Niquelândia

Eduardo Moreira é eleito prefeito de Niquelândia com 41,38% dos votos válidos após pregar ruptura com ‘velha política’ em chapa pura do Partido Novo

Candidato da legenda registrou vertiginoso crescimento nas últimas pesquisas de intenção de voto, impondo significativas derrotas ao postulante do PL que disputava o cargo pela segunda vez seguida e ao nome do MDB respaldado pelo grupo político da atual administração municipal

Empresário do ramo de telecomunicações e internet, Eduardo Moreira (Novo) foi eleito prefeito de Niquelândia na noite deste domingo (6) de forma inédita com 8.988 votos – correspondentes a 41,38% dos votos válidos – em sua primeira disputa por um cargo público na cidade do Norte do Estado, que possui cerca de 37 mil habitantes. As urnas foram 100% totalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h30.

Ele venceu as eleições municipais compondo chapa pura do Partido Novo com o também empresário e vice-prefeito eleito Gervan Freitas.

Eduardo Moreira realizou uma campanha surpreendente – sem apoio das tradicionais e históricas lideranças políticas de Niquelândia – totalmente custeada com recursos próprios oriundos do faturamento da sua empresa na cidade, que possui outras 14 filiais em toda a região.

Inicialmente desconhecido e até mesmo desacreditado por sua ousada postulação política, o prefeito eleito favoreceu-se na disputa por seu discurso duro alicerçado em “zero corrupção” na administração da cidade – estimulando o eleitorado local a romper com o que ele classificou de “velha política”.

Eduardo Moreira recebeu, em números absolutos, 1.620 votos a mais que o candidato da Coligação “União Faz a Vitória do Povo”, Ozeas Gomes de Morais, o popular Ozeas Boiadeiro (PL).

Empresário do ramo de compra e venda de gado, Boiadeiro recebeu 7.368 votos – equivalente a 33,92% dos votos válidos – e  terminou a disputa em segundo lugar na preferência dos niquelandenses.

Sendo assim, o postulante do PL amargou sua segunda derrota consecutiva após sair perdedor das eleições municipais de 2020 quando foi o terceiro colocado do pleito passado.

O candidato da “Coligação Niquelândia Não Poder Parar”, Sandro Bernardes Araújo (MDB) – mais conhecido como Dr. Sandro – obteve a confiança de 5.363 eleitores – equivalente a 24,69% dos votos válidos – terminando em terceiro lugar na eleição, com 2.005 votos a menos que Boiadeiro.

Dr. Sandro, que era o candidato apoiado pela atual administração municipal, atuou por cinco anos e meio como assessor especial do gabinete do atual prefeito, Fernando Carneiro (PSD).

O candidato derrotado, que é advogado, também nunca havia disputado uma eleição anteriormente.

BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES – Do total de 28.880 eleitores aptos à votar em Niquelândia, 22.466 foram efetivamente às urnas, resultando num comparecimento de 77,79%. Foram contabilizadas 6.414 abstenções (22,21% do total).

Entre os 22.466 eleitores que compareceram, contabilizou-se um total de 21.719 votos válidos (96,68%). Um total de 549 eleitores (2,44 %) anularam o voto no pleito ocorrido neste domingo (6). Por fim, 198 pessoas (0,88% do total) optaram por votar em branco nestas eleições 2024 em Niquelândia.

Veja também

Botão Voltar ao topo