Plano Municipal de Turismo da gestão Eduardo Moreira em parceria com o Sebrae é apresentado oficialmente pela prefeitura em Niquelândia
Trabalho elaborado pela titular da pasta, Ariana Renovato, prevê a realização em 2026 de todos os eventos turísticos que não puderam ser realizados no primeiro ano da atual administração, com o objetivo de posicionar o município como destino potencial para atrair visitantes, de forma mais competitiva
Elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae, o “Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Niquelândia” foi oficialmente apresentado na tarde desta terça-feira/11 em solenidade aberta ao público, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN).
De acordo com a secretária da pasta, Ariana Renovato, a iniciativa visa estruturar e promover o setor turístico do município, com o objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e renda, e posicionar Niquelândia como um destino potencial de viagem, de forma mais competitiva.

“Esses planos envolvem diversas etapas, como diagnóstico, definição de metas, criação de programas e estratégias de promoção, e dependem do engajamento dos setores público e privado”, explicou Ariana.
Ela estava à frente da Secretaria Municipal de Governo, acumulando a pasta do Turismo, desde o início da atual administração. Porém – recentemente, por decisão do prefeito Eduardo Moreira – a pasta está agora oficialmente sob o comando de Ariana.

Ariana explicou que o 2025 foi de muito trabalho com a parte burocrática, documentação, planejamento e organização da Secretaria Municipal de Turismo, cargo que já ocupou duas vezes em gestões passadas.
Sempre de acordo com a secretária de Turismo, Niquelândia terá um grande calendário de eventos em 2026 com o objetivo de fortalecer o comércio local, com o incremento da presença de visitantes de outras localidades.

André Moura dos Santos, gerente da Regional Norte do Sebrae, relatou que a região de Niquelândia possui um potencial gigantesco para o turismo e que, com a organização e atração de investidores, o resultado será o aumento do fluxo de turistas de várias regiões — não apenas do interior do Estado, mas também de outras partes do Brasil — que escolherão Niquelândia como destino.

“Iremos trabalhar com força total nesse projeto. Trouxemos duas profissionais com ampla experiência do nosso corpo de credenciados do Sebrae e faremos de tudo para concretizar esse trabalho com excelência. Para o próximo ano, o Sebrae já reservou um recurso em torno de R$ 350 mil para aplicar no município de Niquelândia, investindo no pequeno negócio e nas empresas locais para o desenvolvimento do território”, afirmou o gerente regional.
O projeto de desenvolvimento turístico de Niquelândia contará, ao longo de seis meses de trabalho, com a participação das consultoras do Sebrae-GO Cynthia Bretas e Juliana Carvalho, ambas com ampla experiência na área.

Serão realizadas visitas técnicas, entrevistas participativas, diagnóstico e análise estratégica de dados, escuta social, pesquisa de imagem do destino e elaboração de relatório final com diretrizes e ações.

“É a primeira vez que temos a oportunidade de conhecer o município e estamos com boas expectativas. Niquelândia tem grandes riquezas, não apenas naturais, mas também relevantes aspectos culturais, como as romarias, as festas e a gastronomia. Basta lapidar esse potencial. Espero, dentro da nossa profissão, contribuir para alavancar o turismo, trazendo mais economia, visibilidade e divulgação para o município”, afirmou Cynthia, que é turismóloga, consultora e produtora de eventos.
Administradora de empresas, consultora e sommelier, Juliana ressaltou o envolvimento da comunidade niquelandense e a importância do planejamento estratégico para o Turismo local. Ela disse ter percebido o quanto as pessoas de Niquelândia estão conectadas, desejando que o projeto realmente saia do papel.

Segundo ela, para conseguir recursos junto ao Ministério do Turismo, é necessário que o município esteja no Mapa do Turismo do Estado de Goiás, o que somente é possível a partir do trabalho da Secretaria Municipal de Turismo junto à Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo).
Dos 246 municípios goianos, detalhou Juliana, apenas 89 estão cadastrados nesse mapa e prontos para captar recursos. Por isso, é essencial a realização de projetos e planos municipais de turismo, como este que foi apresentado nesta terça-feira em Niqujelândia.

No evento da terça-feira/11, além dos nomes já citados, estiveram presentes o vice-prefeito Gervam Freitas (Novo); a secretária de Cultura, Cláudia Nogueira; a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andréia Diniz; além de empreendedores locais, agentes culturais e alguns vereadores da base de apoio do prefeito da cidade no Poder Legislativo.

PREFEITO PARTICIPOU DE REUNIÃO PRÉVIA SOBRE O ASSUNTO, NA SEGUNDA
A primeira reunião de apresentação do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Niquelândia” ocorreu na segunda-feira (10) no prédio da Secretaria Municipal da Educação – em caráter interno, antes do evento público de ontem – com a presença do prefeito Eduardo Moreira, de representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal de Turismo, dando o pontapé inicial ao projeto.
Segundo o prefeito, uma das pastas mais importantes da cidade do Norte do Estado é a do Turismo. Niquelândia, como se sabe, é maior município do Estado de Goiás em extensão territorial (9.846km²).
Por conta disso, a cidade conta com uma infinidade de locais turísticos como cachoeiras, o Lago Serra da Mesa, além de diversas festividades ao longo do ano, como as Cavalhadas, a Festa de Santa Efigênia e a Romaria do Muquém, dentre outras.
Eduardo Moreira destacou que, para o próximo ano, uma nova parceria com o deputado federal José Nelto (UB) destinará mais de R$ 1 milhão exclusivamente para investimentos no turismo de Niquelândia.
“Estamos iniciando esse projeto agora, plantando hoje, e sabemos que a resposta vem a longo prazo. Não é de um dia para o outro que irá acontecer. Tenho a convicção de que, no futuro, meus filhos, as pessoas que vivem em Niquelândia e toda a população colherão os bons frutos desses resultados. Tenho a certeza de que contamos com uma equipe competente, formada por profissionais que entendem da área e do assunto e vamos, com certeza, avançar nesse projeto”, afirmou o prefeito de Niquelândia.

