Rodrigo Pernambuco confirma pré-candidatura a vereador pelo PSD em Niquelândia
Empresário do ramo de psicultura, Rodrigo trilha agora o caminho da política local para honrar tradicional família do Povoado Indaianópolis, onde o pré-candidato nasceu e mora até hoje
Nascido e criado na região do Povoado Indianópolis, Rodrigo Pereira Gomes – o popular Rodrigo Pernambuco, de 37 anos – decidiu entrar na vida pública de Niquelândia e anunciou sua pré-candidatura a vereador, às eleições municipais marcadas para novembro deste ano.
Filiado ao PSD – mesmo partido do prefeito Fernando Carneiro – Rodrigo apoia incondicionalmente a pré-candidatura do atual chefe do Poder Executivo a reeleição.
Se tudo correr bem, Rodrigo Pernambuco dará sequência à história de sucesso de sua tradicional família na política da cidade do Norte do Estado – que chegaria ao quinto mandato – com a eventual primeira conquista de Rodrigo, a partir de janeiro de 2021.
A história da política do município conta que, durante 16 anos ininterruptos, dois tios do pré-candidato Rodrigo Pernambuco exerceram uma sequência de quatro mandatos na Câmara Municipal de Niquelândia, fato esse que o credencia na disputa por já ter um eleitorado cativo.
Como se sabe, o ex-vereador José das Dores Gomes – o popular o Zé Pernambuco – foi vereador durante três mandatos. Os dois primeiros, seguidos, foram cumpridos nas legislaturas de 2001-2004; e de 2005-2008.
Depois, nas eleições de 2008, quem candidatou-se e saiu vitorioso nas urnas foi João Vicente Gomes Filho – o Joãozinho Pernambuco – que foi vereador por quatro anos (2009-2012).
Por fim, nas eleições de 2012 – após quatro anos de ausência – Zé Pernambuco voltou à cena política local e conquistou seu terceiro mandato, entre 2013 e 2016.
Há 10 anos, o pré-candidato tornou-se um pequeno empresário e possui um empreendimento no ramo da psicultura, no Indaianópolis.
Em seu estabelecimento no povoado – distante 36 quilômetros da área central de Niquelândia – Rodrigo Pernambuco opera um sistema com 120 tanques-rede, desde 2011.No local, ele cria e comercializa tilápias; além de realizar processos de engorda e abate dos peixes.
Tudo isso, vale dizer, sempre de forma totalmente legalizada junto aos órgãos competentes do segmento pesqueiro. Sua produção de tilápias, segundo ele, gira em torno de quatro a cinco toneladas a cada mês.
INDAIANÓPOLIS, O BERÇO – Foi no Indaianópolis que Rodrigo construiu sua vida, onde mora até hoje, do que se orgulha muito. Pelas mãos do seu pai, Roberto Pereira Gomes, o pré-candidato a vereador Rodrigo Pernambuco foi levado a trabalhar muito cedo.
Ainda criança, aprendeu muito para que se tornasse um homem bastante responsável e com visão empreendedora, apesar de ter estudado apenas até o 6º ano do Ensino Fundamental.
Quando Rodrigo tinha apenas 10 anos, seu pai lhe ensinou precocemente a dirigir um trator. Na roça, também auxiliava o pai no volante do pesado maquinário na gradeação das terras da família [trabalho de abrir sulcos à posterior plantação de grãos e/ou gêneros alimentícios].
Rodrigo Pernambuco também aprendeu a fazer a ordenha de leite em vacas; cortou cana; e capinou muitas áreas de pasto, de sol a sol.
Roberto e sua mãe, Dagmar Teixeira Gomes, já não moram mais no povoado. Mas as boas recordações daquele tempo; e as amizades da época (que ainda cultiva); não saem da cabeça de Rodrigo Pernambuco até os dias de hoje.
GRATIDÃO AO PAI – “Temos uma história aqui no Indianópolis, onde brinquei quando criança, mas também aprendi muito através do trabalho. Eu brincava com essa idade, jogava bola com meus amigos – o que gosto de fazer até hoje – como qualquer outra criança. Porém, sou muito grato ao meu pai por ter me ensinado a trabalhar desde cedo para ter a vida digna que eu tenho hoje”, recordou-se, durante entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias no último final de semana.ENTRADA NA POLÍTICA DE NIQUELÂNDIA – Apesar de dizer que já realizou vários sonhos que tinha, ao longo de sua vida, Rodrigo Pernambuco disse querer realizar, agora, o sonho de ser um político verdadeiramente capaz em ajudar não apenas a população da região do Indaianópolis, mas os moradores de Niquelândia em geral, exercendo o papel de fiscalizador das atividades do Poder Executivo.
O desejo dele, como vereador, é zelar pelos moradores da área urbana como também os residentes em outros povoados da imensa zona rural do município, que é o maior de todo o Estado de Goiás em extensão territorial, com 9.843 km².
Em sua plataforma eleitoral – se eleito como representante da população na política local – Rodrigo Pernambuco disse ao Excelência Notícias que pretende estimular a expansão da atividade que já exerce (a psicultura) para gerar emprego e renda para outras regiões do município que sejam lindeiras ao Lago Serra da Mesa.
COOPERATIVA DE PESCADOS E LATICÍNIO – “Tenho muita vontade de contribuir com a montagem de um frigorífico de pescados, através de uma cooperativa, para beneficiar os pequenos produtores rurais de Niquelândia; uma fábrica de ração; e para conseguirmos um laticínio, porque nossos produtores de leite estão sofrendo muito nessa parte. Alguns deles vendem ‘para fora’ [para empresas grandes, de marcas muito conhecidas, com fábricas em outras cidades], mas demoram muito para receber esse dinheiro. Eu vou atrás de um deputado para empunhar comigo essa bandeira. Um laticínio vai agregar valor à produção local de leite. Quero muito ajuda nossa amada cidade de Niquelândia e vamos correr atrás disso”, afirmou o pré-candidato Rodrigo Pernambuco.