Agehab capacita equipes de 75 prefeituras à organização do Programa de Casas a Custo Zero em 2025
Representantes dos municípios receberão informações detalhadas e treinamento que facilita a compreensão do edital e as etapas do processo de construção das unidades habitacionais: governador Ronaldo Caiado pretende chegar a 10 mil casas totalmente sem custo para os beneficiários até o final de 2026
O Governo de Goiás realiza mais um ciclo de capacitação para interessados em construir moradias em parceria com o Governo de Goiás, por meio do Programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero.
Destinada às equipes técnicas de prefeituras credenciadas na Plataforma Conecta Prefeitos, a formação será nesta sexta-feira (17), às 13 horas, no auditório do Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi), em Goiânia.
Representantes de 75 municípios receberão informações detalhadas e treinamento que facilita a compreensão do edital e as etapas do processo de construção das unidades habitacionais.
A ação faz parte do Goiás Social, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
“Já são mais de 3 mil casas a custo zero entregues em 162 municípios goianos e este resultado só é possível graças à parceria das prefeituras com a Agehab. De forma que é muito importante este treinamento para aumentar ainda mais a adesão das cidades goianas a este programa que é pioneiro no Brasil”, avalia a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Presidente da Agehab, Alexandre Baldy destaca a missão dada pelo governador Ronaldo Caiado de chegar a 10 mil casas a custo zero até o final de 2026.
“Como diz o nome, o Conecta Prefeitos aproxima os gestores municipais da Agência, do programa”, analisa Baldy, acrescentando que foi com este objetivo a plataforma Conecta Prefeitos foi criada em setembro de 2023.
“Um sistema que permite o envio de toda a documentação de forma on-line, simplificando o acesso aos parceiros envolvidos e dando agilidade ao processo de construção das unidades de interesse social”, arremata.
De acordo com o titular da Seinfra, Pedro Sales, para atender ao Chamamento Público da Agehab, os municípios precisam disponibilizar loteamento regularizado para construção das unidades habitacionais e de toda a infraestrutura.
“Nestes lotes serão construídas as casas a custo zero, com investimento integral do Governo de Goiás, a serem doadas para famílias com renda total de até um salário mínimo, conforme prevê a legislação que rege o programa”, explica Sales.
O Banco de Credenciados reúne todos os municípios aptos a receberem as obras, com documentação em dia e terrenos aprovados tecnicamente para as construções. Ao final do ciclo é realizado o sorteio das construtoras que executarão as obras. [Informações da Assessoria de Imprensa da Agência Goiana de Habitação/Agehab]