Goiânia

Fieg e Sesi inauguram centros de treinamento em SST em Niquelândia e em Minaçu nesta semana

Com as inaugurações nas duas cidades do Norte do Estado na quinta e na sexta-feira, agora serão seis unidades em funcionamento desde setembro voltada para atendimento à indústria sobre as NRs 33 e 35, que abordam o trabalho em espaços confinados e em altura, respectivamente

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) entrega oficialmente, nesta quinta-feira/18, as instalações do Centro de Treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (Sesi) nas dependências da Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia. Na sexta-feira/19, um complexo semelhante será inaugurado em Minaçu.

As duas inaugurações no Norte do Estado ocorrem pouco mais de um mês após as atividades dos Centros de Treinamento em SST terem sido expandidas às unidades do Sesi em Catalão e em Jataí, nas regiões Sudeste e Sudoeste do Estado, respectivamente.

Outras duas unidades já funcionam em Aparecida de Goiânia (na região metropolitana da capital) e em Itumbiara (no Sul do Estado).

Agora serão seis novas unidades inauguradas desde o ano passado para o atendimento à indústria sobre as Normas Regulamentadoras 33 e 35, promovendo assim a capacitação adequada dos profissionais.

As NRs 33 e 35 oferecem conhecimentos teóricos e práticos específicos para a realização, com segurança, de trabalhos em espaços confinados e em altura, além de cursos de resgate e salvamento.

De acordo com o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, o “novo salto” no atendimento em saúde e segurança do trabalho na rede da indústria terá investimentos de R$ 1 bilhão até 2026, dentro do programa de expansão e modernização da rede no Estado.

“O Sesi Goiás já é destaque nacional nessa área e hoje tem a melhor performance em SST entre todos os regionais do Brasil. Agora, nós vamos subir de patamar mais uma vez com a inauguração desses centros de treinamentos. Estamos trazendo o que há de mais moderno e tecnológico para as empresas e seus trabalhadores. Isso ninguém tem, e só mesmo o Sesi para proporcionar isso”, assegurou o presidente da Fieg.

Instalado em unidades Sesi nos principais polos produtivos goianos, os seis novos CTs dispõem de estrutura tanto fixa quanto móvel. Isso inclui equipamentos modernos, como óculos de realidade aumentada.

Através destes, serão ofertados cursos por meio de realidade virtual para que os trabalhadores possam ter simulações de maneira segura, bem como de forma mais lúdica e mais imersiva aos conteúdos dos treinamentos.

Com capacidade para atender até 20 turmas mensalmente, serão oferecidos treinamentos específicos conforme exigências legais, garantindo a conformidade com as normas regulamentadoras.

“Esses novos centros de Niquelândia e Minaçu são marcos importantes para a Região Norte, proporcionando capacitação e conhecimento essencial para a saúde e segurança dos trabalhadores”, destacou o diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Catalão, Bruno Godinho.

O OBJETIVO – Além disso, o treinamento disponibilizado nos novos centros de SST do Sesi proporcionará, aos colaboradores, conscientização sobre os riscos envolvidos nessas atividades; sobre as medidas de prevenção necessárias para evitar acidentes e lesões; e ajuda também as empresas a cumprir a legislação.

“Ao investir na formação dos trabalhadores em NR 33 e NR 35, as empresas demonstram seu compromisso com a segurança e a saúde dos colaboradores, além de estarem em conformidade com as exigências legais. Isso contribui para a redução de acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a valorização da mão de obra qualificada”, complementou Bruno Godinho.

Rio Verde, também no Sudoeste Goiano, será a próxima cidade contemplada com o Centro de Treinamento em SST, em data a ser definida pelo Sistema Fieg. [Com Informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Fieg em Goiânia, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias, em Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo