Goiânia

Esclerose múltipla: Secretaria Estadual de Saúde oferece serviço clínico farmacêutico aos portadores da doença

Mensalmente, cerca de 800 pacientes recebem atendimento personalizado na Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa, em Goiânia: esclerose múltipla é uma patologia que compromete o sistema nervoso central.

Através de um serviço clínico farmacêutico de atenção humanizada, a Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) tem acolhido e prestado atendimento especializado às pessoas com esclerose múltipla (EM), doença autoimune, crônica e progressiva do sistema nervoso central.

Trata-se da iniciativa “O cuidado farmacêutico no componente especializado da assistência farmacêutica”, coordenada pelo farmacêutico e diretor geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, e pela neurologista Denise Sisteroly, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG).

“A farmácia clínica, que nasceu de um projeto de mestrado, tem feito diferença no cuidado das pessoas com esclerose múltipla. O serviço vai muito além da dispensação de medicamentos. No atendimento ao paciente, os farmacêuticos esclarecem dúvidas, fazem avaliações de saúde individuais e periódicas e verificam se há a necessidade de encaminhamentos para outros profissionais. Esse acolhimento personalizado feito pela equipe farmacológica, somado ao atendimento que o paciente já recebe pelo médico assistente, faz toda a diferença – e é de suma importância para o desfecho do tratamento ser um sucesso”, explica Roney.

A neurologista conta que a estrutura da atenção humanizada possui quatro farmacêuticos, dois consultórios e três salas de aplicação dedicadas ao projeto.

O atendimento aos pacientes inclui aferição de pressão arterial e teste de glicemia, por exemplo.

Os profissionais de saúde conseguem acompanhar a evolução da esclerose múltipla por meio da Escala Expandida do Estado de Incapacidade de Kurtzke (EDSS), método que estabelece o nível de comprometimento causado pela doença.

Todas essas informações são compartilhadas com o médico do paciente, por meio de um relatório. A tríade médico, farmacêutico e paciente é uma conexão de sucesso, que permite um melhor manejo da EM.

O projeto “O cuidado farmacêutico no componente especializado da assistência farmacêutica” – que tem recebido avaliações positivas dos pacientes – conta com policlínicas no em Posse, Goianésia, Pirenópolis e Formosa.

“Temos previsão de expansão para oito novos consultórios clínicos até o primeiro trimestre deste ano”, disse Roney.

SOBRE A DOENÇA – A esclerose múltipla é uma doença que compromete o sistema nervoso central.

Trata-se de um processo de inflamação crônica de natureza autoimune que pode causar desde problemas momentâneos de visão, falta de equilíbrio até sintomas mais graves, como cegueira e paralisia completa dos membros.

A doença está relacionada à destruição da mielina, uma membrana que envolve as fibras nervosas responsáveis pela condução dos impulsos elétricos no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos.

A perda da mielina pode dificultar e até mesmo interromper a transmissão de impulsos.

A inflamação pode atingir diferentes partes do sistema nervoso, provocando sintomas distintos, que podem ser leves ou severos, sem hora certa para aparecer.

A doença geralmente surge sob a forma de surtos recorrentes, sintomas neurológicos que duram ao menos um dia.

A maioria dos pacientes diagnosticados são jovens, entre 20 e 40 anos, o que resulta em um impacto pessoal, social e econômico considerável por ser uma fase extremamente ativa do ser humano.

A progressão, a gravidade e a especificidade dos sintomas são imprevisíveis e variam de uma pessoa para outra.

Algumas são minimamente afetadas, enquanto outras sofrem rápida progressão até a incapacidade total.

É uma doença degenerativa, que progride quando não tratada.

É senso comum entre a classe médica que para controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais. [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde/SES-GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo