Niquelândia

Nova rodada da Laplace Pesquisas reafirma Boiadeiro em 1º, Eduardo em 2º e Sandro em 3º em páreo acirrado pela prefeitura em Niquelândia

800 eleitores da área urbana da cidade foram consultados nos dias 30 de setembro e 1º de outubro sobre suas intenções de voto ao Poder Executivo para a eleição marcada para este domingo, dia 6

Na segunda rodada da Laplace Pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Niquelândia, as posições dos três candidatos ao Poder Executivo da cidade do Norte seguem inalteradas nesta quinta-feira/3, faltando menos de 72 horas para a eleição marcada para o próximo domingo, dia 6 de outubro.

Nesse sentido, o candidato a prefeito pela “Coligação União Faz a Vitória do Povo”, Ozeas Boiadeiro/PL continua figurando na 1ª colocação, desta vez com 38,2% na pesquisa estimulada.

A pesquisa estimulada é aquela feita com a apresentação, ao eleitor, dos nomes que estão concorrendo ao cargo.

Na comparação com o primeiro levantamento estatístico realizado pelo mesmo instituto, Boiadeiro cresceu 4,4 pontos percentuais na preferência do eleitorado niquelandense. Em 17 de setembro, ele tinha 33,8% das intenções.

A pesquisa apontou, novamente, a 2ª colocação do candidato a prefeito pelo Partido Novo, Eduardo Moreira, desta vez com 29,6% das intenções.

Há duas semanas, a Laplace apontava que o postulante do Novo tinha 19,8% da preferência dos niquelandenses.

Ou seja, Eduardo teve expressivo crescimento de 9,8 pontos percentuais. O candidato disputa o cargo em chapa pura, sem coligações com outros partidos.

Segundo a Laplace Pesquisas, o candidato da “Coligação Niquelândia Não Pode Parar”, Sandro Bernardes Araújo (MDB) continua estagnado em 3º lugar na disputa, agora com 20,2%. Na rodada anterior, ele tinha 19,5% das preferências.

Ou seja, embora Sandro também esteja em curva ascendente, o postulante subiu apenas 0,7 pontos percentuais na comparação com a pesquisa publicada no dia 17 passado.

Por fim, mesmo após ter o pedido de registro da candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-prefeito e agora ex-candidato Ronan Rosa Batista (PRD) foi lembrado por 1,2% dos entrevistados.

[Fonte: Instituto Laplace de Pesquisas Ltda – Captura de Tela/Reprodução: Portal Excelência Notícias]
Os indecisos, de acordo com o levantamento estimulado, representam 10,2 % da amostra pesquisada. Brancos e nulos somam apenas 0,7% do total.

REJEIÇÃO – O Instituto Laplace de Pesquisas também fez novamente em Niquelândia, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos três candidatos ao cargo de prefeito da cidade.

Na comparação com a pesquisa anterior, o crescimento negativo de todos se mostra surpreendente. Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição” é do ex-assessor especial da prefeitura Dr. Sandro.

Do total de eleitores ouvidos, 46% disseram que não teriam, “de jeito nenhum”, o candidato do MDB como opção para estar à frente da Prefeitura de Niquelândia entre 2025 e 2028.

Antes, na pesquisa veiculada em 17 de setembro, Sandro era rejeitado por apenas 17% da amostra verificada.

Ou seja, segundo a Laplace, o postulante apoiado pela atual administração teve, agora, um acréscimo desfavorável de 29 pontos percentuais em sua rejeição.

Eduardo Moreira, do Novo, ficou em 2º lugar por esse critério: 25% dos eleitores afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no empresário do ramo de telecomunicações e internet.

Antes, o postulante do Novo era rejeitado por apenas 4% dos eleitores pesquisados. Ou seja, segundo a pesquisa, Eduardo sofreu acréscimo desfavorável de 21 pontos percentuais.

Na 3ª colocação pelo aspecto “rejeição” aparece o candidato Boiadeiro: 21% disseram não votar nele “de jeito nenhum” no próximo domingo/6.

Antes, o empresário do ramo de compra e venda de gado era rejeitado por apenas 7% dos eleitores pesquisados.

Ou seja, segundo a pesquisa, o candidato sofreu acréscimo desfavorável de 14 pontos percentuais que, ao menos em tese, é o menor indicador negativo entre os três nomes que pleiteiam a prefeitura.

Ronan Batista, que não é mais candidato, seria rejeitado por 7% da amostra verificada que, muito provavelmente, ainda desconhecia que ele está oficialmente fora da disputa.

[Fonte: Instituto Laplace de Pesquisas Ltda – Captura de Tela/Reprodução: Portal Excelência Notícias]
Por fim, 18% dos eleitores ouvidos na pesquisa disseram que “não rejeitam nenhum” dos três candidatos à Prefeitura de Niquelândia. Antes, eram 36%.

DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 27/09/2024 com o número GO-08075/2024, o levantamento realizado em Niquelândia foi contratado pela empresa “TF Gomes”, sediada em Alto Horizonte; com a devida emissão de nota fiscal pelo Instituto Laplace de Pesquisas Ltda, também de Alto Horizonte, referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.

As entrevistas com os eleitores de Niquelândia foram realizadas, ao todo, em 26 bairros/setores da área urbana e povoados da zona rural do município, a saber: Alto Paraíso – Alvorada – Belo Horizonte –  Boa Vista – Centro –  Conjunto Habitacional Codemin/CHC –  Evereste –  Jardim Atlântico 1ª Etapa –  Jardim Atlântico 2ª Etapa – Jardim Atlântico 3ª Etapa –  Jardim Ipanema –  JK –  Machadinho –  Maracanã – Nossa Senhora Do Carmo –  Parque Santo Antonio – Residencial Colina Park – Santa Efigênia – São Vicente – Sevilha Park – Setha/Conjunto Setha –  Soares –  Vila Mutirão.

Para a composição do referido levantamento, a Laplace Pesquisas ouviu 800 eleitores da cidade entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro deste ano, sendo 49,6% de homens e 50,4% de mulheres.

Niquelândia possui 28.880 eleitores aptos para votar na cidade do Norte do Estado no próximo domingo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,42 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pelo Instituto Laplace de Pesquisas é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo