Niquelândia

Cultura, agroecologia e agricultura familiar são destaques em Niquelândia no 1º Festival dos Povos do Cerrado: Coopeag já planeja 2ª edição em 2026

Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia, presidida por Manoel Júnior, realizou evento ousado com extensa programação de três dias na última semana, reunindo autoridades dos governos federal e estadual em Goiás para debater e apresentar soluções aos pequenos produtores rurais da cidade do Norte do Estado

Com programação gratuita voltada ao fortalecimento da agricultura familiar – graças a um aporte de capital de R$ 75 mil do Edital de Projetos Sociais da Anglo American – a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (Coopeag) realizou o 1º Festival dos Povos do Cerrado entre a manhã da quinta-feira/8 e a noite do sábado/10.

Sob a coordenação de Manoel Alves Gomes Júnior, presidente da entidade; e de sua esposa, Rhyllary Coelho e Silva; o evento destacou o trabalho das associações e cooperativas da zona rural da cidade do Norte do Estado, caso da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Dantas (Acorda); e da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares de Niquelândia (Cooperagro Familiar).

Associação dos Produtores Rurais do Córrego Dantas (Acorda) apresentou deliciosas opções de rapadura de colher, em potes [Foto: Excelência Notícias]

Barraquinhas montadas especialmente para o festival deram visibilidade às suas lutas, demandas, produções artesanais (inclusive da Associação de Pais e Amigos dos Expecionais/Apae, de Niquelândia) e culinária típica no pátio do Instituto Educacional Tiradentes, região central da cidade, pertencente à família de Manoel Júnior.

Num imóvel anexo ao local, a Coopeag mantém a “Casa da Agricultura Familiar”, onde são comercializados artesanatos e produtos como queijo, leite, panificados, farinha, polvilho, rapadura, pão de queijo, biscoito de queijo congelado, doces, licores, iogurte e açafrão, dentre outros. O local também foi viabilizado com apoio da Anglo American, em abril de 2022.

Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares de Niquelândia (Cooperagro Familiar) esteve presente no 1º Festival dos Povos do Cerrado com sua imensa variedade de licores, produzidos e engarrafados sem nenhum tipo de conservante ou aditivo [Foto: Excelência Notícias]
Na manhã da sexta-feira/9, parte da programação foi desenvolvida no Sítio Bagagem, de propriedade de Manoel Júnior, nas proximidades do Povoado do Muquém.

Nesse espaço, são produzidas anualmente 200 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, de mais de 70 espécies em oito viveiros fomentados pela Coopeag em várias regiões de Niquelândia.

Leo Caetano, do Cetas/Ibama, coordenou ação de soltura de 35 jabutis no Sítio Bagagem onde a Coopeag desenvolve suas atividades na zona rural de Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Além disso, há pouco mais de dois anos, o local foi homologado no rol das mais de 20 Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) existentes em várias partes do Estado.

Nesse sentido, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Goiás realizou a soltura de 35 jabutis, numa ação educativa que contou com a participação de alunos da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues.

Jabutis que estavam provisoriamente abrigados pelo Ibama no Sítio Bagagem foram devolvidos à natureza em ação de conscientização com alunos de uma escola da rede municipal de Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Segundo o chefe do Cetas do Ibama em Goiás, Léo Caetano Fernandes da Silva, ao contrário de outros animais, a maior parte dos jabutis são reinseridos na natureza pela devolução espontaneamente pelos seus “donos” à autarquia federal. Por serem silenciosos, acabam não despertando tanto a realização de ações específicas de fiscalização.

“Na verdade, quando levamos um animal desses para casa, não estamos fazendo bem algum para eles. Muito pelo contrário. No caso dos jabutis, eles são muito procurados pela sociedade e, infelizmente, é mais fácil ver um em cativeiro do que na natureza. Inclusive, isso ocorre por crendices pois há quem acredite que a presença dele sirva para curar pessoas asmáticas, o que não é verdade”, explicou Léo.

