Mutirões da Saúde Itinerante da prefeitura garantem mais de 900 atendimentos à população de regiões distantes na zona rural de Niquelândia
Ações coordenadas pela secretária de Saúde, Bruna Rodrigues, receberam amplo e irrestrito apoio do prefeito Eduardo Moreira e da primeira-dama Claudia Moreira: região do Córrego Dantas foi beneficiada nesta sexta-feira/17 com 140 atendimentos diversos

A Prefeitura de Niquelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nessa sexta-feira (17), mais um “Mutirão da Saúde Itinerante”, desta vez na sede da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Dantas (Acorda).
Ao longo do dia, foram prestados cerca de 140 atendimentos variados na região que dista 65 quilômetros da área urbana da cidade, com acesso pela rodovia GO-237, praticamente nos limites da divisa de Niquelândia com Uruaçu.

A iniciativa, segundo a titular da pasta, tem como objetivo ampliar o acesso aos cuidados preventivos, garantir agilidade na realização dos exames e fortalecer o acompanhamento contínuo da saúde dos pacientes da extensa zona rural de Niquelândia.

Para tanto, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe com vários profissionais especialistas, como médico ginecologista e obstetra, clínico geral, nutricionista, fisioterapeuta, psicanalista e dentista.
A iniciativa incluiu ainda vacinação canina e humana, destinada à atualização de vacinas pendentes, atendimento para cadastro do Bolsa Família e assistência farmacêutica, possibilitando que os pacientes recebessem os medicamentos logo após a consulta.

Ele ainda destacou que retornou à região com o Mutirão da Saúde Itinerante, levando atendimento às pessoas que enfrentam maior dificuldade de acesso a Niquelândia e aproximando a saúde da população, especialmente em áreas “onde as administrações anteriores não faziam questão de estar presentes”, nas palavras dele.

“Realizamos mais esse Mutirão da Saúde Itinerante, aqui no Córrego Dantas, fazendo tudo com muito carinho, respeitando todas as pessoas, principalmente as que foram mais esquecidas, como os quilombolas e as pessoas da zona rural, que estão mais afastadas. A saúde não espera, e aos poucos vamos resolvendo os pedidos de toda a população”, afirmou o prefeito de Niquelândia.

BALANÇO – Bruna Rodrigues, por seu turno, detalhou que os cinco mutirões realizados até o presente momento na zona rural garantiram 910 atendimentos variados na área da Saúde, assim distribuídos: Buriti Alto (170); Machadinho (326), Rio Vermelho, (216); Garimpinho (58) e Córrego Dantas (140, como já citado no início desta reportagem).
O prefeito Eduardo Moreira ressaltou também que, em breve, haverá novidades para Niquelândia, com a inauguração de uma Casa de Apoio para atender a população da zona rural que necessita se hospedar na cidade para realizar consultas ou cirurgias.

OUTUBRO ROSA SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO – Dando continuidade aos atendimentos na área da Saúde, a campanha “Outubro Rosa” será realizada no próximo sábado (25), a partir das 7 horas da manhã, com uma programação especial dedicada à saúde e ao bem-estar da mulher.
O foco principal, como se sabe, é a prevenção e eventual detecção de casos de câncer de mama, com atendimentos e orientações realizados com cuidado e acolhimento.
A ação será no Posto de Saúde do Bairro Belo Horizonte, que funciona em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Efigênia, na região central de Niquelândia.
