Goiânia/Niquelândia

Niquelândia poderá ter Velório Municipal com recursos da Agehab por iniciativa do vereador Jonas Barbosa

Casa de Velório, caso seja construída, funcionaria em prédio anexo ao Cemitério Municipal São José: recurso pode chegar a R$ 400 mil a depender de convênio a ser celebrado entre o município e o Governo do Estado

Além de recursos para construção de casas populares, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) também possui disponibilidade orçamentária para assinatura de convênios com as prefeituras de todo o Estado, objetivando a reforma e construção de equipamentos públicos de uso coletivo.

Dessa forma, cidades como Niquelândia podem apresentar projetos voltados à obtenção e/ou revitalização de creches, praças, salas de velórios, centros comunitários e ginásios de esportes.

Como se sabe, na última semana, o vereador Jonas Batista Barbosa (Republicanos) reuniu-se em Goiânia com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, tratando da construção de 200 casas populares em Niquelândia. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas).

Na oportunidade, Jonas animou-se com a possibilidade aberta por Alexandre Baldy de que a cidade construa também, com apoio do Governo de Goiás, um imóvel para servir como Velório Municipal de Niquelândia em espaço anexo ao Cemitério São José, na Vila Mutirão.

A iniciativa, de acordo com o vereador, serviria para reduzir os custos das famílias com o aluguel das salas de velório das duas únicas funerárias que prestam serviços póstumos em Niquelândia.

Atualmente, em função desses custos, ainda é comum a realização dos velórios de pessoas queridas na própria residência da família enlutada.

Segundo Jonas, embora essa situação seja um direito das famílias, essa circunstância potencializa também a dor da perda pelo retorno da vida cotidiana justamente no local utilizado às últimas despedidas do parente falecido.

Todavia, a ideia é que a utilização do velório municipal seja ofertado como opção e não como uma obrigação a ser cumprida pelas famílias.

O QUE DISSE O VEREADOR – “Pelo o que me foi apresentado na Agehab, podem ser liberados até R$ 400 mil para essa obra. A Prefeitura de Niquelândia, através de seus engenheiros, precisa apresentar o projeto da construção do prédio para esse velório. Todavia, existe uma dívida do município, de gestões anteriores, com a Agehab. Será necessário portanto que a prefeitura, caso tenha interesse nesse recurso, faça uma proposta de acordo com a Agehab para a quitação do débito existente”, detalhou o vereador Jonas Barbosa.

MODELO – Casa de Velório construída pela Prefeitura de Bonfinópolis em parceria com a Agência Goiana de Habitação/Agehab [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo