Goiânia/Niquelândia

Presidente da Saneago recebe vereador Jonas Barbosa em Goiânia para tratar fornecimento de água em povoados de Niquelândia

Contrato entre a Prefeitura de Niquelândia e a Saneago vence em 2024 e renovação deverá contemplar regiões da zona rural com água tratada e encanada: regularização fundiária ainda representa entrave, segundo Jonas

O vereador Jonas Batista Barbosa (Republicanos), de Niquelândia, reuniu-se recentemente em Goiânia com o presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, além de outros diretores da autarquia estadual.

Na ocasião – acompanhado pelo deputado estadual Álvaro Guimarães (União Brasil) – Jonas pediu que a empresa de saneamento goiana assuma a responsabilidade pelo fornecimento de água em três povoados localizados na zona rural da cidade do Norte do Estado.

De acordo com o vereador, caso a Saneago decida por esse investimento em infraestrutura, os moradores do Faz Tudo; do Quebra-Linha; e do Indaianópolis deixariam de ser abastecidos pela água extraída de poços artesianos; e passariam a receber água tratada e livre de impurezas, a exemplo dos moradores da área urbana de Niquelândia.

Jonas disse que existe um contrato de prestação de serviços assinado há muitos anos entre a Prefeitura de Niquelândia e a Saneago que vencerá em 2024, segundo Ricardo Soavinski

Nesse documento, informou o vereador, fez-se constar a informação de que a autarquia estadual precisaria fornecer água “em todo o município” e, como os distritos/povoados pertencem territorialmente a Niquelândia, o correto seria que a Saneago levasse sua rede de água também para essas regiões, o que não ocorre até hoje por falha na redação à época da elaboração do documento.

LUGARES QUE NÃO EXISTEM? “Aí, inclusive, entramos na questão da regularização fundiária. Pois, se existe um distrito que não é registrado, que não é reconhecido legalmente, esse distrito não existe para o Governo do Estado. Tanto é isso verdade que, como advogado que sou, estamos atuando para tratar também esse assunto, para que no futuro não tenhamos mais problemas. Praticamente, hoje, em nenhum povoado do município os moradores possuem escritura definitiva de seus imóveis, somente apenas o recibo de compra e venda”, afirmou Jonas em entrevista ao Excelência Notícias, na tarde desta segunda-feira/11.

De acordo com o vereador, o prazo de dois anos que resta para o vencimento do contrato entre a Prefeitura de Niquelândia e a Saneago é, também, o prazo que se faz necessário à regularização fundiária dos povoados, para a empresa fornecer água tratada a esses locais. “Precisamos correr contra o tempo, nesse sentido”, afirmou Jonas.

E AS CONTAS DE ÁGUA? – Obviamente, como se sabe, moradores de povoados de Niquelândia que recebem água via poços artesianos não precisam pagar conta pelo fornecimento do produto, todo mês.

Na opinião do vereador, a falta do controle desse uso, por parte dos moradores, favorece o desperdício de água. Por isso, Jonas acredita que a presença da Saneago nos povoados garantiria a distribuição de água de forma mais igualitária para todos, com a medição do consumo por hidrômetros.

FURAR POÇOS NÃO RESOLVE MAIS – “Quando eu fui morar no Quebra-Linha, para você ter uma ideia, lá existiam apenas dois poços artesianos da municipalidade; e outros dois particulares, também. Hoje, existem mais de 10 poços particulares por lá, além de quatro poços artesianos públicos, mas ainda assim continua a existir demanda da população por causa da falta de água”, descreveu o vereador Jonas Barbosa.

Segundo ele, dada essa situação, os moradores do Povoado Quebra-Linha já se mostraram de fato interessados em que a Saneago, futuramente, responda pelo abastecimento de água naquela região.

Veja também

Botão Voltar ao topo