Governo do Estado anuncia cadastro via aplicativo para testagem em massa da Covid-19 em 12 cidades da região
Aplicativo “Dados do Bem” será utilizado, ao todo, em 78 municípios goianos com maior incidência da contaminação pela doença: Niquelândia, Uruaçu e Porangatu, no Norte, estão nessa lista
Doze cidades das regiões Norte, Vale do São Patrício e Chapada dos Veadeiros – todas na área de cobertura jornalística do Portal Excelência Notícias – estão na lista dos 78 municípios goianos que passarão por testagem em massa para diagnóstico da Covid-19.
Nessa lista, estão os municípios de Alto Paraíso de Goiás; Barro Alto; Ceres, Crixás; Goianésia; Niquelândia; Nova Crixás; Nova Glória; Padre Bernardo; Porangatu; Rialma; Rubiataba; e Uruaçu. Elas apresentam percentuais altos de contaminação.
Alto Paraíso, embora seja um município pequeno, integra a lista de cidades turísticas onde a circulação de pessoas de outras localidades é maior.
Essas cidades foram incluídas no programa através de critérios técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
Nesse sentido, o Governo de Goiás tornou-se parceiro do programa “Todos Pela Saúde” (do Banco Itaú, em parceria com outros órgãos) estabelecendo acordos com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, RJ) e com o Instituto Butantan (SP); para utilização do aplicativo de celular “Dados do Bem”
Nessa ferramenta – já disponível para ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store – as pessoas interessadas em fazer o exame poderão se cadastrar, informando nome, endereço completo; e o número de inscrição no CPF. (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO).
Em seguida, a pessoa deverá responder algumas perguntas sobre autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19.
A partir dessas informações, o aplicativo indicará se o cidadão deverá ou não ser submetida ao exame.
“Se for o caso, a pessoa vai receber um QRCode no celular, que vai dizer qual local a pessoa tem que se dirigir para fazer o teste, que será realizado sem que haja a necessidade de uma nova triagem”, afirmou o secretário da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, será necessário o empenho das prefeituras para a divulgação e popularização do aplicativo nas cidades com maior incidência da doença.
“Esses 78 municípios devem ter quase 2/3 da população de Goiás. Estamos falando de aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. É um universo muito grande”, comentou o governador Ronaldo Caiado (DEM) na apresentação do projeto videoconferência com prefeitos e profissionais da área da Saúde na última segunda-feira, dia 13.
Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, o aplicativo foi doado ao Governo de Goiás.
Devido aos diversos patrocínios firmados, as pessoas não precisarão gastar dados móveis para utilizar o aplicativo, já que seu funcionamento totalmente grátis está garantido mesmo fora do alcance de uma rede Wi-Fi. [Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação/Secom-GO]