Goiânia

Em evento para anunciar novas empresas, Caiado afirma que Goiás era ‘máquina de propina’ para extorquir empresários

Declaração polêmica, alusiva a seus antecessores no comando do Estado, foi dada nesta sexta-feira/20 em Goiânia na assinatura de protocolos de intenções que poderão gerar 22 mil novos empregos no Estado

Com a perspectiva de garantir investimentos de R$ 3,4 bilhões e gerar 22.168 empregos (diretos e indiretos), o govenador Ronaldo Caiado assinou nesta sexta-feira (20) protocolos de intenção com 49 empresas à instalação/ampliação de suas atividades em 23 municípios do Estado. O anúncio ocorreu no Centro Cultural Oscar Niemayer, em Goiânia.

É a quarta vez que isso ocorre, em 2020. Durante a pandemia, o Governo de Goiás formalizou a atração de outros 91 empreendimentos, prevendo investimentos de R$ 3,9 bilhões e a garantia de outros 40 mil postos de trabalho.

Quando se computa o período total da gestão administrativa, de quase dois anos, os resultados dessa pulverização econômica são ainda mais expressivos: alcançam 87 prefeituras por conta da política descentralizadora de Caiado.

Desde que assumiu o Estado, o governador busca garantir o desenvolvimento igualitário em todas as regiões  com ações desburocratizantes e focadas no combate da corrupção.

“Para se quebrar uma máquina que visava o interesse de um pequeno grupo – e transferir isso novamente para 7,2 milhões de goianos – é preciso ter independência intelectual e moral. E, isso, graças a Deus, eu tenho. Em Goiás não existe mais ‘máquina de propina’ para extorquir empresários. Temos que ser um instrumento para servir ao povo e àqueles que queiram se instalar aqui”, afirmou Caiado, durante a solenidade na capital.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Adonídio Neto, Goiás é o terceiro colocado, entre os 27 Estados do País, em crescimento absoluto de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número de cadastramento de empresas, segundo ele, também é recorde: foram abertos 21.602 empreendimentos, um índice superior ao verificado em 2019.

“Com certeza, isso levou Goiás ao primeiro lugar no crescimento industrial do país em 2020. Um aumento de 2,5% no acumulado do ano comparado com 2019 e, de 5,3%, na comparação de setembro de 2020 com o mesmo mês de 2019, em plena pandemia”, ressaltou o titular da SIC.

Dentre as 49 empresas que assinaram o protocolo, seis são de base tecnológica, resultado do trabalho da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

A pasta também tem promovido uma política de atração de investimentos para empreendimentos que aplicam ciência e tecnologia em suas operações.

Estudo realizado por uma empresa de tecnologia que elaborou um ranking de todos os centros de desenvolvimento de inteligência artificial do mundo colocou Goiás em primeiro lugar, 12 mil pontos à frente de São Paulo, que ficou na segunda posição com a conceituada Universidade de São Paulo (USP).

“Esse ranking é mérito não só do Estado e das universidades, mas também das pessoas que trabalham ali dentro. Hoje, Goiás é referência em inteligência artificial, pois mudou a ideia de como se faz o trabalho em tecnologia”, afirmou o titular da Sedi, Márcio Pereira.

O empresário paulista Marcio Barbero, que hoje mora em Jundiaí/SP, também testemunhou sobre a nova realidade de modernização alcançada na gestão de Caiado. “Você já foi para Goiás?”, perguntou Márcio.

Segundo ele, em sua resposta, além de Goiás ter conseguido enfrentar a pandemia e manter a empregabilidade, é um Estado de solo rico; com mão de obra qualificada; de fácil escoamento de sua produção; e reconhecido nas feiras de negócios do Brasil pelo incentivo à industrialização sem burocracia.

Durante a solenidade foi lançado também o site www.investe.goias.gov.br, que reúne dados econômicos, de incentivos fiscais e de financiamentos em todas as línguas, para que empresários possam ter todas as informações necessárias para decidir trazer seus empreendimentos para Goiás. [Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação/Governo de Goiás]

FORTALECIMENTO – Caiado busca garantir o desenvolvimento igualitário em todas as regiões com ações desburocratizantes [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo