Niquelândia

ACIN elege novo presidente em Niquelândia: Ronaldo Fernandes vence eleição pela 2ª vez e volta após 3 anos

Empresário havia comandado a entidade classista entre junho de 2019 e junho de 2021, mas enfrentamento da pandemia da Covid-19 prejudicou ações que ele pretendia implantar na ocasião: no novo mandato, Ronaldo terá o advogado Kahik Onofre Vieira como seu vice

Empresário do ramo de componentes e insumos para empresas industriais e agrícolas, Ronaldo Fernandes da Silva foi eleito para seu segundo mandato como presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) no final da tarde desta terça-feira/5.

Ele compôs chapa única com o advogado Kahik Onofre Vieira, que será o futuro vice-presidente da Acin. A posse de ambos nos respectivos cargos para o biênio 2024-2026 está prevista para ocorrer no dia 2 de abril.

Maria Aparecida Arruda (Hospital Santa Marta) deposita seu voto na urna da ACIN, em Niquelândia [Foto: Divulgação/ACIN]

Ronaldo retornará à presidência da ACIN após dois anos e dez meses do término de seu primeiro mandato, em junho de 2021, durante a pandemia da Covid-19.

Na ocasião, ele foi sucedido pela atual presidente da entidade, Fernanda Rodrigues Melo, que era sua vice quando o empresário elegeu-se ao cargo pela primeira vez, em abril de 2019.

Emilson Severino (Super Contabilidade) deposita seu voto na urna da ACIN, em Niquelândia [Foto: Divulgação/ACIN]
Há cinco anos, Ronaldo Fernandes era vice-presidente da ACIN e sucedeu o empresário Almir Pedroso e Silva, do ramo de vestuário e de panificação, no comando da entidade.

O mandato de Fernanda Melo terminaria em junho do ano passado, mas foi prorrogado até o presente momento para que a atual presidente da ACIN concluísse as ações que restavam para fechar sua gestão.

DEVER CUMPRIDO – “A minha sensação, hoje, é do dever cumprido. Estou muito feliz por esse período que pude estar à frente da nossa associação comercial, com resultados positivos alcançados para o nosso comércio. Vejo que contribuímos muito com a formação e capacitação dos nossos comerciantes e seus colaboradores. A ACIN continua, agora com o Ronaldo, porque esse trabalho não pode parar. Ele já tem experiência e foi, de certa forma, meu professor, no período em que fui a vice dele. Me sinto realizada pelos projetos que realizei, nesses dois anos e meio”, afirmou a atual presidente da ACIN, em tom de despedida.

Euclides Oliveira (Portal Excelência Notícias) deposita seu voto na urna da ACIN em Niquelândia [Foto: Divulgação/ACIN]
A ELEIÇÃO – A apuração dos votos registrados em cédulas de papel, na sede da entidade, se deu em ata lavrada pela empresária Eneida Lopes de Godoi, que foi presidente da ACIN há alguns anos.

Dos 195 estabelecimentos comerciais de Niquelândia em dia com suas obrigações com a ACIN (e, portanto, aptos à votar) compareceram 121 empresários (56,95% do total) entre 8h e 17h de hoje.

Desse total de 121 votantes, foram contabilizados 118 votos (97,52% dos válidos) para a chapa “ACIN em Ação”. Dois comerciantes votaram em branco (1,66%) e outro preferiu anular seu sufrágio (0,83%).

Fernanda Melo, atual presidente da ACIN, deposita seu voto para eleger a nova diretoria da entidade em Niquelândia [Foto: Divulgação/ACIN]
A exemplo do trabalho que fez em seu primeiro mandato, o futuro presidente da ACIN deseja integrar todos os associados em políticas de interesse comum da classe empresarial para fomentar os segmentos do comércio; da indústria; e de prestação de serviços em Niquelândia.

De um modo geral, Ronaldo Fernandes entende que a força e relevância alcançada pela entidade nos últimos anos têm contribuído decisivamente ao sucesso dos pequenos, médios e grandes empresários da cidade, que hoje possui cerca de 40 mil habitantes.

Luciano Lima, atual vice-presidente da ACIN, deposita seu voto para a eleição da nova diretoria da entidade [Foto: Divulgação/ACIN]
O QUE DISSE O PRESIDENTE ELEITO DA ACIN – Na primeira entrevista logo após ser reconduzido ao cargo, o futuro presidente da ACIN disse ao Excelência Notícias que, quando de sua primeira eleição, pretendia desenvolver vários projetos e que ninguém esperava enfrentar uma pandemia tão danosa ao comércio e demais setores da economia, sem contar as vidas perdidas em função da doença.

“Foi uma situação que desviou muito da nossa energia em relação ao que tínhamos programado; e que não conseguimos executar. Acabei ficando bem cansado e esgotado, naquele momento; e decidi não me candidatar à reeleição para que outra pessoa seguisse no meu lugar – no caso a Fernanda, que aceitou de imediato o desafio – dando andamento aos projetos e melhorando-os muito – como é o caso do Festival Gastronômico, iniciado por mim em 2019 – que ela deu sequência e praticamente dobrou o tamanho da festa nos anos de 2022 e 2023”, afirmou Ronaldo Fernandes.

Segundo Pereira Filho (Drogaria Ultra Popular) deposita seu voto na urna da ACIN, em Niquelândia [Foto: Divulgação/ACIN]
Ainda de acordo com o presidente eleito da Acin, Fernanda também teve êxito em valorizar a presença das mulheres empreendedoras nas ações da entidade em Niquelândia. “Quero copiar o que ela fez”, garantiu Ronaldo.

De uma forma geral, a ideia de Ronaldo Fernandes é dar sequência ao trabalho desempenhado por Fernanda Melo no comando da Acin; e tentar implementar novas frentes de trabalho como, por exemplo, participar mais ativamente das ações em prol do esporte no município.

Durcilene Ribeiro (Smart/Nosso Novo Supermercado) durante seu voto na eleição da ACIN, nesta terça-feira/5 [Foto: Divulgação/ACIN]

Ele também defende a criação de ações específicas que garantam maior participação das indústrias sediadas em Niquelândia no trabalho desenvolvido pela Acin, citando a presença de metalúrgicas bastante conhecidas e qualificadas que há muito tempo contribuem para o desenvolvimento econômico do município.

A ampliação do número de associados da Acin também é outra meta a ser alcançada por Ronaldo e Kahik: hoje, cerca de 250 comerciantes locais estão listados na base de contribuintes ativos da entidade, pagando uma mensalidade de R$ 62,00.

O futuro presidente quer atingir a marca de 350 associados, nos dois anos de sua próxima gestão.

Ilma Aguiar (104,7 FM) deposita seu voto na urna da ACIN, ao lado da ex-presidente Eneida Godoi [Foto: Divulgação/ACIN]
Ronaldo Fernandes também prospectou a possibilidade de ampliação da estrutura física da sede da Acin na Avenida Brasil, com a edificação de novas salas para o oferecimento de mais cursos de forma simultânea à utilização do auditório da entidade.

Além das parcerias firmadas pela Acin há bastante tempo com o Serviço Brasileiro de Assistência às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás; com o Sistema S (Sesi/Senai, da Fieg); e com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), o futuro presidente da Acin também deseja implantar iniciativas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Márcio Rocha (92,3 FM/Mantiqueira) durante sua votação na eleição da ACIN, nesta manhã [Foto: Divulgação/ACIN]
“Queremos que o Senac venha participar da nossa associação assim como o Sebrae já está participando, fortalecendo muito o nosso comércio”, afirmou ele.

ATRAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS E INDÚSTRIAS – Segundo Ronaldo Fernandes, embora a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia tenha o papel de participar das discussões que estimulem a geração de empregos em Niquelândia, é fundamental também que o Poder Público – através da prefeitura, Governo do Estado e deputados estaduais/federais – também desempenhem seu papel nesse sentido de trazer novas indústrias para o município.

“Claro que faremos um meio de campo forte, junto com a prefeitura, para auxiliar nesses projetos”, garantiu Ronaldo.

Kahik Vieira deposita seu voto na urna da ACIN, nesta terça-feira/5: jovem advogado será vice-presidente da entidade a partir de abril [Foto: Divulgação/ACIN]
A ACIN E A ELEIÇÃO MUNICIPAL – A posse de Ronaldo Fernandes como novo presidente da Acin, daqui a menos de um mês, se dará num ano de muita efervescência política em Niquelândia dada a eleição municipal para a escolha do novo prefeito e dos novos vereadores da cidade, em outubro, para que assumam seus mandatos em janeiro de 2025.

Segundo Ronaldo, com a anuência da diretoria da entidade, a Acin poderá propor uma pauta a ser executada pela municipalidade a partir do ano que vem, apresentando o teor deliberado em reuniões individuais com cada um dos pré-candidatos a prefeito e, posteriormente, com os nomes que efetivamente forem à disputa do cargo.

Ronaldo Fernandes assina a folha de comparecimento na eleição da ACIN: empresário será presidente da entidade pela 2ª vez [Foto: Divulgação/ACIN]
“As associações comerciais, enquanto cooperativas, representam o futuro do país e o futuro de Niquelândia. Observamos, hoje, que alguns empresários da cidade prosperam de forma individual. Mas a cidade somente será promissora se, coletivamente, as pessoas buscarem o desenvolvimento local. Nós, enquanto cidadãos, também temos de dar nossa parcela de contribuição. Nossa associação comercial não é um órgão político mas pode ser um órgão apartidário – conversando com as todas as pessoas que são partidárias – trabalhando por um único objetivo, um mesmo propósito”, comentou o presidente eleito da Acin.

Composição da chapa intitulada “ACIN EM AÇÃO” – Diretoria da ACIN – Biênio 2024-2026

Tipo Cargo Nome
 

 

 

 

Executiva

Presidente RONALDO FERNANDES DA SILVA
Vice-presidente KAHIK ONOFRE VIEIRA
1º Secretário LEILA FERNANDES VIEIRA SOARES
2º Secretário GISELE VANUNCIO DA SILVA
1º Tesoureiro FERNANDA RODRIGUES MELO
2º Tesoureiro ELIZANGELA RIBEIRO ALVES
 

 

 

 

Não Titulada

ERYK JOSE MOURA
FERNANDO TAVARES NEVES
ELVIRA RODRIGUES DE OLIVEIRA
PAULO HENRIQUE G. PESSOA
ARILSON EUSTAQUIO ARAUJO
CARLOS ROBERTO OLIVEIRA
 

Conselho Superior

EMILSON SEVERINO DA SILVA
LUCIANO ALVES DE LIMA
ANDRE DAVID CAVALCANTE JUNIOR
 

Conselho Fiscal

SEGUNDO PEREIRA FILHO
MARCELO PEREIRA CARNEIRO
ANDRÉ LUIZ CORREA FILHO PELÁ
Eventuais Substitutos SHIRLEY SILVA GODOY
EDIMILSON JOÃO FERREIRA

Fonte: Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN

Veja também

Botão Voltar ao topo