Goiânia

Rádio Brasil Central comemora 70 anos com programação especial de aniversário

Jerônimo Rodrigues, o Jerominho, relembrou o período em que entrou na emissora, em 1959, época em que os veículos radiofônicos ainda eram a principal fonte de notícias para a maioria da população de Goiás e do Brasil

Na última terça-feira/3, a Rádio Brasil Central (RBC), sediada em Goiânia, comemorou seu 70º aniversário com uma programação especial, aberta naquele dia pelo radiojornal O Mundo em sua Casa.

O programa contou com a participação especial de dois grandes nomes que marcaram a história da emissora: o radialista e mestre de cerimônia Jerônimo Rodrigues, o Jerominho, e também o radialista e jornalista Sílvio José.

Os dois participaram ativamente da apresentação do noticiário, narrando as notícias e fazendo comentários, ao lado dos apresentadores Gil Bonfim e Augusto César.

Jerominho relembrou de quando entrou na rádio, em 1959; e como veículo era ainda a principal fonte de notícias para a maioria da população.

“O início do programa era dedicado apenas a dar recados. Era a dona Francisca, do interior, falando que chegou bem de viagem, para tranquilizar a família, por exemplo. Só depois de cinco minutos que começávamos com a parte jornalística de notícias”, detalhou

Ele relembra ainda de grandes coberturas que narrou, como a morte do papa João XXIII e o assassinato do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

“A Brasil Central saiu na frente. Fomos pioneiros em noticiar a morte do Kennedy, em uma edição extraordinária. Recebemos a informação por meio de um teletipo (uma espécie de fax) e colocamos no ar. Logo depois, recebemos ligações do Brasil todo para saber mais sobre a informação”, complementou.

O radialista relata também da surpresa que teve ao receber o locutor do Repórter Esso nos estúdios da Brasil Central.

O Mundo em Sua Casa era apresentado à noite, das 21h às 21h30. Naquele dia, 21 de abril de 1960, Brasília havia sido inaugurada. O então diretor da rádio, Eli Mesquita chegou de lá, trazendo um convidado. Sem ser apresentado, Eron Domingues, um locutor conhecido nacionalmente pelo Repórter Esso, começa a falar sobre a recém-inaugurada capital federal.

“Foi uma surpresa. Não o conhecia pessoalmente, mas a sua voz era inconfundível”, rememora, ao relatar que permaneceu na emissora até 1997.

PIONEIRISMO – Sílvio José, que também foi convidado da edição especial de aniversário do Mundo em sua Casa, esteve na rádio entre 1975 e 2009.

“Fui repórter, locutor, apresentador. Aprendi muito ao longo desta trajetória. A Brasil Central transmite os valores goianos e traz para o Estado os acontecimentos nacionais e internacionais”, contou.

O jornalista também relembra com carinho das diferenças do jornalismo de quando começou.

“Apresentava o Repórter BEG, um grande desafio por se tratar de 10 minutos de notícias, com apenas um locutor. As laudas eram datilografadas e chegavam em cima da hora”, revive.

Sílvio foi o único jornalista a entrar no Hospital de Base, em Brasília, quando da internação do então presidente Tancredo Neves.

“Cheguei até a UTI em que estava o presidente. De dentro do hospital eu ligava para a central da rádio e repassava o que tinha apurado. A equipe que estava do lado de fora pegava essas informações atualizadas e retransmitia”, detalhou

A edição especial do Mundo em Sua Casa também contou com a participação de ouvintes e colaboradores da rádio, que enviaram mensagens parabenizando a emissora.

Entre elas, Inácia Nascimento, de Anápolis, que enviou para a equipe uma foto de um antigo aparelho de rádio, que comprou especialmente para ouvir a programação.

“A Brasil Central fez parte da minha infância e juventude. E ainda hoje faz parte do meu dia a dia”, afirmou a ouvinte (Informações da ABC Digital/Governo de Goiás)

Veja também

Botão Voltar ao topo