Goiânia/Niquelândia

Primeira-dama de Niquelândia é homenageada com a Comenda Berenice Artiaga na Alego, em Goiânia

Homenagem à Claudia Moreira foi prestada pelo deputado estadual José Machado, do PSDB: durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto destacou a relevância da homenagem e parabenizou as homenageadas, ressaltando a dedicação delas em servir à sociedade

Por iniciativa do deputado estadual José Machado (PSDB), a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Niquelândia, Claudia Moreira, foi uma das 80 personalidades femininas homenageadas pela Assembleia Legislativa de Goiás na tarde desta terça-feira/18, em Goiânia, com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.

Concedida anualmente, a honraria reconhece mulheres que se destacam no Estado em diferentes áreas de atuação, como política, educação, religião e segurança pública.

Idealizada pelas quatro deputadas estaduais em atividade nesta 20ª Legislatura – Bia de Lima/PT, Rosângela Rezende/Agir, Vivian Naves/PP e Dra. Zeli/UB – a solenidade reuniu autoridades e parlamentares no Plenário Íris Rezende.

Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB) destacou a relevância da homenagem e parabenizou as homenageadas, ressaltando a dedicação delas em servir à sociedade.

Ele enfatizou que seus nomes foram aprovados por unanimidade e expressou o reconhecimento e a gratidão dos deputados e deputadas estaduais pelo serviço prestado em Goiânia e nas demais localidades onde atuam.

Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia, ao lado da esposa e primeira-dama Claudia Moreira, que recebeu a Comenda Berenice Artiaga na Assembleia Legislativa, em Goiânia [Foto: Divulgação]
O QUE DISSE A PRIMEIRA-DAMA DE NIQUELÂNDIA – Acompanhada do esposo-prefeito Eduardo Moreira (Novo), a primeira-dama Claudia Moreira expressou sua profunda gratidão ao receber a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, na capital, com um agradecimento especial ao deputado estadual José Machado.

“Receber essa honraria, que carrega o nome de uma mulher tão inspiradora e marcante para a história do nosso Estado, é motivo de grande orgulho e emoção para mim. A confiança e o apoio do deputado reforçam meu compromisso em continuar trabalhando com dedicação e responsabilidade em prol da nossa comunidade neste meu começo de jornada na vida pública de nossa cidade”, afirmou.

Berenice Artiaga morreu em 2012, aos 96 anos [Foto: Divulgação/Alego]
QUEM FOI BERENICE ARTIAGA? – A comenda leva o nome de Berenice Teixeira Artiaga, primeira deputada estadual de Goiás e pioneira na política brasileira.

Empossada em 1951, Berenice se tornou um símbolo da participação feminina na vida pública, inspirando a criação da honraria em 1988 pelo então presidente da Casa, Helenês Cândido, mediante projeto de lei proposto à época pela então deputada estadual Dária Alves.

Disputou a eleição naquela época devido ao acirramento da política em Goiânia, que resultou no assassinato de seu marido o ex-deputado estadual Getulino Artiaga, vitimado por 18 tiros.

Berenice foi reeleita em 1954 e cumpriu seu mandato até o final de 1958. A pioneira morreu aos 96 anos, em 8 de maio de 2012, tendo sido velada no Salão Nobre da Alego. Este ano, portanto, completa-se 13 anos da morte de Berenice Artiaga.

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO TAMBÉM RECEBEU COMENDA – Além de Claudia Moreira, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andreia Diniz, que é policial civil, também foi homenageada com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.

A reportagem sobre a condecoração de Andreia Diniz será publicada pelo Excelência Notícias na próxima quinta-feira/20.

Claudia Moreira, primeira-dama de Niquelândia, juntamente com a presidente do Poder Legislativo, Andreia Diniz: Comenda Berenice Artiaga para duas mulheres mais importantes e representativas do cenário político niquelandense na atualidade [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo