COVID-19 – Com mais 5 casos confirmados em 24 horas, Niquelândia agora soma 16 pacientes infectados pela doença
Drástica redução dos índices de isolamento social, após contaminação no município ser confirmada como comunitária, números de casos quadruplicou em uma semana
Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia às 18h50 nesta terça-feira (16), atesta que a cidade do Norte registrou cinco novos casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em apenas 24 horas. Na véspera – na segunda-feira (15) – a pasta comandada pela secretária Cida Gomes contabilizava 11 casos confirmados de Covid-19.
Desde a semana passada, a cidade entrou na delicada condição de transmissão comunitária do vírus. Ou seja, quando a pessoa contaminada não viajou ou não indicou que esteve na presença de alguém previamente diagnosticado como portador do novo coronavírus.
A infecção pelo vírus no município – que estava estabilizada em quatro casos até a terça-feira da semana passada, dia 9 – deu um salto preocupante no feriado nacional da quinta-feira (11).
Naquele dia, às 17h45, o primeiro boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia, atestava crescimento de quatro para cinco casos. O acréscimo de mais um caso positivo, apesar de preocupante, não causou tanto alarde na população na ocasião.
Porém, duas horas mais tarde, às 19h45- ainda na quarta-feira (11) – o número de confirmações saltou de cinco para nove casos no segundo boletim daquele dia. Por esse expressivo aumento, em que a Secretaria Municipal de Saúde
No final de semana, mais exatamente no sábado (13), um novo caso confirmado de Covid-19 em Niquelândia fez a contagem mudar mais uma vez: de 9 para 10 casos positivos.
Passadas mais 48 horas – ou seja, na segunda-feira (15) – o município confirmou mais um caso – passando esse total de 10 para 11 infectados – até serem contabilizados mais cinco casos de uma vez só, no início da noite de hoje.
Nos últimos dias, vídeos que circularam em grupos de WhatsApp do munícipio atestaram o acúmulo de pessoas nas ruas, muitas delas sem máscara; bem como ‘festinhas’ particulares em residências, com aglomeração de pessoas.
O mesmo também ocorreu às margens do Lago Serra da Mesa – em vários pontos da zona rural da cidade – onde moradores da própria cidade e de outras localidades aproveitavam-se para se esbaldar nas águas do reservatório, sem um mínimo de preocupação com o isolamento social e igualmente, sem máscaras.