Plataforma virtual com 70 serviços da gestão pública, Expresso é lançado pelo Governo do Estado na capital
Serviço está disponível em aplicativos, site, terminais de autoatendimento e terá convênio com prefeituras para funcionar em balcões espalhados pelos municípios, por iniciativa do governador Ronaldo Caiado (DEM)
Nova plataforma que oferece 70 serviços da gestão pública por meio virtual, o Expresso foi lançado na manhã desta segunda-feira/17 pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). O acesso à plataforma está disponível por meio de aplicativos; pelo site www.expresso.go.gov.br; e em terminais de autoatendimento em unidades do Vapt-Goiás.
Para receber o serviço, os municípios terão que assinar convênio com o Governo do Estado. Hoje, já foi lançado um chamamento público para que as prefeituras interessadas se inscrevam e façam a adesão ao Expresso Balcão.
Neste início, por meio do Expresso, estão disponíveis serviços como emissão de segunda via da conta de água da Saneago, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da receita estadual.
A abertura de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual de veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) também estão na ferramenta.
“Esse é o Goiás Expresso. Tiramos Goiás da fase analógica para a digital, com essa oferta de serviços que a sociedade não teve durante muitos anos. O dinheiro público agora é aplicado corretamente. A máquina do Estado hoje pede desculpas à população”, comentou o governador.
A iniciativa tem coordenação da Secretaria – Geral da Governadoria (SGG), e foi desenvolvida por meio de ação conjunta e integrada entre as Secretarias da Administração (Sead), Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Casa Civil.
O projeto faz parte da digitalização dos serviços de todas secretarias, órgãos e autarquias do Estado, com a finalidade de endossa resultados que colocam Goiás como uma das gestões que mais evoluem na transformação digital.
“Estávamos entre os últimos Estados na digitalização de serviços. Hoje, estamos entre os 10 maiores Es nesse quesito. Até o ano que vem estaremos entre os três primeiros”, afirmou o titular da pasta da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.
Para o titular da Sead, Bruno D’Abadia, a revolução tecnológica realizada pela gestão de Ronaldo Caiado tem, como objetivos, respeitar o cidadão e gerar mais economia tanto ao Estado quanto aos trabalhadores.
As pessoas que não têm acesso à internet em casa ou dificuldade com as diversas plataformas digitais também terão oportunidade de agilizar o atendimento com o uso dos totens, que serão instalados nos municípios.
“Fomos em frente para maximizar o poder de serviços dentro do Estado, trazendo uma transformação digital cada vez mais contínua”, disse o subsecretário de Tecnologia da Informação (TI), Rodrigo Michel de Morais. Ele representou, no evento, o titular da pasta de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.
Durante a solenidade, o vice-governador Lincoln Tejota destacou que a digitalização proporciona facilidade na prestação de serviços para o cidadão; além também ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. “Nós estamos construindo um governo mais próximo da população”, comentou Tejota. [Informações da Secretaria Estadual de Comunicação/SECOM-GO, com adaptações do Portal Excelência Notícias]