Prefeito eleito de Niquelândia prega harmonia com futuros vereadores ao ser diplomado pela Justiça Eleitoral para assumir Executivo no dia 1º
Eduardo Moreira (Novo), seu vice Gervan Freitas e os 13 parlamentares da Legislatura 2025-2028 receberam, nesta segunda-feira/16, documento que legitima vitória de todos no pleito de 6 de outubro, após terem contas de campanha aprovadas pelo TRE
O prefeito eleito de Niquelândia, Eduardo Moreira, do Partido Novo, foi diplomado para assumir o comando do Poder Executivo da cidade do Norte do Estado no próximo dia 1º de janeiro, juntamente com o vice-prefeito eleito Gervan Freitas (Novo) e com os 13 vereadores da Legislatura 2025-2028 (veja galeria de fotos dos parlamentares no final desta reportagem) em evento realizado na tarde desta segunda-feira/16 pela Justiça Eleitoral no plenário do Poder Legislativo da cidade do Norte do Estado.
A cerimônia foi conduzida pela juíza da 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia, Sylvia Amado Pinto Monteiro, na presença da promotora de Justiça Alessandra Silva Caldas Gonçalves, de Uruaçu, que respondeu pelas atribuições do Ministério Público (MP) em Niquelândia nas eleições municipais deste ano.
A diplomação, em linhas gerais, é o ato formal em que a Justiça Eleitoral confirmou que os 15 candidatos eleitos em Niquelândia cumpriram todas as exigências legais – como prestação de contas e regularidade da campanha – estando assim aptos a assumir o cargo, suas responsabilidades e começar a trabalhar para a população, no início de 2025.Sem o diploma – que deverá ser apresentado na solenidade de posse marcada para o dia 1º de janeiro – nenhum candidato eleito pode assumir oficialmente seus cargos como prefeitos ou vereadores. Assim sendo, diplomação e posse são momentos complementares entre si e essenciais no processo democrático.
QUEM É O PREFEITO ELEITO DE NIQUELÂNDIA – Carlos Eduardo Moreira – nome de batismo do empresário do ramo de telecomunicações e internet – tem 43 anos e nunca havia disputado eleições. Sua vitória – com 8.988 votos (41,38% dos votos válidos) no último dia 6 de outubro – rompeu com um ciclo de mais de 30 anos em que grupos políticos tradicionais que se revezavam no comando da prefeitura da cidade, tristemente marcada por seguidos escândalos de corrupção e desmazelo com o dinheiro público.Eduardo Moreira é casado há 20 anos com a também empresária Cláudia Arantes Pimentel Moreira, futura primeira-dama de Niquelândia, com quem Eduardo administrava a empresa da família, a Niqturbo Telecom: surgida na cidade do Norte do Estado, a Niqturbo hoje possui outras 14 filiais em diversos municípios da região Norte e Vale do São Patrício, empregando mais de 200 colaboradores diretos e indiretos.
O casal possui três filhos, sendo duas meninas e o filho mais velho do casal, Pablo Henrique Arantes Moreira, de 21 anos, que assumiu o comando do conglomerado para que os pais pudessem dedicar-se integralmente à inédita campanha eleitoral e ao eventual comando da Prefeitura de Niquelândia em caso de vitória de Eduardo, o que acabou se confirmando, de fato.Único prefeito eleito pelo Partido Novo em Goiás, Eduardo Moreira adotou um discurso em que pregou, abertamente, a total ruptura com o que ele chamava de “velha política” com foco na moralização administrativa da Prefeitura de Niquelândia.
Trouxe, para seu palanque, o apoio do deputado federal José Nelto (União Brasil) e do atual prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB). Foi uma campanha de poucos apoios públicos – afinal de contas, 12 dos 13 vereadores diplomados hoje tinham alinhamento político com os outros dois candidatos derrotados na disputa e com um terceiro, cuja postulação foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).Isso sem contar os funcionários efetivos e comissionados da Prefeitura de Niquelândia que temiam, com justa razão, sofrer retaliações e e exonerações durante o processo eleitoral pelo grupo político que encerra o mandato no próximo dia 31 de dezembro.
Outra “ousadia”, por assim dizer, do prefeito eleito de Niquelândia, foi disputar a eleição sem qualquer coligação com outros partidos políticos da cidade, moldando sua postulação eleitoral no formato “chapa-pura” tendo escolhido um nome do mesmo partido – Gervan, o vice-prefeito eleito – para assegurar que o futuro governo do Partido Novo fosse, de fato, algo realmente “novo” no município.
