Investimento de R$ 300 mil marca o 5º Josephina’s como o maior festival gastronômico já realizado pela ACIN em Niquelândia

Consolidando-se como um dos principais eventos culturais e gastronômicos do Norte Goiano, o 5º Josephina’s – Comida de Tradição/Festival Gastronômico do Vale do Serra da Mesa foi aberto oficialmente na noite da quinta-feira/4 diante do excelente público que prestigiou o evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN).
Com apoio da Prefeitura de Niquelândia, da Câmara Municipal de Niquelândia, da Anglo American, do Sebrae e do Programa E+ Cultura do Grupo Equatorial através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes), além de parceiros da iniciativa privada, o primeiro dia do evento reuniu autoridades, empresários, expositores e visitantes em torno da valorização da cultura local e do empreendedorismo.

A reluzente torre da Igreja Matriz de São José – contrastando com um palco aconchegante e um painel de led gigantesco – deu guarida às apresentações culturais da Orquestra do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) Paulo Francisco da Silva; da Congada de Santa Efigênia, das crianças assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Niquelândia; e dos sertanejos Sandro & Ronaldo, dupla cujo talento há muito tempo ultrapassou os limites territoriais da cidade do Norte do Estado.
O presidente da ACIN, Ronaldo Fernandes da Silva, abriu a cerimônia destacando a dedicação da diretoria da entidade, dos expositores e de todos que contribuíram à montagem da estrutura que une modernidade e rusticidade.
Para se chegar ao resultado visto na noite de ontem, foram necessários mais de 6 meses de trabalho e um investimento de cerca de R$ 300 mil, segundo ele.

“Este ano enfrentamos grandes desafios, mas com esforço coletivo conseguimos superá-los. Hoje celebramos o resultado desse trabalho e homenageamos todos que fazem parte desta história”, disse Ronaldo.
Ele também ressaltou a importância da união entre a iniciativa privada e o Poder Público lembrando da ampla disponibilidade demonstrada este ano pela Prefeitura de Niquelândia em apoiar todas as etapas preparatórias do 5º Josephina’s.

“Hoje, vemos o quanto esse festival se consolidou, atraindo turistas e divulgando o nome de Niquelândia em outros municípios. Este evento é uma prova de que, com esforço e parceria, podemos transformar nossa cidade”, afirmou Eduardo. O prefeito de Niquelândia também anunciou que, possivelmente, o calçamento rustico ao redor da Praça da Matriz de São José possa ser restaurado no próximo ano, garantindo melhor circulação das pessoas às futuras edições do festival gastronômico.

Já o vice-prefeito de Niquelândia, Gervam Freitas (Novo) destacou o valor cultural e afetivo do festival, dada a preservação das tradições que homenageiam as quitandeiras do século passado, lembrando que sua mãe foi uma ‘josefina’ nascida e residente na antiga São José do Tocantins (atual Niquelândia) até 1943.
Ele também desejou que as três noites do evento fossem marcadas pela confraternização e fortalecimento das tradições locais. O vice-prefeito subiu ao palco ladeado pela esposa e atual secretária de Cultura de Niquelândia, Claudia Nogueira.

Luciano Alves de Lima, atual secretário municipal de Indústria e Comércio, foi vice-presidente da ACIN no mandato da então presidente Fernanda Rodrigues Melo.
Ambos tiveram a oportunidade de prosseguir com o trabalho iniciado por Ronaldo Fernandes em 2019 à frente do festival, quando o atual presidente comandou a entidade pela primeira vez.
Luciano, agora do outro lado do balcão por ter assumido um cargo público, manifestou-se em nome do secretariado municipal.

Entidade que representa as Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias em 77 cidades de Goiás, a Facieg é atualmente presidida pelo porangatuense Márcio Luís da Silva. Desde a primeira edição do Josephina’s em Niquelândia, ele sempre marcou presença no evento, mesmo antes de comandar a Facieg.

“Já assumimos o compromisso de tentar ampliar, no próximo ano, o aporte econômico do Sebrae, reconhecendo a importância cultural e econômica deste festival para Niquelândia e para a região”, afirmou o presidente da Facieg.

André também ressaltou ainda o atendimento especializado oferecido no estande do Sebrae no Festival Gastronômico com sorteios, oficinas e demonstrações. O evento na cidade do Norte do Estado também marcou a estreia, em feiras no Estado de Goiás, do caminhão recém-inaugurado pelo Sebrae proporcionando assim suporte diferenciado à comunidade niquelandense.

Como se sabe, a Anglo American está se despedindo nas duas cidades do Norte do Estado, já que suas operações de níquel foram vendidas para a chinesa MMG Minerales.

Outra figura importante no contexto geral do Festival Josephina’s é a jornalista e consultora em gastronomia, Sonea Stival, que atuou fortemente em prol do evento nos primórdios do 2019, quando ainda atuava na Goiás Turismo.

“Agradeço a todos pelo acolhimento constante e pela receptividade em cada visita. Fico extremamente satisfeita ao observar a organização desta noite, com instalações bem planejadas e empreendedores do setor gastronômico apresentando um cardápio atrativo e de alta qualidade. Parabenizo a todos pela iniciativa, pelo comprometimento e pela determinação em fazer com que este projeto se concretizasse de forma tão bem-sucedida”, afirmou Sonea.

“O Festival Josefinas representa a combinação de gastronomia, cultura e entretenimento, preservando tradições e proporcionando momentos de lazer e aprendizado para a comunidade. Este projeto evidencia como a união de esforços pode gerar resultados significativos, beneficiando tanto empreendedores quanto visitantes”, avaliou ela.
A noite foi encerrada com o show da dupla Sandro & Ronaldo, já mencionada no início desta reportagem.
