Pesquisa aponta que 81,4% da população aprova primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Moreira em Niquelândia
Alto índice de aceitação do atual chefe do Executivo também refletiu-se positivamente nas intenções de voto do deputado federal José Nelto e do deputado estadual Lineu Olímpio, que caminharam lado a lado com o gestor municipal em 2025, as eleições de outubro deste ano
Levantamento estatístico realizado em dezembro de 2025 em Niquelândia pela empresa “Fortiori, Pesquisa e Estratégia”, com sede em Aparecida de Goiânia, aponta que o primeiro ano da administração do prefeito Eduardo Moreira (Novo) foi aprovado por 81,4% da população da cidade do Norte do Estado.
Como se sabe, o empresário do ramo de telecomunicações e internet – mais conhecido como “Eduardo Niqturbo”, assumiu o comando do município no dia 1º de janeiro de 2025, após conquistar a confiança de 8.988 pessoas nas eleições municipais de 2024.
Ao longo dos 12 primeiros meses de seu governo, o chefe do Executivo niquelandense buscou soluções para equacionar as contas públicas da prefeitura – com cortes de custos em todas as áreas da administração municipal – revertendo os recursos para melhor atendimento da população como um todo.

Dessa forma, dentre outras realizações, o prefeito Eduardo Moreira conseguiu, com recursos próprios da prefeitura, asfaltar três bairros (Eufralândia, Santo Antonio e parte do Evereste) com apenas 10 meses de gestão, algo que ele próprio não julgou ser possível no início do mandato.
O apoio amplo e irrestrito do deputado federal José Nelto (UB) e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB), por sua vez, garantiu recursos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) às obras de terraplanagem, contribuindo assim para o final dos 40 anos de esperança dos moradores dos bairros mencionados.
No último mês de novembro de 2025, o prefeito de Niquelândia também anunciou que as obras de pavimentação de ruas do Jardim Atlântico que ainda não contam com tal benefício deverão ser iniciadas em abril deste ano.

NÚMEROS DA PESQUISA REFLETEM ACEITAÇÃO DO PREFEITO – Por conta desse excelente desempenho administrativo, apenas 5,7% da população informada, na pesquisa, que desaprovaram a gestão do prefeito Eduardo Moreira em Niquelândia.
Outros 12,2% concordaram no chamado “meio termo”, ou seja, não aprovaram mas também não desaprovaram o desempenho do atual chefe do Executivo à frente da cidade com cerca de 35 mil habitantes.
Num outro ponto do levantamento, a Fortiori Pesquisa e Estratégia pediu aos entrevistados que classificassem o trabalho da Prefeitura de Niquelândia até o momento.
Por esse aspecto, o resultado mostrou-se bastante semelhante aos 81,4% que disseram apoiar as ações do prefeito Eduardo Moreira.
A aprovação da gestão chegou a 77,2% do total dos moradores ouvidos, subdivididos em “ótimo” (38,7%), “bom” (38,5%), e “regular” (17,4%).
Por fim, a gestão foi desaprovada por apenas 4,7% da amostra pesquisada: 2,2% julgaram “ruim” a administração atual, enquanto outros 2,5% classificaram como “péssimo” o atual governo do município. Apenas 0,7% não souberam ou não responderam ao questionamento.

ELEIÇÕES 2026 – Além da avaliação da gestão do prefeito Eduardo Moreira em Niquelândia, a “Fortiori, Pesquisa e Estratégia” também quis saber, em dezembro passado, as convenções dos congressistas da cidade para as cargas que se beneficiam em disputa neste ano de 2026 no Estado de Goiás, a saber:
GOVERNADOR – Em Niquelândia, no momento, a liderança é do pré-candidato Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador do Estado, com 39,5% das intenções de voto para tentar consagrar-se como sucessor natural do atual governador Ronaldo Caiado (UB)
Na sequência, quem aparece em 2º lugar é o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que governou Goiás por quatro mandatos, com 29,3% da intenção de voto.
Em 3º lugar, figura o senador e presidente do PL em Goiás, Wilder Morais, com 6,7% das preferências. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) foi lembrada por 3% dos niquelandenses ouvidos na pesquisa, figurando na 4ª posição.
Os indecisos e aqueles que não responderam representaram 15,9% da amostra pesquisada. Outros 5,7% votariam nulo/branco ou não escolheriam nenhum postulante ao cargo.

SENADOR – Para a eleição ao Senado Federal – que, em 2026, terá duas vagas em disputa – a Fortiori Pesquisa e Estratégia apresentou, aos niquelandenses pesquisados, várias opções de nomes de possíveis postulantes.
A liderança disparada ficou com a primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, com 55,6% das intenções de voto na cidade.
Já o senador e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSD) teria 17,9% das preferências entre os niquelandenses, em 2º.
Na sequência aparecem Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, com 12,4% em 3º; Jorge Kajuru, atual senador, com 11,2% dos votos; e Gustavo Gayer, deputado federal pelo PL, com 10,4% em 4º.

No caso de Niquelândia, nada mais nada menos que 35,5% das pessoas pesquisadas demonstram clara intenção de votar no deputado federal e pré-candidato à reeleição José Nelto (UB).
Nelto, como se sabe, “abraçou” a gestão do prefeito Eduardo Moreira, participando de eventos incontáveis na cidade do Norte do Estado; e acompanhando o chefe do Executivo em sucessivas audiências com autoridades estaduais e federais, em Goiânia e em Brasília, respectivamente.
Dessa forma, José Nelto garantiu, à Prefeitura de Niquelândia, a conquista de maquinários pesados e recursos para obras públicas em diversos setores, que já foram liberadas ou ainda se encontram em fase de liberação.
A pesquisa também apurou que a deputada federal Flávia Morais (PDT) contou com a simpatia de 12,9% da amostra verificada em Niquelândia, em segundo lugar.
Na sequência, aparecem os deputados federais Professor Alcides (sem partido), com 10,2% e Adriano do Baldy, com 5%. O deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) teria 4,5%. Outros dois deputados federais – Rubens Otoni (PT) e Glaustin da Fokus (PSC) – ficaram com 3,5% e 1,2%, respectivamente.

DEPUTADO ESTADUAL – Alicerçado pelo trabalho que desempenhou em Niquelândia em seus dois mandatos eleitos como deputado estadual, Júlio Pina (Solidariedade) apareceu em 1º lugar no levantamento da Fortiori Pesquisas, com 39,7%.
Em segundo lugar – valendo-se também do apoio ao prefeito Eduardo Moreira e também de sua presença constante em Niquelândia no ano de 2025 – o deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB), que é ex-prefeito de Jaraguá, teria 22,1% dos votos dos niquelandenses.
Também foram lembrados o deputado estadual José Machado (PSDB), com 10,4%; o ex-deputado estadual Hélio de Souza, com 4,5%; e até mesmo o ex-prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), com 3,2%, que também apoiou o então candidato Eduardo Moreira nas eleições municipais de 2024 em Niquelândia.

DADOS GERAIS SOBRE A PESQUISA – A Fortiori Pesquisa, Diagnóstico e Marketing realizou 403 entrevistas com moradores de Niquelândia, entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2025, ouvindo homens e mulheres em cotas fornecidas de acordo com faixa etária, grau de instrução e local de moradia.
A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado por Fortiori é de 95%.





