Goiânia

Secretaria Estadual de Educação recebe inscrições para Jogos Estudantis de Goiás até o dia 18 de março

Podem participar alunos das redes estadual, municipal, federal ou particular: fases municipal e intermunicipal começam em abril, prevendo realização das finais [etapa estadual] em junho e agosto

Estudantes apaixonados por esportes já podem intensificar seus treinos: os Jogos Estudantis de Goiás estão chegando!

As inscrições estão abertas até 18 de março e devem ser feitas diretamente na escola, seja ela estadual, municipal, federal ou particular.

Os jogos, realizados pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão previstos para começar em abril, nas fases municipal e intermunicipal.

Em março, as escolas que quiserem realizar jogos interclasses deverão completar essa etapa nas unidades.

Já a fase final dos Jogos, a etapa estadual, está prevista para junho e agosto de 2022.

Segundo o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Maia, os Jogos Estudantis motivam os alunos, ajudam a reduzir a evasão escolar, promovem a prática do esporte e revelam novos talentos.

“Esses jovens têm o desejo de mostrar suas habilidades, o que aprenderam nos treinos e nas aulas de Educação Física. Dos Jogos Estudantis surgem novos talentos esportivos, inclusive para o alto rendimento”, afirma o superintendente.

Categorias e fases dos Jogos Estudantis de Goiás – Os Jogos Estudantis de Goiás são divididos em duas categorias: Infanto, para estudantes de 12 a 14 anos, e Juvenil, para alunos de 15 a 17 anos.

Os atletas passam por até 5 fases na competição, a saber: 1) Interclasse (optativo); 2) Municipal (sob demanda); 3) Intermunicipal; 4) Regional; e 5) Estadual.

No caso dos atletas de modalidades individuais, como o ciclismo e a ginástica, os campeões da etapa intermunicipal são classificados diretamente para a fase estadual.

Além disso, os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás são selecionados para representar o Estado nos jogos nacionais (Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros).

MODALIDADES ESPORTIVAS – Os estudantes goianos podem se inscrever em 21 modalidades esportivas, sendo 13 individuais, 4 coletivas e 4 individuais paralímpicas:

– Atletismo (feminino e masculino)

– Badminton (feminino e masculino)

– Ciclismo (feminino e masculino)

Ginástica Artística (feminino e masculino)

– Ginástica Rítmica (feminino e masculino)

– Judô (feminino e masculino)

– Karatê (feminino e masculino)

– Natação (feminino e masculino)

– Taekwondo (feminino e masculino)

– Tênis de Mesa (feminino e masculino)

– Vôlei de Praia (feminino e masculino)

– Wrestling ou Luta Olímpica (feminino e masculino)

– Xadrez (feminino e masculino)

– Basquetebol (feminino e masculino)

– Futsal (feminino e masculino)

– Handebol (feminino e masculino)

– Voleibol (feminino e masculino)

– Atletismo Paralímpico (feminino e masculino)

Natação Paralímpica (feminino e masculino)

– Parabadminton (feminino e masculino)

– Tênis de Mesa Paralímpico (feminino e masculino)

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA –  Assim como em 2021, os Jogos Estudantis de Goiás seguirão um Protocolo de Biossegurança elaborado pela Seduc e a Secretaria de Estado de Saúde no ano passado.

Nos últimos jogos, não foi permitida a presença de espectadores e os jogadores foram divididos em grupos com escala de chegada e partida para evitar aglomeração.

Como antecipou o superintendente Marco Maia, o protocolo deve ser atualizado nos próximos meses.

“As fases municipal e intermunicipal vão seguir os decretos municipais. A partir da fase regional e estadual, os jogos vão seguir o Protocolo de Biossegurança da Seduc, que será atualizado até abril”, afirmou Marco. [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação/Seduc-GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo