Primeira-dama de Niquelândia é homenageada com a Comenda Berenice Artiaga na Alego, em Goiânia
Homenagem à Claudia Moreira foi prestada pelo deputado estadual José Machado, do PSDB: durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto destacou a relevância da homenagem e parabenizou as homenageadas, ressaltando a dedicação delas em servir à sociedade

Por iniciativa do deputado estadual José Machado (PSDB), a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Niquelândia, Claudia Moreira, foi uma das 80 personalidades femininas homenageadas pela Assembleia Legislativa de Goiás na tarde desta terça-feira/18, em Goiânia, com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.
Concedida anualmente, a honraria reconhece mulheres que se destacam no Estado em diferentes áreas de atuação, como política, educação, religião e segurança pública.
Idealizada pelas quatro deputadas estaduais em atividade nesta 20ª Legislatura – Bia de Lima/PT, Rosângela Rezende/Agir, Vivian Naves/PP e Dra. Zeli/UB – a solenidade reuniu autoridades e parlamentares no Plenário Íris Rezende.
Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB) destacou a relevância da homenagem e parabenizou as homenageadas, ressaltando a dedicação delas em servir à sociedade.
Ele enfatizou que seus nomes foram aprovados por unanimidade e expressou o reconhecimento e a gratidão dos deputados e deputadas estaduais pelo serviço prestado em Goiânia e nas demais localidades onde atuam.

“Receber essa honraria, que carrega o nome de uma mulher tão inspiradora e marcante para a história do nosso Estado, é motivo de grande orgulho e emoção para mim. A confiança e o apoio do deputado reforçam meu compromisso em continuar trabalhando com dedicação e responsabilidade em prol da nossa comunidade neste meu começo de jornada na vida pública de nossa cidade”, afirmou.

Empossada em 1951, Berenice se tornou um símbolo da participação feminina na vida pública, inspirando a criação da honraria em 1988 pelo então presidente da Casa, Helenês Cândido, mediante projeto de lei proposto à época pela então deputada estadual Dária Alves.
Disputou a eleição naquela época devido ao acirramento da política em Goiânia, que resultou no assassinato de seu marido o ex-deputado estadual Getulino Artiaga, vitimado por 18 tiros.
Berenice foi reeleita em 1954 e cumpriu seu mandato até o final de 1958. A pioneira morreu aos 96 anos, em 8 de maio de 2012, tendo sido velada no Salão Nobre da Alego. Este ano, portanto, completa-se 13 anos da morte de Berenice Artiaga.
PRESIDENTE DO LEGISLATIVO TAMBÉM RECEBEU COMENDA – Além de Claudia Moreira, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andreia Diniz, que é policial civil, também foi homenageada com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.
A reportagem sobre a condecoração de Andreia Diniz será publicada pelo Excelência Notícias na próxima quinta-feira/20.
