Goiânia

Procuradoria Especial da Mulher é instalada por Bruno Peixoto na Assembleia Legislativa de Goiás

Projeto de lei de autoria do presidente da Alego garantiu criação do órgão que, sob o comando das quatro deputadas estaduais da atual legislatura, dará assistência às mulheres vítimas de violência em todo o Estado

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (30), a Procuradoria Especial da Mulher em solenidade realizada no Palácio Maguito Vilela, em Goiânia.

A criação da procuradoria destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica surgiu através de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Bruno Peixoto (UB), atual presidente do Parlamento Goiano.

Bastante sensível à demanda, Bruno Peixoto compreendeu a necessidade da criação da Procuradoria da Mulher e convocou todas as deputadas para que juntas pudessem formatar a proposta.

Colocada em votação anteriormente, a iniciativa fora aprovada por unanimidade entre os deputados estaduais. A Procuradora Especial da Mulher será a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir).

As Procuradoras Adjuntas serão as deputadas estaduais Bia de Lima (PT), Vívian Naves (Progressistas) e Zeli Fritsche, mais conhecida como Dra. Zeli (Solidariedade).

Além da posse das quatro parlamentares, foram igualmente empossadas a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Goiânia, Thelma Cruz; e a secretária de Projetos Especiais da Alego, Cristina Lopes Afonso, a popular Dra. Cristina.

A solenidade começou com uma apresentação musical do integrante do Naia-Autismo, Murilo Leal; e da musicoterapeuta Renata Leal.

Em seguida foram assinados os atos de posse das dirigentes da Procuradoria da Mulher. Na ocasião, alguns participantes do evento destacaram suas expectativas e importância de sua criação.

“Essa Procuradoria vai ser mais uma ferramenta para integrar a rede de proteção das mulheres vítimas de violência e, principalmente, delinear as ações de conscientização preventiva para que esses casos de violência não ocorram” destacou a deputada Vivian Naves, que também é a atual primeira-dama de Anápolis.

A deputada Bia de Lima (PT) ressaltou a importância da criação da Procuradoria da Mulher, que representa o princípio de um momento em que a Assembleia Legislativa de Goiás irá se comprometer ainda mais a lutar contra a violência e a desigualdade de gênero.

“É uma busca antiga das parlamentares que nos antecederam e agora e vamos ter mais um instrumento na garantia dos direitos das mulheres trabalhando junto com as procuradoras adjuntas. Vamos estar alternando também, no decorrer dos próximos quatro anos, a minha função de procuradora especial da mulher com as demais deputadas”, destacou a deputada Rosângela Rezende.

A deputada Dra. Zeli fez questão de deixar claro, por ocasião da instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Alego, seu entendimento no sentido de que as campanhas educativas devem começar dentro da própria casa, com os filhos, com os netos, fazendo assim reconhecer a importância da mulher na sociedade, tomando o espaço dela.

“A mulher é sempre mais cautelosa e está no momento das mulheres valorizarem as mulheres e não mais esperar isso dos homens”, disse a parlamentar.

ATRIBUIÇÕES – Além da recepção e encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher para as autoridades competentes, a procuradoria agora instalada na sala 202 da Alego promoverá ações de conscientização e capacitação para combater a violência e a discriminação contra as mulheres.

Fora isso, o órgão realizará pesquisas e estudos sobre a participação das mulheres na política e a igualdade de gênero, proporá a criação de projetos de lei e políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres.

Prevê-se, ainda, a oferta de apoio e orientação jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência e discriminação.

Sempre que necessário, a Procuradoria da Mulher da Alego poderá atuar em parceria com outras instituições para ampliar o alcance de suas ações e promover a conscientização da população sobre a importância da igualdade de gênero e da luta pelos direitos das mulheres.

Ao encerrar o evento o presidente Bruno Peixoto ressaltou que a Procuradoria da Mulher instalada agora na Alego é para atender não só servidoras, muito menos apenas às mulheres goianas.

“Esse órgão está de portas abertas para qualquer mulher que o procurar, e está preparado para dar o encaminhamento e solução para qualquer demanda que lhe for apresentada. É um avanço muito grande para o Poder Legislativo”, ressaltou o presidente da Alego pouco antes do corte da fita inaugural da Procuradoria.

PRESENÇAS – autoridades diversas estiveram no evento,  como a deputada federal Flávia Morais (PDT); o secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode Palma de Castro Rosa, representante da presidente do Grupo Técnico Social do Estado de Goiás e da presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; a deputada federal, Flávia Morais (PDT); os deputados estaduais Ricardo Quirino (Republicanos), Cairo Salim (PSD) e Dr. George Moraes (PDT).

[Com informações da Agência Assembleia de Notícias, sob adaptações editorais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Procuradoria da Mulher foi instalada na manhã de hoje na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia [Foto: Divulgação/Alego]

Veja também

Botão Voltar ao topo