União Brasil rompe com prefeitura, descarta apoio a Sandro Bernardes e decide caminhar com Ozeas Boiadeiro em Niquelândia
Partido do vice-prefeito Carlos da Lider e do governador Ronaldo Caiado, UB decide interromper parceria política iniciada nas eleições de 2020, sob a alegação de que compromissos políticos e administrativos deixaram de ser cumpridos pelo grupo político que endossa nome do pré-candidato do MDB à prefeitura: reviravolta
A Executiva Municipal do União Brasil (UB) em Niquelândia anunciou no início da madrugada deste domingo/4 – após exaustivas reuniões ao longo de todo o sábado/3 – a decisão pelo apoio formal ao candidato a prefeito pelo PL, Ozeas Gomes de Morais, o Ozeas Boiadeiro.
Boiadeiro será o cabeça de chapa da Coligação União Faz a Vitória do Povo”, que terá o engenheiro agrônomo Evaldo Rincon (PDT) como candidato a vice-prefeito. Além do PL, do PDT e do UB, a coligação será composta também pelo Solidariedade e pelo Progressistas.
A nova diretriz do partido do governador Ronaldo Caiado (UB) na cidade marca a debandada, da base de apoio da atual administração municipal, do grupo político liderado pelo empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (UB), atual vice-prefeito de Niquelândia.
Como se sabe, Carlos da Líder arregimentou o apoio de Caiado ao projeto de reeleição do atual prefeito Fernando Carneiro (PSD) em 2020, fomentando a composição do partido do chefe do Executivo com o UB, no pleito passado.
Segundo o ex-vereador Leomar das Dores Oliveira – irmão de Carlos da Líder e ex-presidente do antigo DEM local – no desenrolar das composições políticas dos últimos dias, o UB enxergou grandes possibilidades de aliar-se aos pré-candidatos Ronan Rosa Batista (PRD), Eduardo Moreira (Novo) e Sandro Bernardes Araújo (MDB), além do próprio Ozeas Boiadeiro.
“Nós sempre pautamos nossas demandas políticas pelo interesse da cidade. Porém, tudo o que nós combinamos na eleição passada não foi cumprido (pela prefeitura, em termos de serviços e obras públicas) com a nossa sociedade. Niquelândia precisa avançar além do que temos hoje. Nós, do União Brasil, entendemos que ficar culpando precatórios e dívidas da prefeitura para continuar não fazendo nada é uma confissão de incapacidade política e administrativa da atual gestão. Por isso, decidimos não continuar com essa parceria com a atual administração. ”, afirmou Leomar.
Além das questões de interesse dos munícipes da cidade do Norte do Estado, o irmão do atual vice-prefeito de Niquelândia desmentiu a tese de que o UB possuiu, no bojo da gestão atual, o controle de três secretarias municipais o que, em tese, serviria como justificativa para o partido decidir caminhar junto com Sandro Bernardes este ano.
“Notamos, inclusive, uma certa arrogância dentro do grupo do candidato do prefeito. Eles estão achando que já venceram as eleições, apesar de terem uma das maiores rejeições dessa eleição. Por outro lado, enxergamos no Boiadeiro um candidato leve, humilde, determinado a vencer para honrar os compromissos que a cidade tanto aspira e necessita”, afirmou Leomar.
No início da tarde de ontem, ao final da convenção do MDB, Sandro ainda trabalhava com a expectativa de que seu companheiro de chapa seria indicado pelo UB, dada a sinergia das legendas na esfera estadual com Caiado e Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador de Goiás.
“Nosso entendimento é que, na verdade, o Carlos não tem nem o apoio do seu próprio chefe do gabinete, que foi cooptado pelo Sandro. Ou seja, efetivamente, nós não tínhamos nada (em termos de poder) dentro da prefeitura. Nem mesmo ontem, nas discussões partidárias – com exceção do Segundo (Pereira Filho, secretário de Indústria, Comércio e Urbanismo), o único a marcar presença, por ser do nosso partido – ninguém da administração compareceu para defender parceria de A ou B. A verdade é que fomos excluídos dessa gestão há muito tempo”, completou Leomar.
LEOMAR DEFENDE PARCERIA DE BOIADEIRO COM JÚLIO PINA PELO BEM DE NIQUELÂNDIA – Segundo o irmão do vice-prefeito de Niquelândia, o União Brasil também decidiu caminhar junto com Ozeas Boiadeiro graças ao trabalho de destinação de recursos para a cidade realizado pelo deputado estadual Júlio Pina (Solidariedade), que apoia o empresário do ramo de compra e venda de gado desde sua primeira candidatura a prefeito, ainda pelo PRTB, na eleição passada.
“Temos hoje, em pleno funcionamento, o Colégio Militar Paulo Francisco da Silva; temos também mais de R$ 20 milhões sendo investidos em Niquelândia pelo Governo de Goiás (em obras de reforma, ampliação e construção de escolas, principalmente); e está caminhando, para sua conclusão, a obra de pavimentação da GO-132 que liga Niquelândia a Colinas do Sul. O nosso governador tem vontade e interesse de concluir essa obra, pois está com recurso empenhado, sem nenhum tipo de politicagem. E, como o União Brasil de Niquelândia é um partido sério, resolvemos ser mais exigentes. Hoje, nós entendemos que o melhor projeto para a cidade é trabalharmos juntos pela vitória do Boiadeiro, para fazermos as mudanças que o nosso povo tanto necessita”, afirmou Leomar Oliveira.