Alto Paraíso/São Jorge

Inscrições para Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado no Encontro de Culturas da Chapada terminam segunda

Poderão ser expostos e comercializados trabalhos em palha, jóias e semijoias, itens de vestuário e decoração, produtos da sociobiodiversidade, obras sacras e criativas: edital com o regulamento está disponível no site da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge  

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge apresenta, de 13 a 17 de dezembro, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Esta segunda parte do Encontro também vai contar com mais uma edição da Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado, que reunirá 20 expositores do Nordeste Goiano, região que já foi considerada a mais vulnerável de todo Estado e que hoje possui uma potente produção artesanal.

Caçada da Rainha, de Colinas do Sul [Foto: Divulgação/Secult]
O expositor que desejar participar da feira deve residir em uma das cidades do nordeste goiano e pode se candidatar para receber apoio de estadia e alimentação até o dia 27 de novembro, por meio de edital público disponível no site da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

A feira é uma correalização da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo do Município, da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Ministério da Cultura (MinC).

O evento tem apoio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (Fac), mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Goiás Turismo, e parceria da Associação dos Moradores da Vila de São Jorge (Asjor).

Para a iniciativa serão contemplados trabalhos em palha, jóias e semijoias, itens de vestuário e decoração, produtos da sociobiodiversidade, obras sacras e criativas.

Para estes expositores também haverá uma programação especial com as rodas de prosa “Cultura e Artesanato do Nordeste Goiano” e “Artesanato de tradição: desafios e demandas”.

Também serão realizadas oficinas ministradas pelo Coordenador da Rede Multiétnica Léo Porto sobre “Marketing Digital” e “Comercialização e gestão do artesanato”.

A programação ainda contará com uma Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais que vai reunir mais de 50 mestres de cultura popular de todo o Brasil, rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições.

O Encontro de Culturas faz parte do calendário cultural anual do Estado de Goiás e beneficia o público regional, nacional e internacional.

Esta é a primeira vez que o evento, que completou 23 anos neste ano, realiza duas edições em um mesmo ano.

Desde que foi criado, em 2000, o Encontro já reuniu 575 atrações culturais, mais de 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa.

Índios ava-canoeiro, de Minaçu [Foto: Divulgação/Secult]
Uma média de 460 mil pessoas já participaram das atividades, fortalecendo também a região da Chapada dos Veadeiros.

CONFERÊNCIA TEMÁTICA DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS – Entre os destaques desta edição fora de época está a participação de mais de 50 mestres da cultura popular de todo Brasil para uma Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais, nos dias 15 e 16 de dezembro, realizada em parceria com o Ministério da Cultura/Secretaria de Cidadania e Diversidade, Diretoria de Culturas Populares.

Entre os confirmados estão os mestres e mestras Manoel Salustiano (PE), do Maracatu Rural Piaba de Ouro; Fabiano Santos (PE), do Afoxé Alafin Oyó; Ribinha (MA), do Boi de Maracanã; Makota Cassia Manzo (MG); Jorge Antônio (MG), do Batuque e Cantiga dos Arturos; Zé do Boi (SC), do Boi de Mamão; Maciel Salú (PE); Volmi Batista (DF); Martinha do Coco (PE); Chico Simões (DF); Zé Nilo, da Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO); Adelídio Ferreira (GO); Márcio Belo (TO), do Tambores do Tocantins; e Doroty Marques (GO).

Boi do Seu Teodoro, de Sobradinho/DF, se apresentará este ano [Foto: Júlio Cesar Abreu]
Neste Encontro, pretende-se iniciar a discussão sobre a criação de um Comitê Nacional para escutas, debates, reflexões e a elaboração de um programa nacional para as culturas populares e tradicionais.

A conferência marca a retomada destes importantes espaços de consulta e escuta ativa e sensível para a construção de políticas públicas culturais de atenção às artes, culturas e territórios.

SHOWS – Na programação musical, sobem ao palco o grupo Tambores do Tocantins (TO); o rapper GOG (DF); o violeiro Volmi Batista (DF); a opereta popular “Era Uma Vez”, da Turma Que Faz e Doroty Marques (GO), com um elenco formado pelas crianças e jovens da Vila de São Jorge; o Maracatu Leão do Cerrado, de Alto Paraíso de Goiás (GO); o Boi do Seu Teodoro (DF); o Jongo Iracema (GO); o grupo Sambadeiras de Roda (GO); o Trio Buritis (GO); Martinha do Coco (PE) e outros convidados a serem confirmados.

A programação musical foi pensada referenciando ritmos que são reconhecidos como patrimônios culturais imateriais pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A proposta é aproximar o público das manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, cerne do Encontro, sensibilizando sobre a identidade cultural e a importância da manutenção das culturas populares [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura, em Goiânia]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo