Associação Comercial e Industrial de Niquelândia anuncia Programa Facieg Digital após sucesso de oficina sobre redes sociais
Capacitação sobre uso de mídias digitais pelo comércio ocorreu nas noites de ontem e de anteontem na sede da entidade: outra iniciativa, o Facieg Digital, será mais ampla e desenvolvida de forma presencial em 48 empresas de Niquelândia
A Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) segue focada no aprimoramento dos empresários da cidade do Norte do Estado à correta utilização das redes sociais como parte integrante de seus negócios.
Para tanto, na noite da segunda-feira/19 e da terça-feira/20, a entidade sob o comando da presidente Fernanda Rodrigues Melo ofertou a “Oficina de Mídias Digitais” em parceria com o Serviço Brasileiro de Assistência à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) em Goiás e Prefeitura de Niquelândia.
O objetivo é a melhoria do atendimento aos clientes locais e potencialização dos lucros dos empreendedores do município. A capacitação estendeu-se, ainda, aos colaboradores das empresas locais.
Ao Portal Excelência Notícias, durante entrevista por telefone na manhã desta quarta-feira/21, Fernanda Melo destacou que pessoas de todas as faixas etárias consomem atualmente via internet e procuram por produtos e serviços on-line constantemente.
Por isso, a presidente da Acin entende que se torna necessário aos empreendedores niquelandenses se fazerem mais presentes nas redes sociais com perfis comerciais tanto no Facebook como no Instagram.
O Instagram, por exemplo, deixou de ser um mero aplicativo de edição e publicação de fotos e logo alcançou o status de rede social, tornando-se assim uma rede social bastante utilizada no Brasil.
Dada a mudança nos hábitos dos consumidores, a plataforma adaptou seu formato, que hoje é largamente utilizada por empresas para vender e manter um relacionamento com os clientes.
Pelo Instagram, também é possível realizar anúncios pagos e realizar parcerias com influenciadores digitais, que publicam fotos usando os produtos da marca e/ou serviço.
“Foi explicado, nesse treinamento, o que deve e o que não deve ser postado no perfil de uma empresa; as melhores formas de fazer esse tipo de divulgação; e até mesmo as estratégias sobre os horários em que é possível obter maior engajamento com o fim de incrementar as vendas”, explicou Fernanda.
Outra estratégia importante, detalhada na oficina pela consultora do Sebrae, é a disponibilização de um número exclusivo de atendimento aos clientes pelo WhatsApp Business.
A ferramenta comercial do conhecido aplicativo de mensagens instantâneas existe desde 2018 e oferece múltiplas possibilidades de interação com os consumidores.
FACIEG DIGITAL VEM AÍ NA ACIN
Outra iniciativa que está com inscrições abertas até o próximo dia 30 – numa parceria da Acin com a Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg) e também com o Sebrae – é o Programa Facieg Digital.
De acordo com Fernanda, um total de 48 empresas locais filiadas à Acin já se inscreveram ao recebimento das cinco etapas de consultorias individuais especializadas voltadas à implantação de novas plataformas digitais para melhorar a gestão dos empreendimentos niquelandenses.
Para tanto, o programa prevê que a realização de um Levantamento de Maturidade Gerencial e Digital; de Capacitações Online; de Consultorias Gerenciais; de Consultorias Tecnológicas; e de Encontros de Negócios com Mentores (para exposição de cases de sucesso e trocas de experiências entre os empresários participantes do Facieg Digital em Niquelândia).
Em todo o Estado, a entidade que representa as associações comerciais dos municípios está disponibilizando apenas 350 vagas para o Facieg Digital de tal forma que o comerciante local deve se apressar para garantir as últimas vagas para a capacitação.
Fernanda explicou que, de início, haverá um momento virtual da Facieg e do Sebrae com todos que estarão participando desse projeto.
Na sequência, tudo será feito com a presença de um consultor do Sebrae dentro de cada empresa, uma vez que as ações serão formatadas individualmente.
“Existem empresas na cidade que ainda não possuem WhatsApp comercial, por exemplo; e a implantação desse serviço de atendimento ao cliente, no nosso entendimento, deve ser o primeiro no processo de implantação das mídias digitais de uma empresa”, detalhou a presidente da Acin.
Sempre de acordo com Fernanda Melo, ainda existe certa resistência de alguns comércios locais – sobretudo os mais antigos – sobre a necessidade dessas inovações por ser algo ainda “novo” de uma certa forma em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, como é o caso de Niquelândia.
“Hoje, os clientes querem a comodidade de poder escolher os produtos sem saírem de suas casas e de seus escritórios. Ou seja, de onde ele estiver, ele compra e paga pelas mercadorias que escolheu. E isso é possível, sim, se o empresário de Niquelândia estiver ativo nas redes sociais”, afirmou ela. [Euclides Oliveira]