Manoel Júnior, da Coopeag, mostrou aos estudantes as ações de preservação à diversidade da fauna e flora que são desenvolvidas pela entidade no Sítio Bagagem [Foto: Excelência Notícias]
PALESTRAS E AÇÕES – Considerando-se as dificuldades de acesso à informação enfrentadas pelas comunidades rurais mais distantes, a estrutura do 1º Festival dos Povos do Cerrado no Instituto Tiradentes garantiu a oferta de uma série de serviços públicos oferecidos por órgãos do Governo Federal e do Governo de Goiás.

Estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e da Caixa Econômica Federal.

Nelson Gonçalves Galvão, superintendente do Ibama em Goiás, durante seu pronunciamento na abertura do 1º Festival dos Povos do Cerrado [Foto: Excelência Notícias]
Técnicos da Conab, por exemplo, prestaram orientações sobre o acesso a programas de aquisição de alimentos e sobre o processo de regularização de agricultores familiares da região.

Foram realizadas, ainda, palestras sobre inscrição de projetos e acesso a políticas públicas, como o Crédito Fundiário e o Desenrola Rural/Pronaf, com apoio da Caixa Econômica Federal, abordando temas como renegociação de dívidas, redução de juros e parcelamentos para produtores com terras penhoradas.

Coopeag mantém a “Casa da Agricultura Familiar” desde 2022, onde são comercializados artesanatos e produtos alimentícios diversos: projeto também contou com apoio da Anglo American [Foto: Excelência Notícias]
Pelo Estado de Goiás, marcaram presença a Emater, a Secretaria de Meio Ambiente (Semad) e a Saneago. No caso da Semad, houve uma capacitação de auxílio à inscrição de propostas em edital específico para fortalecimento da cadeia da sociobiodiversidade.

Associações que trabalham com alimentos extraídos do Cerrado poderão contar com até R$ 120 mil de recursos, cada uma, em todo o Estado. Além dos entes públicos, empresas privadas com atuação voltada à agricultura familiar também participaram do evento realizado pela Coopeag em Niquelândia.

Ariana Renovato, secretária municipal de Governo, representou a Prefeitura de Niquelândia no evento da Coopeag [Foto: Excelência Notícias]
DEPUTADA FEDERAL PRESTIGIOU EVENTO – Atendendo ao convite de Manoel Júnior, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) participou da abertura do evento em Niquelândia, destacando a importância do festival por dar visibilidade a diversas questões, inclusive à preservação do Cerrado, que, segundo ela, vem sendo alvo de constantes ataques e crimes ambientais.

“Lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar não é apenas reconhecer que eles são responsáveis por mais de 70% dos alimentos que estão nas mesas e nos pratos das nossas famílias. Mas também reconhecer que, embora eles tenham grande importância nas nossas vidas, são as pessoas que menos têm seus direitos garantidos hoje”, afirmou a parlamentar.

Adriana Accorsi, deputada federal pelo PT, esteve na abertura do 1º Festival dos Povos do Cerrado em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

PRESIDENTE DA COOPEAG FAZ BALANÇO POSITIVO E ANUNCIA PREPARATIVOS PARA O FESTIVAL DO ANO QUE VEM

Manoel Alves Gomes Júnior, presidente da Coopeag, envolveu-se tanto com a organização do 1º Festival dos Povos do Cerrado nos últimos seis meses que, em decorrência de uma crise hipertensiva, não conseguiu conversar com o Portal Excelência Notícias na noite do último sábado/10, quando do encerramento do evento.

Porém, já recuperado, Manoel Júnior concedeu a entrevista no começo da noite da segunda-feira/12, oportunidade em que fez uma série de agradecimentos a todos os parceiros do projeto, lembrando que foram necessárias inúmeras viagens a Goiânia e Brasília para os convites às participações presenciais dos entes estaduais e federais no evento realizado pela Coopeag em Niquelândia. Ao longo dos três dias, para se ter uma ideia, foram fornecidas 750 refeições totalmente gratuitas aos participantes da iniciativa.

1º Festival dos Povos do Cerrado foi realizado em Niquelândia na sede do Instituto Tiradentes, região central do município, por iniciativa da Coopeag [Foto: Excelência Notícias]

“Enfrentamos muitos desafios –  com acertos e também com erros – mas alcançamos o nosso principal objetivo, que era valorizar os povos tradicionais, a Congada de Santa Efigênia, os quilombolas, os indígenas e os agricultores familiares. Conseguimos levar à comunidade mais de 300 atendimentos com o apoio dos nossos parceiros. Doamos mais de 2 mil mudas nativas do Cerrado. Também tivemos excelentes palestras da Universidade Federal de Goiás, inclusive com a apresentação de uma pesquisa voltada à valorização do mel que produzimos lá no Sítio Bagagem”, afirmou Manoel Júnior.

Ao avaliar o resultado do evento, ele destacou a presença de pelo menos 12 atrações culturais, todas com artistas da própria comunidade, reforçando o compromisso com a valorização do povo de Niquelândia.

Rhyllary Coelho, professora e esposa de Manoel Júnior, envolveu-se em praticamente todos os preparativos do evento realizado pela Coopeag em Niquelândia na última semana [Foto: Excelência Notícias]
Manoel reafirmou o discurso que fez na abertura, lembrando que o objetivo do evento não trazer grandes nomes nacionais da música, mas sim de reconhecer e incentivar talentos locais, permitindo que os artistas invistam em seus instrumentos e em suas carreiras.

“A percepção geral, de quem participou, foi de que conseguimos criar um impacto bastante positivo para a primeira edição do festival, mesmo com recursos limitados. Para nós, o resultado é motivo de orgulho, pelo fato de que promovemos um evento de grande relevância para a agricultura a cultura local”, explicou ele.

Emater-GO proporcionou diversos atendimentos ao público em uma das salas de aula do Instituto Tiradentes, durante o 1º Festival dos Povos do Cerrado em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

A organização do Festival dos Povos do Cerrado já garantiu, segundo Manoel Júnior, a aprovação de R$ 190 mil por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura para a realização da 2ª edição do festival, prevista para o próximo ano.

A previsão da Coopeag é que os novos recursos permitam corrigir os pontos que não funcionaram bem, fortalecer aquilo que deu certo e expandir o alcance das informações destinadas aos agricultores familiares da região de Niquelândia.

Manoel Júnior, presidente da Coopeag, durante sua explanação sobre a realização do 1º Festival dos Povos do Cerrado em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
QUEM APOIOU – A extensa programação do 1º Festival dos Povos do Cerrado, na última semana, em Niquelândia, recebeu apoio de diversos parceiros da Coopeag, a saber: Anglo American, Ibama, MMA, Cetas, Floresta Cheia, Agro Centro-Oeste Familiar 2025, IRPS, Prefeitura de Niquelândia, Apae Niquelândia, AAC Niquelândia, Associação do Córrego Dantas (Acorda), AJM, ACSE, INCRA, Secretaria do Desenvolvimento Social, Conab, Emater Goiás, Caixa Econômica Federal, Saneago, Semad Goiás, Codevasf, ONG Floresta Viva, BNDES, Funbio, Petrobrás, Sindicato Rural de Niquelândia, Sebrae Goiás, Atualiza Notícias, Sistema OCB/GO, Aldeia Thery Xavante, UEG, House Cast, Tilapas, Bluestone, Toca Vô Quina, RLAM e Nature Invest.

GALERIA DE IMAGENS –  1º FESTIVAL DE POVOS DO CERRADO DA COOPEAG EM NIQUELÂNDIA

Nilton Alves dos Santos Filhos, gerente de Desenvolvimento da Conab em Goiás, durante oficina de capacitação para agricultores familiares em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Gabriela Salees, presidente da ONG Floresta Cheia, em Goiânia: entidade que atua em parceria com Cetas parabenizou trabalho da Coopeag em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
João Paulo Mello Rodrigues Sarmento, coordenador do Viveiro do Amarelo, do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, participou do evento da Coopeag em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Marco Antonio Nascimento, engenheiro florestal e supervisor da área no Instituto Rupestris/MG [Foto: Excelência Notícias]
Além da programação técnica e institucional, o festival contou com diversas atrações culturais voltadas à valorização do Cerrado e das tradições do povo do campo em Niquelândia e no Norte de Goiás, caso da Irmandade dos Congos de Santa Efigênia [Foto: Excelência Notícias]
Talentosa desde muito jovem, a cantora mirim Duda Faustino apresentou-se no palco do 1º Festival dos Povos do Cerrado na noite do sábado, dia 10 [Foto: Excelência Notícias]
Forrozeiros que compareceram ao Festival dos Povos do Cerrado, na noite do sábado/10 em Niquelândia, animaram-se a dança com o repertório variado apresentados pelos artistas locais [Foto: Excelência Notícias]
Marcos Pontes, um dos melhores cantores surgidos em Niquelândia nos últimos 15 anos, também agradou ao público durante o 1º Festival dos Povos do Cerrado [Foto: Excelência Notícias]
Renato Caio, outro cantor bastante conhecido em Niquelândia, durante apresentação no 1º Festival dos Povos do Cerrado [Foto: Excelência Notícias]
Mel de excelente qualidade também foi comercializado em Niquelândia no 1º Festival dos Povos do Cerrado, em diferentes tipos de embalagens [Foto: Excelência Notícias]
Produtos da agricultura familiar também garantem a fabricação de deliciosos bolos artesanais na zona rural de Niquelândia, que foram comercializados nos três dias do evento na última semana [Foto: Excelência Notícias]
Brigadistas do Prevfogo/Ibama apresentaram o trabalho que desenvolvem no combate e prevenção de incêndios em matas nativas da região às crianças presentes ao evento [Foto: Excelência Notícias]
Centro de Triagem de Animais Silvestes (Cetas) expôs, no Instituto Tiradentes, diversos equipamentos utilizados ao monitoramento de animais resgatados e posteriormente devolvidos à natureza [Foto: Excelência Notícias]
Associação Comunitária de Santa Efigênia montou estande com variadíssimas opções de peças artesanais, multicoloridas e cuidadosamente decoradas [Foto: Excelência Notícias]
Diversos produtos da agricultura familiar em Niquelândia foram vendidos nos estandes montados no 1º Festival dos Povos do Cerrado [Foto: Excelência Notícias]
Peças artesanais, cuidadosamente pintadas à mão, evidenciaram delicadeza e primor do trabalho realizado pelos artesãos e artesãs de Niquelândia, por ocasião do evento [Foto: Excelência Notícias]
Irmandade dos Congos de Santa Efigênia ganhou representação artesanal a partir de bonecos que reproduzem as vestes dos seus componentes: trabalho cuidadoso [Foto: Excelência Notícias]
Instituto Rupestris/MG montou estande com mudas de plantas para reforçar ações em defesa da conservação das matas e do reflorestamento de áreas ambientais já degradadas pela ação do ser humano [Foto: Excelência Notícias]
ONG Floresta Cheia apresentou desenhos de aves e outros animais silvestres para reforçar a necessidade da preservação ambiental em Goiás e, especialmente, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Luiza Medeiros representou a Superintendência do Desenvolvimento Agrário de Goiás/MDA em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Joabe Júnio do Carmo Silva, coordenador da Regional Norte da Emater em Uruaçu, durante sua explanação no Festival dos Povos do Cerrado em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
João Divino de Barros, gerente geral de Rede da Caixa Econômica Federal em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Andreia DIniz, presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, prestigiou o Festival dos Povos do Cerrado da Coopeag [Foto: Excelência Notícias]
Ramon Trajano, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), em Goiânia, durante o evento da Coopeag em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Quezia Cavalcante, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) em Goiânia, durante palestra no 1º Festival dos Povos do Cerrado em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Izabella Serrano, analista de Cooperativismo do Núcleo Norte da OCB-GO [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo