Niquelândia

Vereador de Abadiânia se envolve em confusão com PMs e agride bombeiro dentro do Hospital Municipal de Niquelândia

Vaney da Cerâmica estava embriagado quando deitou-se no asfalto de avenida de Niquelândia: ele recusou atendimento dos bombeiros e ainda desacatou os militares na cidade do Norte do Estado, no final da noite de ontem

Atualizada às 18h29 – As polícias Civil e Militar de Niquelândia registraram, por volta das 22 horas desta terça-feira/12, uma grande confusão provocada por Ilvaney Pereira da Silva, de 50 anos, que é vereador em Abadiânia e proprietário de um rancho no Lago Serra da Mesa.

Vaney da Cerâmica – como é conhecido o político filiado ao PROS – recebeu 259 votos nas eleições de 2020 na cidade localizada às margens da BR-060, entre Anápolis e Brasília.

Ele, no entanto, acabou preso e vai responder processo judicial em Niquelândia pelos crimes de ameaça, resistência, desobediência, lesão corporal; e desacato à autoridade, segundo a Polícia Civil.

De acordo com a PM, o Corpo de Bombeiros fora chamado para comparecer à Avenida Bernardo Sayão para atendimento de uma ocorrência em que um homem – identificado posteriormente como sendo o vereador – estava deitado no asfalto, alcoolizado e correndo o risco de ser atropelado por algum veículo.

Dada a agressividade que Vaney demonstrava, os bombeiros pediram reforço da PM no local. Foi aí que – com vermelhidão ocular, forte odor etílico e desequilíbrio – o vereador de Abadiânia teria ameaçado e ofendido as guarnições das duas forças de Segurança Pública.

Além de classificar os militares como “vagabundos”, dizendo “não poderia ser preso”; e que os colocaria “na rua” – ou seja, que seriam demitidos dos cargos públicos que ocupam, Vaney da Cerâmica ainda quis dar uma ‘carteirada’ na PM e nos Bombeiros da cidade do Norte.

“Olha minha carteira de vereador, vocês vão se ver comigo”, completou o político, completamente fora de si. Levado ao Hospital Municipal Santa Efigênia, o vereador voltou a ameaçar PMs e Bombeiros diante dos médicos e enfermeiros do local.

Fora isso, o que é mais grave, o vereador acabou agredindo fisicamente o bombeiro Leonardo de Jesus Sartin, de 30 anos. De imediato, a PM deu voz de prisão ao político de Abadiânia, que resistiu e empurrou os agentes públicos, que foram obrigados a algemá-lo e o levaram para a Delegacia da Polícia Civil, em Niquelândia.

QUADRO DEPRESSIVO – “Na verdade, essa pessoa encontra-se doente. A esposa dele [Vaney da Cerâmica] esteve aqui conosco e nos disse que o vereador apresenta problemas com um quadro de depressão; e que, ao misturar bebidas com medicamentos controlados, entrou em surto e provocou toda essa situação que foi registrada aqui. Ele [o vereador] veio até Niquelândia sozinho; bebeu; deitou no meio da rua; e estava fora de controle quando os Bombeiros chegaram no local. Depois de agredir o bombeiro, ele [Vaney] ficou gritando a noite toda dentro da delegacia, tanto é que somente agora cedo tivemos condições de colher o depoimento dele, onde esse vereador de Abadiânia se mostrou cabisbaixo e completamente arrependido do que fez”, afirmou o delegado Gerson José de Sousa, em entrevista por telefone às 11 horas de hoje.

O político de Abadiânia, segundo a autoridade policial, vai responder processo em liberdade pelos crimes cometidos em Niquelândia. Vaney esteve na cidade com um veículo Voyage, de cor prata, mas não foi autuado por embriaguez ao volante porque não foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool pela PM.

INTIMIDAÇÃO – Por volta das 17h30 desta quarta-feira/13, uma pessoa do sexo feminino – supostamente uma advogada – telefonou para o Portal Excelência Notícias, questionando de forma bastante acintosa o teor da reportagem publicada sobre o vereador de Abadiânia, numa clara tentativa de intimidação do exercício da liberdade da imprensa. No contato, reafirmamos o direito constitucional do sigilo da fonte, garantia fundamental ao pleno exercício da proissão de jornalista; e facultamos à tal interlocutora o direito de nos enviar uma nota-resposta para nosso email, com as contestações que julgar pertinentes, que será imediatamente reproduzida assim que chegar ao nosso conhecimento.

SINDICATO REPUDIA ABORDAGEM – Após o episódio, o Portal Excelência Notícias entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás, Cláudio Curado Neto.

Profissional com 35 anos de atuação como jornalista, o presidente da entidade repudiou, em tom veemente, a forma agressiva com que o proprietário do site foi abordado pela suposta representante dos profissionais do Direito.

“É lamentável que uma pessoa que se diz advogada use um linguajar chulo e agressivo para tentar intimidar a divulgação do fato em questão, envolvendo o vereador de Abadiânia. Se essa pessoa quiser dar aulas de jornalismo, ela que se forme em jornalismo e, depois entre numa faculdade para, assim, dar aulas de jornalismo. O nosso desejo é que, até que isso ocorra, ela tente ser apenas uma advogada que, parece ser, uma má-advogada”, afirmou o presidente do Sindicato dos Jornalistas. [Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo