Niquelândia e Barro Alto conquistam selo nacional de alfabetização do MEC após programa de educação da Anglo American
Iniciativa realizada em parceria com a Fundação da Gide (FdG) atendeu 47 escolas públicas e beneficiou cerca de 5,4 mil estudantes de cinco cidades de MG e GO onde a mineradora possui operações: trabalho foi realizado entre 2021 e 2024

Niquelândia, Barro Alto e três municípios mineiros que receberam o programa de educação da Anglo American – executado em parceria com a Fundação da Gide (FdG) entre 2021 e 2024 – conquistaram o Selo Nacional Compromisso pela Educação.
Criado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), o selo visa o reconhecimento de prêmios políticas e estratégias em prol da alfabetização.
As redes de educação das duas cidades goianas e de Conceição do Mato Dentro/MG foram os principais destaques e receberam o Selo Ouro após parecer de uma comissão técnica de avaliação.
O município de Dom Joaquim/MG conquistou o Selo Prata, enquanto Alvorada de Minas/MG recebeu o Selo Bronze.
Para conquistar o reconhecimento, as redes de ensino municipal das cinco cidades mencionadas precisaram comprovar a implementação de ações estruturantes para alfabetização dentro dos seguintes critérios colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); institucionalização e implementação da política de alfabetização; ações de formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
“Somente no ano passado, as 47 escolas participantes do Programa Transformando os Municípios pela Educação realizaram um total de 124 ações voltadas à alfabetização. Este reconhecimento, que deve ser compartilhado com gestores, professores e alunos, contribui para reafirmar o papel da Anglo American nas comunidades que acolhem suas operações, em linha ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, comemorou Fernando Guimarães, gerente de Integração e Sustentabilidade da Anglo American.
Criado em 2021 como parte do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, o programa em parceria com a FdG visa a melhoria do desempenho das escolas em aspectos gerenciais, capacitação de professores e reforço escolar.
Até 2024, foram beneficiados cerca de 5,4 mil estudantes do ensino fundamental. A companhia também apoia atividades de infraestrutura e conectividade nas instituições.
“O programa tem promovido uma verdadeira transformação educacional nas regiões onde a Anglo American atua, impulsionando mudanças estruturais nas escolas, qualificando o ensino e, consequentemente, criando um futuro promissor para os participantes, além de desenvolvimento sustentável das comunidades”, ressalta Isis Chaves, consultora da FdG que atua como diretora técnica do programa de educação da Anglo American.
EDUCAÇÃO EM FOCO – Com o objetivo de melhorar o desempenho das escolas públicas nos municípios que acolhem suas operações, a Anglo American já investiu cerca de R$ 50 milhões em iniciativas ligadas à educação e treinamento.
Em 2024, além do andamento das atividades do programa educacional junto à Fdg, a companhia realizou a doação de computadores e de smartwatches (relógios inteligentes), com a finalidade de contribuir nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino público dos estados de Minas Gerais e Goiás.
A Anglo American também investe em obras de infraestrutura nas escolas das regiões anfitriãs. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]