Niquelândia

Expositores do 3º Festival Gastronômico Josephina’s apresentam cardápio diversificado em evento da ACIN em Niquelândia

Degustação das ‘Comidas de Tradição’ ocorreu na noite desta sexta-feira/25: Fernanda Melo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin, não esconde entusiasmo para mais uma realização da diretoria da entidade classista, nos dias 7, 8 e 9 de setembro

A mesa farta era de encher a boca d’água e os olhos de alegria. Algo incrível, para abrir o apetite até das pessoas sem nenhuma compulsão exagerada por comida. E, quando o assunto é “Comida de Tradição”, as Josephinas simplesmente dominam o pedaço: do bolo, da torta, do doce cristalizado e do biscoito fervido da antiga São José do Tocantins, antes de 1938. E também dos lanches gourmetizados, cores e sabores da atual Niquelândia.

Foi assim, num momento único de congraçamento por um trabalho desenvolvido há meses, que a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) realizou na noite da sexta-feira/25 – num restaurante da Avenida Getúlio Vargas, região central da cidade – a apresentação oficial do cardápio do Josephina’s Comida de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa [Veja a lista completa de expositores e seus pratos no final desta reportagem].

Pratos derivados do milho, bastante tradicionais na culinária goiana, serão presença certa no Festival Gastronômico deste ano em Niquelândia: pamonhas cremosas e o prato conhecido como Chica Doida estão entre as opções [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

O evento, como se sabe, está marcado para ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de setembro, na Praça da Igreja Matriz da cidade do Norte do Estado, durante o feriado prolongado do Dia da Independência.

Receitas doces e salgadas – algumas delas criadas há mais de 200 anos – foram mostradas pelos 17 expositores como um preview de tudo o que será comercializado nos quiosques que serão montados em paletes no Centro Histórico de Niquelândia.

Público prestigiou, na noite de ontem, evento da Acin voltado à apresentação oficial do cardápio do Festival Gastronômico deste ano em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Para tanto, os empreendedores da culinária local foram novamente supervisionados pelo premiadíssimo chef de cozinha Gilmar Borges à elaboração de um cardápio recheado de tradição e de inovação

Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo Estado de Goiás e pela região Centro-Oeste a partir da histórica Pirenópolis, onde reside, o chef também forneceu um curso básico com boas práticas de higiene e manipulação sanitária durante o preparo dos alimentos aos expositores deste ano.

Gilmar Borges, renomado chef de cozinha, forneceu assessoria aos expositores para a correta elaboração do cardápio do Festival Gastronômico deste ano [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“Estou muito satisfeito por estar aqui, mais uma vez, colaborando com esse festival. Por isso, tenho muito a agradecer às tradições e à cultura desta grande cidade, que é Niquelândia. O Josephina’s se tornou um festival-referência em gastronomia raiz. Quando se fala em raiz, se fala em emoção, se fala em cozinha de tradição. Todos nós, que trabalhamos na comissão organizadora, fazemos isso com muita emoção, amor e dedicação. Por isso, o Josephina’s é, hoje, esse grande sucesso”, afirmou Gilmar Borges.

O Josephina’s Comida de Tradição conta com apoio formal do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult); do Serviço Brasileiro de Assistência à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) em Goiás; e da mineradora Anglo American.

Neste ano, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes, da Secult, que financia projetos culturais por meio de renúncia fiscal) a Equatorial Goiás tornou-se patrocinadora oficial do evento, destinando assim R$ 219 mil para o 3º Festival Gastronômico de Niquelândia.

Fernanda Melo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin, durante entrevista ao Excelência Notícias, na noite de ontem [Foto: ELAINE ALVES – Especial para o Portal Excelência Notícias]
“Quisemos mostrar, nesta noite, que o Josephina’s é real e que compensa investirmos nele. Desde o primeiro festival [em 2019, antes da pandemia] nosso evento cresceu mais de três vezes em tamanho. Inclusive, este é um motivo até de certa preocupação dentro da nossa diretoria na associação sobre como deveremos proceder nos próximos anos porque nossa vontade é justamente essa, de que o festival possa continuar crescendo”, afirmou a presidente da Acin, durante entrevista ao Excelência Notícias.

Fernanda Melo destacou, também, que o projeto do Festival Gastronômico não se resume a um mero final de semana de lazer, pois configura-se dentro de um planejamento macroeconômico de longo prazo.

Festival Gastronômico Josephina´s reuniu, na noite de ontem, expositores dos pratos escolhidos à composição do cardápio do evento organizado pela Acin [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
A presidente da Acin enfatizou que o desejo maior da entidade sob seu comando é que o turismo realmente prospere como uma atividade rentável em Niquelândia, demonstrando que o município possui não só atrativos naturais [como as cachoeiras e o Lago Serra da Mesa] mas também locais com excelentes opções alimentares capazes de conquistar moradores de outras cidades do Estado.

