Goiânia

Goiás supera países como Estados Unidos em resolução de homicídios, revela estudo nacional

Levantamento da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, realizado com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, mostra que índice de êxito ficou em 66,28% entre 2018 e 2020 no Estado

Estudo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, mostra que o Estado de Goiás supera países como Estados Unidos na resolução global de homicídios, em números percentuais.

Publicado neste mês de outubro, o documento aponta 66,28% de casos esclarecidos, de 2018 a 2020.

Conforme levantamento paralelo da Polícia Civil, a marca é ainda maior na Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH): resolução de 90% dos casos, no período de 2020 a 2021 – superior à de países que são referência mundial em Segurança Pública como Estados Unidos (66%), Alemanha (88%) e Canadá (75%).

Ainda segundo a pesquisa feita pela unidade especializada, o número de prisões aumentou 123%.

Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.

Como se sabe, o combate à impunidade é uma das frentes de trabalho da atual gestão do Governo de Goiás.

“Onde tiver o Estado de Goiás vai existir a mão forte do governo para combater a criminalidade. Estamos mostrando para o país que, aqui, a tese de que ‘não vai dar em nada’ caiu por terra”, disse o governador Ronaldo Caiado, ao reconhecer o empenho da polícia goiana.

Caiado enfatizou que Goiás possui a melhor segurança pública do país e destacou a eficiência do trabalho desempenhado de forma integrada no Estado.

“Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Em produtividade, superamos, cada dia mais, os nossos índices e já pulverizamos os dos governos anteriores”, frisou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

[Informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública/Governo de Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo