Niquelândia

Após dois anos de interrupção, Romaria do Muquém é retomada pela Igreja Católica em Niquelândia com expectativa de atrair 500 mil pessoas até o dia 15

Missa-solene de abertura nesta sexta-feira (5) foi celebrada pelo atual bispo da Diocese de Uruaçu, dom Giovanni Barroca, no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia: procissão até o Santuário do Muquém está em andamento

Na presença de religiosos de várias paróquias de cidades do Norte do Estado, o atual bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, celebrou a Missa Solene de Abertura da 272ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém na tarde desta sexta-feira (5), em Niquelândia.

Com o tema “Maria acompanha meu regresso à Romaria” – alusivo aos dois anos de interrupção em função da pandemia da Covid-19 – o festejo religioso de 274 anos de existência foi retomado com grande expectativa do povo católico.

A procissão com o andar ornamentado com flores ao redor da imagem da santa – carregada no ombro dos fiéis mais devotados – teve início por volta das 18h30 após a celebração no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na região central do município.

O espaço ficou completamente lotado. Além das orações pessoais, os participantes da eucaristia não hesitaram em procurar o melhor ângulo diante de imagem da santa para uma ‘selfie’ especial de recordação por tão importante momento.

A última vez que isso ocorreu foi em 5 de agosto de 2019. À época, a Diocese de Uruaçu estava vacante havia um ano e quatro meses com a transferência  de Dom Messias dos Reis Silveira para a Diocese de Teofilo Otoni, determinada pelo Vaticano por decisão do Papa Francisco.

Por isso, há três anos, a última edição da romaria foi conduzida pelo então padre e administrador diocesano Francisco Agamenilton Damascena, posteriormente consagrado pelo Papa como bispo da Diocese de Rubiataba/Mozarlândia.

A ESTRÉIA DO BISPO –  Dom Giovani Barroca ao microfone em Niquelândia, ladeado por religiosos da Diocese de Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]
Dom Giovani foi nomeado bispo de Uruaçu pelo Vaticano em junho de 2020 e sua posse ocorreu três meses depois, em setembro daquele ano, também em Uruaçu.

Portanto, a Romaria do Muquém 2022 marca a estreia do atual bispo da região na segunda maior romaria de todo o Estado de Goiás, superada apenas pela devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade.

Porém, quando o assunto é Romaria Mariana, a festa religiosa de Niquelândia é considerada a maior de toda a Região Centro-Oeste.

Dom Giovani está à frente da Diocese de Uruaçu desde setembro de 2020, que assumiu em meio à pandemia da Covid-19: líder religioso do Norte Goiano conduziu abertura da Romaria do Muquém [Foto: Excelência Notícias]
MUITA FÉ E SOLA DE SAPATO – A caminhada de 45 quilômetros – pelo “Caminho dos Romeiros” que margeia a Rodovia da Fé/GO-237 – deverá se estender por cerca de 12 horas, com previsão de chegada ao Santuário do Muquém às 6 horas deste sábado (6).

Tanto a Prefeitura de Niquelândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social como o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) montaram pontos de apoio com distribuição de lanches e assistência médica no trajeto.

DO ALTO – Celebração na da Paróquia Nossa Senhora da Abadia atraiu excelente público em Niquelândia após dois anos sem a Romaria do Muquém por causa da Covid-19 [Foto: Excelência Notícias]

A partir de hoje – até o próxima segunda-feira, feriado do dia 15 de agosto, data em que se comemora do Dia da Padroeira – a Igreja Católica estima que 500 mil pessoas passem pelo Muquém.

Nesse dia, por tratar-se de ano eleitoral, políticos o como governador Ronaldo Caiado (União Brasil) – que vai candidatar-se a reeleição – deverão disputar cada milímetro de espaço da igreja para conversar com fiéis e potenciais eleitores na celebração das 9 horas, que ficou conhecida como “Missa dos Políticos” a ser conduzida por Dom Giovani.

O publico poderá superar tranquilamente os 40 mil fiéis no feriado do dia 15, dada a expectativa da presença – ainda não confirmada – do presidente da República e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL)

MAIOR ROMARIA MARIANA DO CENTRO-OESTE – Devoção à Nossa Senhora da Abadia, em Goiás, fica atrás em público apenas para a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade [Foto: Excelência Notícias]

.Recentemente, padre Aldemir foi recebido por Bolsonaro e alguns ministros de seu governo no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o presidente foi formalmente convidado para estar no Muquém.

Preocupado com o grandioso movimento que o local receberá, padre Aldemir organizou a construção de um novo estacionamento na área do Santuário, no povoado do Muquém.

PODER EXECUTIVO – Fernando Carneiro e Carlos Roberto Oliveira – atuais prefeito e vice-prefeito de Niquelândia, respectivamente – durante a abertura da Romaria do Muquém, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Nos 10 dias de romaria, famílias de Niquelândia e de outras localidades praticamente “mudam-se” para o Muquém, levando consigo eletrodomésticos pesados (como fogão e geladeira) em carretinhas e reboques, permanecendo o tempo todo acampados nas áreas ao redor do Santuário.

O recinto, que é propriedade da Diocese de Uruaçu, precisa ser totalmente desocupado até o final da manhã da terça-feira/16, quando padre Aldemir celebrará a Missa de Despedida dos romeiros de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

A PALAVRA DO BISPO – “Para mim, cada novo passo [como bispo de Uruaçu] é uma surpresa, cada novo dia será uma descoberta, um momento novo. Creio que não apenas para mim, porque percebo o povo bastante sedento em poder participar da Romaria do Muquém, após esses dois anos sem a procissão, com muita alegria e muita esperança das pessoas, muitas delas que vieram de longe e que fazem isso há muito tempo. São pessoas que tem uma história de vida com o Muquém, algo muito bonito, festejando a Mãe de Nosso Senhor”, afirmou Dom Giovani Barroca, em rápida entrevista ao Portal Excelência Notícias, no final da missa.

Dom Giovani Barroca, bispo de Uruaçu, durante a missa que marcou a retomada da Romaria do Muquém, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo