Goiânia

Niquelândia e São Miguel do Araguaia estão na rota do calendário de torneios estaduais de pesca esportiva

Devolução dos peixes vivos para a água é a principal característica dessa atividade de lazer: Goiás Turismo estima que modalidade reúne, anualmente mais de nove milhões de turistas em rios e lagos goianos, movimentando a economia dos municípios participantes dos circuitos

O turismo de pesca recebeu investimento de R$ 1,2 milhão do Governo de Goiás para dois torneios de pesca esportiva: o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e o Gigantes do Araguaia.

Os torneios fazem parte do calendário oficial de competições de 2024 lançado na última segunda-feira/19 pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Quatro competições terão apoio do governo estadual, entre os meses de março e outubro. Esta é a terceira vez consecutiva que o Estado patrocina o setor.

“Esse esporte sofisticado movimenta a economia e faz com que a nossa sociedade, cada vez mais preparada, se desenvolva com respeito ao meio ambiente”, explicou o governador.

Segundo Caiado, o valor aplicado deve retornar em forma de emprego e renda, trazendo melhores condições de vida para as pessoas que moram nas regiões ribeirinhas.

O ministro André de Paula disse que Goiás é destaque na pesca esportiva, com atração de grande número de equipes, inclusive de outros países, e profissionalização do segmento.

“É o calendário do maior circuito de pesca do país”, enalteceu. “E é uma pesca sustentável porque cuida do meio ambiente, gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.

TORNEIOS DE PESCA ESPORTIVA – A programação do Circuito Goiano de Pesca Esportiva prevê oito etapas em sete municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia. Essa última cidade, localizada no Norte do Estado, é banhada pelo Lago Serra da Mesa.

Já o Gigantes do Araguaia ocorre em Aruanã, Nova Crixás (distrito de Bandeirantes) e São Miguel do Araguaia (no Distrito de Luiz Alves).

Entre as novidades, estão os eventos para mulheres, o “Tucuna Queen”, em Três Ranchos, e o “Encontro de Pescadoras”, em Luiz Alves.

A pesca esportiva é uma atividade de lazer que tem entre as principais características a devolução dos peixes vivos para a água.

A Goiás Turismo estima que a modalidade reúna mais de nove milhões de turistas em rios e lagos goianos.

Na região do Araguaia, por exemplo, chama a atenção dos competidores a possibilidade de encontrar peixes de grande porte, como piraíbas e pirararas.

A meta do Governo de Goiás é transformar o estado em um dos três melhores destinos de pesca esportiva no Brasil, ao lado da bacia Amazônica e do Pantanal.

“No ano passado, nós identificamos mais de 10 estados brasileiros aqui. Goiás está dando de presente para o Brasil um grande exemplo de política pública”, destacou o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral.

EXPECTATIVA – O evento reuniu diversos prefeitos das regiões do Vale do Araguaia e de Serra da Mesa, além de outras autoridades, como o vice-governador Daniel Vilela e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. Competidores também marcaram presença.

“Por muito tempo não tivemos patrocínio, fazendo os torneios de pesca apenas com amor, raça. Agora temos uma outra realidade, contando com o apoio do governo”, destacou um dos organizadores, Carlos Leite.

CALENDÁRIO

  • Circuito Goiano de Pesca Esportiva (2 de março a 26 e outubro): Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão
  • Gigantes do Araguaia (9 de março a 19 de outubro): Aruanã, Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves)
  • Tucuna Queen (feminino) (4 de maio e 21 de setembro): Três Ranchos
  • Encontro de Pescadoras (feminino) (data a ser definida): São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves) [Informações da Secretaria Estadual de Comunicão/Secom – Governo de Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo