Goiânia

Segurança Pública comemora duas semanas sem homicídios em Goiânia

Resultado, segundo a PM, deve-se ao planejamento estratégico das unidades operacionais em combater a criminalidade na capital

O Governo de Goiás registrou 17 dias sem homicídios em Goiânia no período de 7 a 23 de janeiro de 2024, perfazendo assim um saldo bastante segundo o Comando de Policiamento da Capital, unidade da Polícia Militar.

Já no intervalo de 1º a 15 de janeiro, a polícia não registrou caso de latrocínio, roubo a carga, roubo a instituição financeira ou lesão corporal seguida de morte na capital.

“Sou extremamente orgulhoso de liderar um Estado com esta equipe de segurança. E nosso trabalho seguirá visando sempre o avanço e a proteção total dos goianos”, disse o governador Ronaldo Caiado no último dia 10/01, durante encontro com a cúpula da Segurança Pública do Estado.

SEM HOMICÍDIOS – Segundo nota oficial da PM, o resultado deve-se ao planejamento estratégico das unidades operacionais em combater a criminalidade.

Para realizar o trabalho, a corporação conta com veículos, armamentos modernos e mecanismos de inteligência, além da resiliência e compromisso dos policiais com o cidadão.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, Goiás apresenta redução nos índices de criminalidade há cinco anos consecutivos, resultado de ações de organização, planejamento e integração com as forças federais de segurança.

Outro fator primordial, segundo o secretário, foi a ênfase no controle carcerário.

“Muitos desses crimes que ocorriam fora dos presídios eram mandados lá de dentro” disse Brum.

QUEDA EM TODAS AS MODALIDADES DE CRIME – Segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Estado, os índices de criminalidade recuaram em até 89,8% em Goiás nos últimos cinco anos.

Uma das reduções mais expressivas diz respeito ao roubo de veículos (-89,8%): foram 1.029 no ano passado, ante 10.103 casos em 2018.

Já crimes como furto e roubo a transeunte tiveram queda de 85,8% e 83%, respectivamente.

Latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 86,7% – foram 14 casos em 2023 e 105 no ano de 2018.

O Estado registrou, ainda, queda de 50,8% no número de homicídios dolosos em 2023, na comparação com 2018.

Crimes de lesão seguida de morte tiveram queda de 55,7% no período avaliado – 61 em 2018 e 27 no ano passado.

Outros indicadores de destaque são o homicídio tentado (-20,6%), estupros (-10,5%), roubo em comércio (-81,8%), roubo de carga (-90,6%), roubo em residência (-75,9%) e furto de veículos (-60,1%). [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública/SSP-GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo