Goiânia

CRLV Eletrônico entra em vigor nesta terça-feira, anuncia o presidente do Detran-GO

Segundo o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a medida faz parte do trabalho de modernização dos serviços prestados pelo órgão. Anúncio foi feito durante entrevista por ele ao radiojornal O Mundo em sua Casa, na manhã desta segunda-feira

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) deve entrar em vigor em Goiás nesta terça-feira (28). O anúncio foi feito pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Marcos Roberto Silva, durante entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (27), ao radiojornal O Mundo em sua Casa, das rádios Brasil Central AM e RBC FM.

O CRLV é o documento que contém o certificado de registro e licenciamento do veículo e que todo proprietário deve portá-lo para circular no Brasil.

Marcos Roberto afirmou que, desde o início de sua gestão, o Detran trabalha para facilitar os serviços prestados, oferecendo-os pela internet. “O usuário pode acessar o site do Detran, porque todos os serviços estão lá”, garantiu. O aplicativo Detran GO ON também oferece uma gama de serviços.

“A ideia é amanhã lançar em Goiás o CRLV-e, que é o CRLV eletrônico. Então, nós acabamos com a cultura do [documento] verdinho”, explicou.

A partir de agora, se o proprietário quiser o documento impresso do seu carro, bastará entrar na internet e fazer a impressão. Cada veículo terá ainda um QR code para efeito de fiscalização.

Ele lembrou que o Detran-GO também já disponibiliza a CNH eletrônica. Dessa forma, tanto a carteira de motorista quanto o documento do veículo poderão ficar dentro do celular do proprietário. “Você não terá mais a necessidade de andar com o documento [impresso] do veículo, se estiver regularizado”.

O radiojornal O Mundo em Sua Casa foi apresentado por Gil Bomfim, Augusto César Dinízio, com a participação do cientista político Lehinger Mota. O programa foi retransmitido, em cadeia, para 58 emissoras de rádios de Goiânia e de cidades do interior. Teve ainda a cobertura da TV Brasil Central.

PLACA MERCOSUL – O presidente do Detran informou ainda que nesta sexta-feira (31) não será mais aceito pedido de licenciamento com a placa cinza. E, a partir da próxima segunda-feira (3), os veículos em Goiás começarão a receber a placa Mercosul.

Conforme esclareceu, terão de adotar imediatamente o novo modelo somente aqueles que perderem a placa do veículo devido a furto ou roubo, no caso de mudança do domicílio do veículo e também os veículos que receberem o emplacamento pela primeira vez. A placa Mercosul terá validade em todo o País.

Sobre a CNH Social, o presidente do Detran-GO disse que mais de 90 mil pessoas se inscreveram na primeira etapa do programa que concede, sem ônus, carteira de habilitação para motoristas que passarem por todo o processo na autarquia. O programa pretende beneficiar 10 mil cidadãos até o fim de 2020.

Na primeira etapa, relativa a dezembro de 2019 cujo prazo de inscrição terminou no último dia 4, serão disponibilizadas CNHs Sociais para cerca de 2 mil pessoas. Marcos Roberto disse que as inscrições e seleções do programa serão fracionadas e realizadas a cada três meses. Em fevereiro, as inscrições serão reabertas novamente para outras 2 mil vagas.

A ideia de fracionar o programa se deve ao fato de que, se fosse feito todo de uma vez, as autoescolas ficariam muito sobrecarregadas, pois têm de atender também os demais candidatos à carteira de motorista.

O Detran-GO também pretende adotar, em breve, o agendamento médico para os candidatos à carteira de motorista. “O cidadão saberá, de antemão, o horário em que será atendido e será, de preferência, um prestador de serviço próximo à sua casa”, disse Marcos Roberto.

O presidente do Detran-GO afirmou também que vai implantar totens na sede, em Goiânia. O objetivo é facilitar o autoatendimento dos usuários, a exemplo do que já ocorre com os bancos. Ele lembrou que o órgão recebe 5 mil pessoas por dia e, por isso, a proposta de facilitar a prestação de seus serviços por meio eletrônico. [Mariza Santana/ ABC Digital]

MODERNIDADE – Com o CRLV digital, Detran garante que não há mais a necessidade de andar com a versão impressa do veículo, se o mesmo estiver regularizado [Foto: Reprodução/Internet]

Veja também

Botão Voltar ao topo