PM apreende jovem de 16 anos que tinha pé de maconha plantado num vaso em Colinas do Sul
Descoberta dos militares em serviço, lotados na 11ª CIPM de Niquelândia, aconteceu durante abordagem de rotina: adolescente que pilotava motocicleta com escapamento aberto, na tarde de ontem, revelou que cultivava a droga dentro de casa
Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar (PM) na posse de um pé de maconha plantado num vaso na casa onde mora na região central de Colinas do Sul, por volta das 17 horas desta quarta-feira/27.
De acordo com o major Huermi Félix – comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM) de Niquelândia, que responde também pelo policiamento de Colinas – a corporação fazia um patrulhamento de rotina na pacata cidade quando avistou uma motocicleta com escapamento ruidoso, causando desconforto aos munícipes.
Na abordagem, detalhou o oficial, descobriu-se que o “motociclista” era menor de idade e que, portanto, não possuía CNH.
Ademais, o veículo também tinha a numeração do chassi raspada, sendo forte indicativo de que a moto era sucata que não poderia mais estar rodando.
Segundo o comandante da 11ª CIPM, no momento da descoberta das irregularidades na moto e da falta de habilitação do condutor, o próprio adolescente revelou que cultivava maconha em casa.
Os militares foram até o local e, dada a constatação da existência do vaso com galhos de cannabis sativa – planta da qual se origina o entorpecente, cujas folhas são posteriormente prensadas – acionaram o Conselho Tutelar de Colinas do Sul para que acompanhasse o menor apreendido, juntamente com a PM, até a Delegacia da Polícia Civil de Niquelândia, conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O vaso com o pé de maconha foi formalmente apreendido pela equipe de plantão na PC de Niquelândia, enquanto a motocicleta em situação irregular foi recolhida ao Pelotão da PM em Colinas do Sul.
O adolescente apreendido responderá por atos infracionais análogos aos crimes de “consumo pessoal de drogas na modalidade, semear, cultivar ou colher” (com base na Lei 11.343/06, que versa sobre o consumo e o tráfico de entorpecentes); de “adulteração de sinal identificador de veículo”; e de “dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor”, estes dois últimos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). [Com informações da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar/11ª CIPM de Niquelândia]