Recurso poupado no Carnaval deste ano garante micro-ônibus zero km de R$ 620 mil para a Saúde em Niquelândia
Suspensão da festa popular deste ano, decidida no começo da gestão do prefeito Eduardo Moreira, garantiu economia de recursos à aquisição do veículo com capacidade de transportar até 28 pacientes para outras localidades
Com recursos da Secretaria Municipal de Saúde, através do Fundo Municipal de Saúde (FMS), a Prefeitura de Niquelândia adquiriu um micro-ônibus zero quilômetro para reforçar o transporte de pacientes do município do Norte do Estado que necessitam passar por tratamento médico e demais atendimentos em clínicas e hospitais de média e alta complexidade em Goiânia, Anápolis e Uruaçu, por exemplo.
Na manhã desta quinta-feira/27, o prefeito Eduardo Moreira (Novo) e a secretária de Saúde, Bruna Rodrigues, fizeram a apresentação oficial do veículo, em evento realizado defronte ao Hospital Municipal Santa Efigênia.
Estiveram presentes, além do prefeito e da secretária, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Claudia Moreira; vários secretários municipais; a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andreia Diniz (PL); demais vereadores da base de apoio do prefeito no Poder Executivo; lideranças políticas e apoiadores da presente gestão.

“Eu tenho (na Assistência Social) duas vans, uma com 15 lugares e outra com 9 lugares. Na Saúde, a secretária Bruna também dispõe de uma van. Nós (com os veículos oficiais do município para transporte gratuito de pacientes e pessoas em situação de vulnerabilidade social) vamos para Goiânia e para Anápolis, todos os dias; e mesmo assim, o que tínhamos não era suficiente. Esse micro-ônibus, agora, vai nos ajudar bastante, mas logo precisaremos comprar outro, porque a demanda da nossa cidade é enorme”, explicou a primeira-dama de Niquelândia, bastante feliz com a nova conquista da municipalidade.
Adquirido por R$ 620.000,00 – conforme contrato nº 330/2025, celebrado entre o FMS a empresa Shopbus, de Goiânia – o micro-ônibus Marcopolo/Volare na cor prata possui capacidade para 28 passageiros sentados, além do motorista.
O veículo comprado pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia oferece conforto e segurança com direção hidráulica, freios modernos, suspensão reforçada, câmbio manual de cinco marchas, motor de alta potência, poltronas reclináveis, cortinas, monitor com sistema de vídeo e iluminação em LED.

Para garantir acessibilidade, o veículo também é equipado com elevador para cadeirantes e pessoas com deficiência (PcD) em geral, atendendo às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para não deixar dúvidas que o veículo foi comprado e não locado pelo município, o micro-ônibus possui placas Mercosul com caracteres azuis, que identificam veículos oficiais das prefeituras e órgãos públicos de todo o país, conforme regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A PALAVRA DO PREFEITO DE NIQUELÂNDIA – Eduardo Moreira lembrou que no início da atual gestão – em janeiro, quando deparou-se com um cenário de caos nas contas públicas da Prefeitura de Niquelândia – fora bastante criticado pela decisão da não realização do Carnaval 2025 no começo do ano.
Ele fez questão de lembrar aos presentes, no seu discurso, que o recurso que deixou de ser aplicado no festejo de Momo este ano seria destinado, assim que fosse possível, para atender alguma demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde.
Foi dessa forma que, então, surgiu a oportunidade de comprar o micro-ônibus integralmente com recursos próprios do FMS, para ampliar a capacidade do município em transportar pacientes para outras cidades, atendendo assim a demanda reprimida mencionada pela primeira-dama Claudia Moreira, no mesmo evento.

Ainda por ocasião da entrega do micro-ônibus pela Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito de Niquelândia foi enfático em dizer, no seu discurso, que irá cobrar todos os deputados estaduais e/ou federais que gravaram vídeos com ele, logo após a vitória nas urnas, para cobrar tudo o que foi prometido pelas autoridades políticas como suposta forma de apoio e/ou benefícios à população, diante da aproximação das eleições gerais de 2026.
“Vamos mostrar, também, a covardia de certos deputados que ficam iludindo a população niquelandense. Porém, para todos os deputados que enviam recursos para o nosso município, eu faço questão de ir às rádios, à imprensa em geral, com eles, recebê-los no meu gabinete; e agradecer pelo apoio”, enfatizou Eduardo Moreira.