Com discurso “zero corrupção”, o empresário fez uma campanha financeiramente modesta – mesmo diante de seu reconhecido poderio econômico na cidade onde construiu seu império de internet banda-larga – a partir de um pequeno ponto comercial que funcionava anexo à garagem da casa de seus pais, no Bairro Santa Efigênia.
Em sua prestação de contas à Justiça Eleitoral, Eduardo Moreira declarou ter gasto apenas R$ 244.831,01 com as despesas de campanha – bem abaixo do teto máximo de R$ 763.920,69 estipulado pelo TRE para uma cidade do porte de Niquelândia – que tem cerca de 37.000 habitantes.
O prefeito eleito e agora diplomado em Niquelândia também fez uma campanha sem provocar filas imensas em postos de gasolina; sem distribuir adesivos para veículos; e sem fazer eventos conhecidos como ‘adesivaços’.
“Adesivo não ganha voto”, costumava dizer Eduardo Moreira, para explicitar que, racionalizando custos no processo eleitoral, poderia diminuir drasticamente os esquemas de corrupção em licitações normalmente fraudadas ou superfaturadas pela Prefeitura de Niquelândia para reembolsar os financiadores dos políticos da “velha política” local.Com essa retórica de palanque, Eduardo foi o vencedor do pleito e renovou a esperança do niquelandense de uma ver uma cidade mais próspera nos próximos quatro anos; e que, fundamentalmente, deixe de ser destaque negativo nos principais meios de comunicação do Estado para figurar positivamente nos indicadores de desenvolvimento econômico e social.
O DISCURSO DO FUTURO PREFEITO APÓS A DIPLOMAÇÃO – Além dos agradecimentos de praxe aos familiares, amigos e membros de sua enxuta equipe de coordenação de campanha, o prefeito eleito de Niquelândia dirigiu suas principais palavras aos futuros vereadores da cidade da cidade do Norte do Estado – parabenizando-os pelas respectivas eleições ou reeleições, em alguns casos – mas com os quais terá de debater e discutir a aprovação de eventuais projetos de lei de autoria do Poder Executivo em prol dos interesses da população.
Ainda em seu discurso após ser diplomado, o prefeito eleito de Niquelândia disse que sua administração será voltada às pessoas que mais precisam do apoio do Poder Público, a partir da criação de projetos que provoquem orgulho aos moradores do município.
“Diferentemente dos outros prefeitos, Niquelândia agora terá um prefeito que vai estar ativamente conversando com o Legislativo. Essa vitória não é só minha e nem do Gervan, mas sim de vocês (dirigindo-se para o público presente ao plenário), do povo de Niquelândia que nos confiou essa missão, porque não aguentava mais viver numa cidade estagnada, marcada pela corrupção e pela perseguição. Agora, ao olhar para o futuro, dirijo-me aos vereadores eleitos, porque precisamos reconstruir Niquelândia. Nosso maior desafio será garantir que cada centavo do dinheiro público será investido de forma honesta e justa, sobretudo na área da Saúde”, afirmou o futuro chefe do Executivo.Eduardo Moreira reafirmou que sua intenção é trabalhar em sintonia, diálogo e harmonia com os vereadores da futura composição da Câmara Municipal de Niquelândia para transformar a cidade num lugar melhor para se viver.
“Por fim, quero reafirmar meus compromissos, nos quais prometo entregar uma Niquelândia melhor do que a cidade que estaremos assumindo, daqui a duas semanas. Governaremos Niquelândia com transparência, com honestidade e dedicação, priorizando o bem-estar do niquelandense. Que Deus nos dê sabedoria para conduzir essa cidade com muita responsabilidade e amor”, discursou o prefeito eleito.
OUTRAS PRESENÇAS – Além da juíza eleitoral e da promotora de Justiça – ambas mencionadas no início desta reportagem – a mesa de autoridades esteve composta pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Diego Bonifácio de Carvalho, que não disputou a reeleição; pelo delegado-titular do Genarc/GIH de Niquelândia, Cássio Arantes do Nascimento; pelo advogado e presidente da subseção local da OAB, Geraldo Antonio Soares Filho; e pelo chefe do Cartório da 41ª Zona Eleitoral, Raphael Guedes Costa.
GALERIA DE FOTOS DIPLOMAÇÃO DOS VEREADORES ELEITOS (por ordem alfabética) NO EVENTO DA JUSTIÇA ELEITORAL EM NIQUELÂNDIA