata competições entre escolas do município
Abertura ocorreu na tarde do sábado (1º) no Ginásio de Esportes Teófilo José Taveira: pastas da Educação e do Desporto e Lazer deram respaldo à iniciativa do prefeito Eduardo Moreira em promover o evento após quase duas décadas
 Após 17 anos de interrupção, os Jogos Estudantis de Niquelândia voltaram com força total na tarde do último sábado (1º/11), por iniciativa da atual administração do município, que decidiu pelo resgate de uma das mais importantes tradições esportivas da cidade do Norte do Estado.
A abertura oficial ocorreu às 16h, no Ginásio de Esportes Teófilo José Taveira com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a formação dos alunos representantes das escolas participantes.

O slogan “Mais Esporte, Menos Telas”, adotado nessa retomada, busca alertar os jovens sobre o excesso de uso de redes sociais em telefones celulares.
Estiveram presentes o prefeito Eduardo Moreira (Novo), os secretários Gilson Silvério de Bastos (Desporto e Lazer), Agripino Pessoa (Educação), além da presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andréia Ribeiro Diniz (PL) e de alguns vereadores da base de apoio do prefeito no Legislativo.

Organizado pelas pastas dos secretários Gilson e Agripino, o evento reuniu alunos das redes municipal (urbana e rural), estadual e particular, promovendo competição saudável, integração entre os jovens e o incentivo à prática esportiva.
As arquibancadas receberam um bom público formado por estudantes, familiares e torcedores, que vibraram com o início das competições.

O prefeito da cidade e o secretário de Desporto e Lazer entregaram certificados de honra ao mérito em homenagem a atletas e idealizadores que, no passado, contribuíram para a realização dos Jogos Estudantis em Niquelândia.
Durante seu pronunciamento, o prefeito destacou que o orçamento previsto para o Esporte em Niquelândia será de R$ 500 mil, através da secretaria comandada por Gilson Silvério, permitindo a ampliação e o aprimoramento do evento.

EVENTO SERÁ AINDA MELHOR EM 2026 – “Nesses 17 anos, vários prefeitos passaram pela gestão e não realizaram os Jogos Estudantis, que são tão importantes para nossos estudantes, para o esporte, para a alegria e a educação. Em apenas dez meses de gestão, demos o pontapé inicial. Começamos com uma estrutura simples, mas retomamos os jogos com alegria e satisfação. No próximo ano, faremos ainda melhor. Fico feliz com a adesão de 90% das escolas, mesmo sabendo que algumas optaram por não participar”, afirmou o prefeito Eduardo Moreira.
O secretário Gilson Silvério de Bastos ressaltou que a atual geração de jovens e adolescentes nunca havia vivenciado essa experiência esportiva, tornando o retorno dos Jogos Estudantis um marco histórico para a cidade.

“Sou grato a Deus e ao prefeito Eduardo Moreira por me dar a oportunidade de estar à frente desse projeto e participar da história dos Jogos Estudantis. Tivemos receio de algo não sair conforme o planejado, mas o público compareceu e fez da abertura um sucesso. Receber uma placa de honra como reconhecimento pelo retorno dos jogos me motiva ainda mais a trabalhar por essa nova geração de estudantes”, afirmou Gilson.

O secretário também antecipou que, em 2026, o evento começará mais cedo, em maio, e incluirá uma nova modalidade esportiva: o handebol, que se somará às quatro viabilizadas para este ano (futsal, queimada, voleibol e atletismo).
Os jogos dessa edição de retomada seguirão até dezembro, com seis finais de semana de competições até a conclusão do torneio.

MAIS INVESTIMENTOS – Quadra poliesportiva da Vila Mutirão passa por revitalização
Durante o evento no Ginásio de Esportes, o prefeito Eduardo Moreira também detalhou o andamento das obras de reforma da quadra poliesportiva da Vila Mutirão, que deverá ser concluída na próxima semana.
O espaço está recebendo nova pintura, iluminação e arquibancadas totalmente restauradas, devolvendo vida a um local que antes estava abandonado e tomado por entulho.
Segundo o prefeito, a reforma está sendo executada com mão de obra carcerária – fruto do convênio celebrado entre a Prefeitura de Niquelândia e a Polícia Penal do Estado de Goiás – o que representa uma economia significativa para os cofres públicos.
Além disso, o projeto contou com doações de materiais de construção, como areia, cimento e tijolos, feitas por parceiros da comunidade.
“O calçamento da quadra estava intacto, e isso facilitou o processo de revitalização. Esse mutirão é um exemplo de trabalho coletivo e responsabilidade com o dinheiro público. A quadra é muito importante para os moradores da Vila Mutirão, e tenho certeza de que todos ficarão gratos por ver o espaço novamente à disposição da população”, destacou o prefeito de Niquelândia. (Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias)