Tapiocas serão uma opção bastante interessante e saudável no Festival Gastronômico da Acin este ano, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“Esse ano também teremos oficinas sobre turismo para as nossas crianças para que futuramente, através delas, possamos multiplicar as potencialidades de Niquelândia. Fora isso, o Festival Gastronômico também é importante à valorização da nossa cultura e, exatamente por isso, teremos apresentações musicais com artistas locais, como é caso da dupla Sandro & Ronaldo”, complementou Fernanda Melo.

No último dia 15, quando do encerramento da Romaria do Muquém, o governador Ronaldo Caiado (UB) gravou um vídeo juntamente com a presidente da Acin convidando os goianos para prestigiarem o evento em Niquelândia. dando assim mostras de que o Josephina’s conquistou ampla credibilidade junto às principais autoridades políticas do Estado.

Organizadores e expositores do Festival Gastronômico apresentaram o cardápio dos pratos que serão comercializados nos dias 7, 8 e 9 de setembro por ocasião do evento em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Fernanda Melo fez questão, ainda, de exaltar as ações da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg), atualmente presidida pelo advogado Márcio Luís da Silva.

De acordo com ela, a Facieg tem sido uma excelente parceira no sentido de facilitar a desburocratização do acesso das associações comerciais de todo o Estado aos órgãos oficiais da estrutura administrativa do Governo de Goiás à apresentação de demandas como a do Festival Gastronômico de Niquelândia.

Sonea Stival, consultora de gastronomia, cuida da organização do Festival Gastronômico de Niquelândia desde a idealização do projeto em 2019 [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Figura indispensável ao sucesso do projeto, a consultora em Turismo, Gastronomia e Cultura, Sonea Stival também marcou presença no evento de apresentação dos pratos, na noite de ontem.

Contratada este ano pela Acin para nortear as ações do Josephina’s, Sonea atuava na Goiás Turismo em 2019, época em que os planos iniciais provocaram muitas incertezas aos sete expositores-pioneiros do evento.

Euclides Oliveira, jornalista proprietário do Excelência Noticias e associado da Acin, foi uma das pessoas convidadas para o evento que aprovaram o excelente cardápio do Festival Gastronômico deste ano em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Ao Excelência Notícias, Sonea avalia que o Festival Gastronômico de Niquelândia segue, desde então, numa curva ascendente de evolução. Para a consultora, quando se fala que o Josephina’s está maior, tal avaliação não pode se resumir ao número de expositores ou ao espaço físico que o evento ocupará no Centro Histórico do município, daqui a duas semanas.

“O crescimento ocorre no sentido de que podemos hoje perceber o grande envolvimento das pessoas da sociedade niquelandense para com esse projeto. Isso é, literalmente, um ingrediente dos mais importantes de uma iniciativa como essa. Quando uma comunidade se reconhece naquilo que está sendo apresentado ela se fortalece. Por isso, avalio que, nesta 3ª edição do Josephina’s, temos em mãos um projeto consolidado”, avaliou a consultora de gastronomia.

Além das opções salgadas, publico que comparecer ao Festival Gastronômico este ano terá a feliz oportunidade de deliciar com maravilhas açucaradas: doces variados foram os primeiros a se esgotarem ontem no evento degustativo da Acin [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

JOSEPHINA’S COMIDA DE TRADIÇÃO 

3º FESTIVAL GASTRONÔMICO  DO VALE SERRA DA MESA

DIAS 07/09, 08/09 e 09/09  –  PRAÇA DA MATRIZ  –  NIQUELÂNDIA

RELAÇÃO DE EXPOSITORES E CARDÁPIOS  

(por ordem alfabética)

1) ASSOCIAÇÃO DE MINI E PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DO CÓRREGO DANTAS

– RAPADURAS SERRA DA MESA – Rapadura Pura

– AMBROSIA PALACIANA 300 ml

– RAPADURA COM FRUTAS – Amendoim, Mamão com Leite e Gengibre, Baru, Babaçu

– Rapadurinhas 25 g sabores (mesmos sabores de das anteriores)

– Rapadura de colher 200g de mamão com leite e mandioca

2) CASA DA TAPIOCA – Tapiocas Raízes de Goiás

Sabores Raízes:

TAPIOCA RAIZ – Frango desfiado com gueroba, bacon, mozarela e requeijão cremoso.

ALEGRIA DO GOIÁS – Carne seca com bacon, tomate, orégano, mozarela e catupiry

MALUQUINHO DE GOIÁS – Banana com doce de leite e raspas de chocolate meio amargo

Sabores Tradicionais:

– Presunto com mozarela, catupiry e orégano

– Calabresa com mozarela, catupiry e orégano

– Frango desfiado com mozarela e catupiry

– Carne seca com mozarela e catupiry

3) COOPERATIVA AGROECOLÓGICA DOS PRODUTORES FAMILIARES DE NIQUELÂNDIA/COOPEAG

– Mel de Abelhas nativas da Região do Cerrado

– Geleias do Cerrado

– Doces e Compotas do Cerrado

– Licores da Região

– Barrinhas goianas

– Pães rústicos

– Bolachas caseiras

4) COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DOS PRODUTORES FAMILIARES DE NIQUELANDIA /COOPERAGRO FAMILIAR

– Licores Artesanais de Goiás

– Doces Cristalizados

– Artesanato

5) EUTOPIA

– ANGATU Similar de queijo de castanha de baru. (Conforme a portaria n. 831/2023).

– ELDORADO – Sorvete de rolo (sem leite) castanha de baru com calda de manga e pimenta

– PICOLES REGIONAIS – Ametista com calda de jabuticaba e  Rubi com calda de morangos e melancia

– Frutas da estação desidratadas

– Licor artesanal de jabuticaba

6) JANA SALGADOS

– GOIANINHO DA SERRA – Casadinho de Doce de leite /Requeijão regional

– Pão de Queijo de Corte com Pernil Assado desfiado.

– Quebrador Josephinas

– Requeijão de corte

– Pão de queijo de corte

– Biscoito fervido

– Biscoito de queijo

– Doce de leite da Fazenda

7) JANTINHA DO FARINHA

– Combinadinhos da Serra da Mesa:

– File ao Alho com Creme de Queijos Goianos e Farofa do Farinha.

– Zé Caipira – Lombinho com Abacaxi regado com Goiabada Picante

– Contrafilé da Serra – Contrafilé com Purê rustico e molho roceiro

– Franguinho na Panela – Medalhão de Frango com Farofa do Farinha e Vinagrete criativo.

– Caldo de Frango Goiano

– Dobradinha da Fazenda

– Caldo de Mocotó do Farinha

– Caldo Vaca Atolada de Folia

8) LARY TRUFAS

– DOCINHOS GOURMET DO CERRADO

– Trufas

– Cone Trufado

– Dose da Felicidade

– Bolo no Pote

– Brownie Recheado

– Palha italiana

– Slice cake

9) LOS BURGUER

– LOS PARMÊ ENLOUQUECER

– Los Burger

– Los Bacon

– Los Picanha

– Los Costela

– Los Chiken

10) NARINHA CONFEITARIA

– ABRAÇADINHO DA SERRA – Salgado assado recheado com salsicha e bacon

– COXINHA CAIPIRA – Coxinha de frango com catupiry

– Torta de frango goiano com catupiry

– Croquete de Carne

– Dindin Gourmet

– Pipoca Gourmet

– Cone Recheado

– Bolo Gelado

11) PAMONHARIA PONTO CERTO

– PAMONHA CABOCLA – Carne de lata com queijo

– CHICA DOIDA – Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás

– Pamonha de sal com queijo

– Pamonha de doce com queijo

– Bolinho de milho verde

– Curau de milho verde

– Milho cozido

12) QUEIJARIA SANTA CLARA

– CHORIPAN DO NORTE – Pão francês, linguiça artesanal defumada e molho de chimichurri fresco

– PÃO DO TURCO – Pão brioche, bolo de carne artesanal defumado com Lenha especial do cerrado, American cheese, molho especial e crisp de bacon)

– ARROZ DOS TROPEIROS – Arroz com carnes defumadas, tomate e queijo

– MORENINHA DE GOIÁS – Panqueca de sal, com doce de leite e açúcar brulado

13) RESTAURANTE SIMÃO

– Paçoca de Senzala

– Pururuca Cabocla

– Farofa de Romaria do Muquém

– Arroz Simão

– Feijão de Vaqueiro

– Galinha com Pequi de Goiás

14) SORVETERIA FRUTOS DE GOIÁS

– PICOLÉS DO CERRADO

– Sorvetes

– Máquina de Sorvete Expresso

15) TÁBUAS DE FRIOS DA ALÊ

– Tabuas de Petiscos com Torresminho

Almondegas da Roça, Mandioca e Queijos da Região

– Tábuas de Frios com Frios Artesanais e Queijos da Região

– Copos de Frios com Frios Especiais e Queijos Temperados

– Geleias Artesanais com Frutas da Região

16) TILAPAS GASTRONOMIA & CHOPP

TI CONTEI – Carne serenada e pururuca de queijo coalho com farofa de banana da terra com bacon

ITALIANINHO DA SERRA – Parmegiana a palito com molho especial da casa e queijos goianos

– Isca de Tilapia

– Frango Crok

– Batata a Moda

17) VITÓRIA DOCES

– Doces Josephina’s

– Doces Goianos de Tradição

– Compotas Regionais

– Doces Cristalizados

Fonte: Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin
Compotas tradicionais Josephina’s – do tempo em que Niquelândia era denominada São José do Tocantins – também terão lugar novamente no Festival Gastronômico organizado pela Acin [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo