Niquelândia

“Sandro está preparado para enfrentar as dificuldades de Niquelândia”, afirma ex-prefeito Luiz Teixeira ao anunciar apoio ao pré-candidato do MDB

Delegado aposentado da Polícia Civil, Luiz Teixeira Chaves governou cidade do Norte em três oportunidades (de 1996-2004 e de 2013 a 2016): apoio a Sandro mexe com panorama da sucessão local na semana que antecede as convenções partidárias

Com a experiência e o peso político de ter entrado para a história de Niquelândia como o único nome que administrou a cidade por três mandatos, o ex-prefeito Luiz Teixeira (MDB) anunciou no início da tarde desta quarta-feira/24 seu apoio formal ao pré-candidato a prefeito Sandro Bernardes Araújo, do mesmo partido, às eleições municipais de outubro. Na entrevista exclusiva por telefone ao Portal Excelência Notícias, Luiz Teixeira explicou que o nome do ex-assessor especial da Prefeitura de Niquelândia fora referendado pelo vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, pela capacidade demonstrada por Sandro na resolução dos mais diversos problemas enfrentados em quase seis anos da administração do atual prefeito, Fernando Carneiro. Sobre o cenário do MDB local, dada a interferência de Daniel Vilela objetivando o Governo de Goiás em 2026, Luiz Teixeira disse que a chegada de Sandro Bernardes ao partido jamais o fez pensar numa eventual saída do MDB.  “Para mim, particularmente, isso não seria motivo maior para não querer apoiar o doutor Sandro em Niquelândia”, afirmou. Confira, abaixo, a íntegra da entrevista do ex-prefeito Luiz Teixeira.

Portal Excelência Notícias – Recebemos, no começo da tarde de hoje, a informação de que o senhor decidiu, após analisar diversas questões, declarar seu apoio formal ao pré-candidato do MDB à Prefeitura de Niquelândia, Sandro Bernardes Araújo. Como é que se deu essa decisão do senhor?

Luiz Teixeira Chaves – Na realidade, eu venho observando e analisando a política de Niquelândia principalmente em relação às eleições deste ano. Vários pré-candidatos me procuraram, tenho amizade apreço por todos, mas acabei decidindo por apoiar o doutor Sandro. Decidi pela sua trajetória como assessor do prefeito atual (Fernando Carneiro, do PSD) ajudando-o a colocar a prefeitura em ordem, em regularizar a situação do pagamento em dia do funcionalismo público, dentre outras questões. Em razão desse período de experiência adquirida com o trabalho realizado em quase seis anos, ele (Sandro) está melhor preparado para enfrentar, nos próximos quatro anos, as dificuldades que o município atravessa e que vai atravessar ainda por algum tempo. Além disso, o doutor Sandro filiou-se ao MDB e eu sou partidarista, acompanhando e participando do MDB há muito tempo em Niquelândia. Tudo isso foi se somando à minha decisão. Inclusive, estão com ele, nesse apoio, pessoas que sempre me ajudaram na política como o Fábio Martins (sogro de Sandro Bernardes), a Ana Mathilde (Martins de Souza, ex-secretária de Cultura), a Porfira (Moreira de Paiva Queiroz, ex-presidente da Apae) e tantos outros que estão agora com o doutor Sandro, pelo preparo e ar articulações políticas em nível estadual e federal que ele tem.

Excelência NotíciasTodavia, a chegada do doutor Sandro ao MDB em meados de abril, em articulação direta dele com o vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, causou certo estremecimento nos bastidores da política local, já que a chamada ‘velha guarda’ do MDB de Niquelândia, da qual o senhor sempre fez parte, não gostaram muito dessa intervenção de Daniel. Passados três meses desse imbróglio, como está a situação atualmente?

Luiz Teixeira – Concordo plenamente com você, pois foi uma decisão do MDB a nível de Estado ainda no ano passado. Mas, por outro lado, estive conversando com o Daniel Vilela ele nos autorizou a mobilizar e formar chapa de candidatos a prefeito e vereadores para que, na pior das hipóteses, o MDB de Niquelândia participar do processo na condição de indicar um pré-candidato a vice-prefeito, este ano. Caso a gente não viabilizasse isso, ficou acertado que o Daniel pediria nossa permissão para estar indicando alguém que pudesse fazer esse trabalho. O Daniel queria o partido em evidência nas eleições municipais deste ano em Niquelândia e no restante do Estado, como um todo. Em razão dessa situação do MDB local – de sair do controle do que estavam à frente do partido na cidade –  criou-se um clima de desconfiança e tivemos dificuldades de formar chapa de candidatos a vereadores e vereadoras, bem como de pré-candidatos a prefeito. Baseado nisso é que o MDB estadual decidiu, por assim dizer, passar a Executiva Municipal do partido para o doutor Sandro, para o doutor Fernando Cavalcante (de Melo, advogado), e outros. Claro que isso descontentou a nós que estávamos no MDB. Mas para mim, particularmente, isso não seria motivo maior para não querer apoiar o pré-candidato do MDB (Sandro) em Niquelândia.

