Niquelândia

Associação Comercial e Industrial de Niquelândia mobiliza esforços finais para o 3º Festival Gastronômico Josephina’s, em setembro

Equatorial Energia, através da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, garantiu recursos para a realização do evento idealizado pela Acin por meio de renúncia fiscal do Governo de Goiás: Josephina’s Comida de Tradição terá 20 expositores do ramo alimentício nos dias 7, 8 e 9 de setembro

Esperando repetir ou ampliar o sucesso registrado nos anos anteriores, a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) está nos preparativos finais à realização do Josephina’s Comida de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil.

Na oportunidade, a população da cidade do Norte do Estado poderá apreciar receitas doces e salgadas – algumas delas criadas há mais de 200 anos – através de 20 expositores em quiosques que serão montados em paletes na Praça da Matriz de São José no Centro Histórico.

Para tanto, os empreendedores da culinária local estão sendo novamente supervisionados pelo premiadíssimo chef de cozinha Gilmar Borges à elaboração de um cardápio recheado de tradição e de inovação.

Josefinas, nome que inspirou o festival, era a antiga denominação das mulheres nascidas na antiga São José do Tocantins, hoje Niquelândia.

Das mãos delicadas e das mentes criativas delas é que surgiram as receitas seculares que se tornaram imprescindíveis nas mesas das históricas e tradicionais famílias niquelandenses.

De acordo com a presidente da Acin, Fernanda Rodrigues Melo, a apresentação oficial com degustação dos pratos do evento deste ano deverá ocorrer, no máximo, até o final da primeira quinzena de agosto.

Fernanda Melo, atual presidente da Acin, está bastante empenhada para que o 3º Festival Gastronômico de Niquelândia seja um estrondoso sucesso [Foto: Divulgação/Acin]
As definições sobre o que poderá ser ofertado à população no feriado prolongado do começo de setembro estão em estágio avançado, segundo ela.

Novamente, detalhou Fernanda Melo, o Josephina’s Comida de Tradição conta com apoio formal do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult); do Serviço Brasileiro de Assistência à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) em Goiás; e da mineradora Anglo American.

Neste ano, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes, da Secult, que financia projetos culturais por meio de renúncia fiscal) a Equatorial Goiás tornou-se patrocinadora oficial do evento, destinando assim R$ 219 mil para o 3º Festival Gastronômico de Niquelândia.

Ao todo, por meio desta parceria, terão sido disponibilizados cerca de R$ 10 milhões até o final do ano pela concessionária de energia em projetos culturais para fomentar a manutenção de tradições em todas as regiões do Estado, mediante análise prévia do Comitê de Patrocínio do Programa É+ Cultura do Grupo Equatorial Energia.

“Esse ano, dada a importância do projeto do Festival Gastronômico para nossa região, nossa iniciativa ganhou força ainda maior pelo fato de ter sido validado pelo Governo do Estado através da Equatorial; e também pelo Sebrae, que sempre trabalha junto com as associações comerciais; e a Anglo American, que sempre se mostra bastante colaborativa com a Acin. São parcerias como essa que garantem a sustentabilidade econômica do nosso projeto”, comentou Fernanda Melo.

Na entrevista ao Excelência Notícias, a presidente da Acin destacou que as bem-sucedidas experiências com as edições de 2022 e de 2019 [em 2020 e 2021 o evento foi cancelado por conta da pandemia] estimulou a adesão de um número maior de parceiros-expositores do ramo alimentício este ano, chegando aos 20 mencionados no início desta reportagem.

Há quatro anos, o primeiro evento do Josephina’s Comida de Tradição reuniu sete expositores e, no ano passado, esse número já havia dobrado para 14 o que, para Fernanda Melo, evidencia o maior envolvimento e engajamento de todos os agentes imbuídos com a causa do 3º Festival Gastronômico de Niquelândia.

“Na semana retrasada, realizamos a primeira reunião com os representantes da nossa gastronomia que manifestaram o desejo de participar conosco do festival, oportunidade em que explicamos a importância desse projeto não só para nossa cidade, mas para toda a região do Vale da Serra da Mesa. O turismo e a cultura é um dos produtos mais valiosos que podemos ofertar aos nossos turistas, juntamente com esse momento ímpar de podermos apresentar as riquíssimas tradições gastronômicas de Niquelândia”, complementou a presidente da Acin.

Reunião com expositores da área gastronômica foi realizada recentemente na sede da Acin, em Niquelândia [Foto: Divulgação/Acin]
A reunião citada por Fernanda, no auditório da Acin, contou com a presença da jornalista e consultora em Turismo, Gastronomia e Cultura, Sonea Stival, que foi contratada este ano pela entidade classista do comércio local.

Em 2019, quando atuava na Goiás Turismo, Sonea teve atuação bastante decisiva na realização da 1º Festival Gastronômico, época em que a ideia ainda embrionária provocava muitas dúvidas incertezas nos expositores-pioneiros do evento.

Fernanda Melo fez questão, ainda, de exaltar as ações da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg), atualmente presidida pelo advogado Márcio Luís da Silva.

De acordo com ela, a Facieg tem sido uma excelente parceira no sentido de facilitar a desburocratização do acesso das associações comerciais de todo o Estado aos órgãos oficiais da estrutura administrativa do Governo de Goiás à apresentação de demandas como a do Festival Gastronômico de Niquelândia.

Veja também

Botão Voltar ao topo