Luiz Teixeira, ex-prefeito de Niquelândia [Foto: Reprodução/Instagram]
Excelência Notícias – Depois que o senhor deixou de ser prefeito, o MDB entrou num certo declínio em Niquelândia e não conseguiu se renovar nesses oito anos? Veio daí essa decisão do presidente estadual Daniel Vilela, promovendo essa oxigenação, com a chegada do doutor Sandro?

Luiz Teixeira – Olha, eu entendo que o MDB estava muito bem dirigido por uma comissão provisória que tinha lideranças respeitadas em Niquelândia. Porém, em razão da mudança de PMDB para MDB, destituiu-se os diretórios até então constituídos e formou-se novas comissões provisórias tendo o Almir Pedroso – meu amigo e uma pessoa respeitada em Niquelândia – como presidente, fazendo o dever de casa. Porém, houve essa insegurança se o MDB ficaria ou não novamente sob o comando provisória até então instalada. Eu entendo que o partido estava bem e que vai continuar bem em Niquelândia com essa nova comissão executiva. Os que já estavam filiados terão espaço para continuar, se tiverem interesse. Eu estou filiado ao MDB e quero continuar no partido, até porque o Daniel vilela é nosso amigo particular e o pai dele (o ex-governador Maguito Vilela, falecido em janeiro de 2021) era meu grande amigo. Você sabe bem disso. O Maguito ficava na minha casa quando visitava Niquelândia, participava dos nossos eventos, especialmente o Torneio do Trabalhador, no qual ele jogava conosco e comentava a partida depois pela Rádio Mantiqueira. Então, por tudo isso, quero continuar no MDB, apoiando nosso pré-candidato a prefeito doutor Sandro e o Daniel como pré-candidato ao Governo de Goiás, em 2026

Excelência Notícias – Como o senhor avalia o atual cenário político de Niquelândia, a uma semana das convenções partidárias, com quatro pré-candidaturas praticamente certas e que, ao menos por enquanto, não abrem mão da disputa das eleições propriamente ditas no dia 6 de outubro?

Luiz Teixeira – Olha, dentre os que restaram, eu considero o Ozeas (Boiadeiro) uma boa pessoa. Temos também o Ronan (Batista, PRD, outro ex-prefeito da cidade) e o Eduardo (Moreira, do Novo) além do doutor Sandro. Olhando para o cenário hoje, vejo que a eleição em Niquelândia ainda está bem aberta e tudo agora vai depender muito dessas conversas na reta final (para a indicação do vice) porque o Ozeas e o Eduardo já têm a chapa definida.  Acho que irá sair mais fortalecido (para a disputa efetiva dos 45 dias de campanha) quem tiver a melhor proposta para administrar Niquelândia; e capacidade política para aglutinar apoios. Vejo esse cenário como bastante salutar para a democracia em Niquelândia, esperando que tenhamos uma eleição limpa, sem ataques pessoais, com o debate ficando apenas no campo das ideias.

Luiz Teixeira, em imagem do período em que era prefeito de Niquelândia entre 2013 e 2016 [Foto: Reprodução/Jornal Diário do Norte]
Excelência Notícias – O senhor, desde que deixou o cargo de prefeito da cidade, passou a dividir seu tempo entre Anápolis e Niquelândia, até mesmo por questões de saúde. Como deverá ser sua participação no apoio ao doutor Sandro, uma vez realizada as convenções, a partir do próximo dia 5 de agosto?

Luiz Teixeira – Eu quero muito participar desta eleição, porque gosto muito de Niquelândia. Você sabe da minha dedicação por essa cidade. Quero participar da campanha, mas também quero ser ouvido durante a administração (na eventual vitória de Sandro, após o dia 1º de janeiro de 2025) porque já estive três vezes como prefeito de Niquelândia, uma vez como vice-prefeito e uma vez como deputado estadual. Ou seja, tenho uma certa experiência para podermos dar algumas sugestões que possam colaborar com quem estiver administrando a cidade, para Niquelândia continuar melhorando. Niquelândia é a cidade que nasci, onde me criei, a qual amo de paixão, onde quero estar vivendo o restante da minha vida.

Luiz Teixeira, ex-prefeito de Niquelândia, decidiu continuar no MDB após mudanças no partido este ano [Foto: Reprodução/Instagram]

Veja também

Botão Voltar ao topo